Automação residencial: conheça as principais vantagens e exemplos

Quem nunca sonhou em ter uma casa totalmente automatizada, controlada por você onde quer que você esteja? Quer saber o que as crianças estão fazendo em casa enquanto você está fora? Está na hora de alimentar o seu pet e você ainda não chegou? Quer ligar o ar condicionado para garantir uma temperatura perfeita quando você chegar do trabalho? Tudo isso é possível graças à automação residencial!

Parece coisa apenas de filme, mas essa tecnologia já existe e está cada vez mais ao alcance dos brasileiros. Acredite, a automação residencial pode ser parte da sua realidade!

Acompanhe a leitura para entender mais e ficar por dentro de tudo o que você precisa saber para implementar essa tecnologia na sua casa.

Afinal, o que é automação residencial?

Afinal, o que e automacao residencial

Em termos simples, a automação residencial é o emprego da tecnologia para facilitar e automatizar tarefas domésticas que, normalmente, são feitas pelos moradores da casa, ou funcionários.

Com essa tecnologia, você pode controlar basicamente todas as funções e aparelhos que possuem ativação eletrônica. É possível incluir, na automação residencial, câmeras de segurança, interfones, sistemas de som, cortinas e persianas, ar condicionado, aquecedores, portas, comedouros de pets, enfim, as possibilidades são infinitas!

O controle de todos esses aparelhos estará na palma da sua mão, em seu smartphone. Você poderá pré-programar tarefas, acompanhar câmeras em tempo real e até mesmo preparar o ambiente para a sua chegada.

Principais vantagens da automação residencial

Principais vantagens da automação residencial

Pode parecer que a automação residencial serve somente para comodidade e conforto, mas as vantagens vão muito além do simples luxo.

Confira a seguir outros benefícios que o uso dessa tecnologia trará para a sua vida.

1. Segurança

O maior benefício da automação residencial é, sem dúvidas, a segurança.

É possível integrar câmeras de segurança e alarmes ao sistema de automação residencial e, dessa forma, mesmo longe de casa, você terá acesso a imagens e alertas a todo momento.

Outro recurso interessante é a integração do sistema a detectores de fumaça e incêndio. Assim, de qualquer lugar do mundo você saberá se há algo errado em sua casa.

2. Economia e sustentabilidade

Com a automação residencial é possível utilizar aplicativos e dispositivos para gerenciar o consumo de água e energia elétrica de uma casa. Essa função permite a identificação do padrão de consumo de cada recurso, o que torna mais fácil a detecção de onde é possível economizar.

Com os dados obtidos, fica fácil programar a sua residência para economizar água e energia elétrica de forma racional.

3. Personalização e conforto

Um dos aspectos mais interessantes dessa tecnologia, é que você pode escolher quais equipamentos e funcionalidades deseja incluir no sistema de controle. De acordo com as suas necessidades e com a rotina do seu lar, você decide o que será mais útil e vantajoso para você.

A automação residencial é totalmente personalizável e, por este motivo, é importante conhecer todas as possibilidades disponíveis no mercado. Assim você escolhe o que mais vai de encontro com os seus hábitos e gostos.

Automação residencial: exemplos de aplicação

Automação residencial: exemplos de aplicação

São tantas as possibilidades da automação residencial que separamos alguns exemplos para você ter uma ideia melhor do que é possível fazer para tornar a sua casa uma casa inteligente.

Confira abaixo!

1. Iluminação automatizada

A automação residencial permite que você controle a iluminação de qualquer ambiente por meio de um tablet ou smartphone. Esqueceu a luz da cozinha acesa? A solução estará na palma da sua mão. Está chegando em casa e quer acender as luzes da entrada? Faça isso pelo celular!

Outra função incrível é a possibilidade de programação e armazenamento de padrões de iluminação de acordo com cada situação. Por exemplo, você pode configurar as lâmpadas da sua sala para acenderem da maneira perfeita para assistir filmes e salvar esses dados para o futuro. Da mesma forma, você pode salvar uma forma de iluminação para festas, ou para leitura. Tudo conforme as suas necessidades!

2. Sistema de som

Com a automação residencial também é possível reproduzir músicas ou vídeos em qualquer ambiente da casa. Utilizando o seu smartphone ou tablet, você pode controlar o volume, mudar de faixa, criar listas de reprodução, tudo isso de qualquer lugar!

Quer chegar em casa e ser recebido pela sua música favorita assim que abrir a porta? É possível!

3. Sistema integrado de segurança

Como já vimos anteriormente, a automação residencial permite que você visualize as câmeras de segurança de sua casa de qualquer local, basta ter acesso à internet. Além disso, também é possível receber alertas de detectores de fumaça e incêndio instalados em sua casa.

Uma opção para aumentar ainda mais a segurança do seu lar, é instalar fechaduras com biometria ou senha. Assim, você controla quem tem acesso à sua casa e consegue ter um registro digital de entradas e saídas.

Outro recurso excelente de segurança é a integração do seu sistema residencial aos sistemas de comunicação direta com a polícia, ou empresas de segurança privada.

4. Controle cortinas e janelas

Para aproveitar a luz natural ao máximo e evitar desperdício de energia elétrica, você pode instalar sensores de luz e integrá-los ao seu sistema de iluminação da casa. Por meio da automação residencial, as luzes se acenderão somente quando for necessário.

5. Controle da temperatura

Caso você integre o seu aparelho de ar condicionado ao sistema inteligente de sua casa, será possível acioná-lo de qualquer local!

Com esse recurso, você tem a possibilidade de climatizar o ambiente de sua casa, antes mesmo de chegar.

6. Irrigação do jardim

Utilizando sensores de umidade no solo e temporizadores, você pode instalar um sistema de irrigação em seu jardim. Esse recurso da automação residencial ajudará a manter suas plantas em condições perfeitas, sem te dar nenhum trabalho e o mais importante: evitando desperdício de água.

7. Comedouros de pets

Você pode alimentar o seu melhor amigo, mesmo longe de casa. Hoje, há diversas opções de comedouros inteligentes para pets no mercado. Eles são integrados a aplicativos de smartphone e tablets e permitem que você programe horários certos para liberação de alimento, ou que ative esta função manualmente.

É uma opção excelente para quem passa muito tempo fora de casa! Muitos modelos vêm, inclusive, com câmera integrada para que você possa ver se o seu pet está se alimentando.

Automação residencial: quanto custa?

Automação residencial: quanto custa?

São tantos recursos e opções que você deve estar se perguntando qual o custo de tudo isso, certo?

Bem, o investimento está diretamente relacionado ao grau de integração que você deseja. Ou seja, quais recursos e facilidades você quer incluir no seu projeto.

A boa notícia é que o mercado da automação residencial está crescendo no Brasil, o que significa que temos mais opções de produtos e preços. É importante buscar orientação de um especialista para evitar gastos desnecessários com produtos que não entregarão os resultados que você busca.

Uma orientação adequada possibilitará, inclusive, um projeto mais bem feito e integrado para sua casa, o que garante seu conforto e economia.

Mas, para você ter uma ideia mais clara de valores, muitas empresas oferecem pacotes de automação residencial básica por 15 mil reais. Eles incluem luzes, cortinas, sistema de som e televisão, ar condicionado e câmeras de segurança.

Entretanto, instalações mais simples podem custar a partir de 3 mil reais. O valor irá depender do que você deseja incluir em sua casa.

Já conhecia o conceito de casa inteligente? Qual recurso você acha que não pode faltar em um projeto de automação residencial? Compartilhe nos comentários!