Brincadeiras de Halloween: 10 jogos divertidos para animar o seu Dia das Bruxas

O Dia das Bruxas é uma data que está cada vez mais popular em terras brasileiras, principalmente entre a criançada. Comemorado no dia 31 de outubro, o Halloween é uma oportunidade de divertir crianças e adultos com fantasias, guloseimas e, é claro, é dia de levar muitos sustos. Neste artigo, separamos 10 brincadeiras de Halloween para animar o seu Dia das Bruxas, não perca!

A comemoração do Halloween é feita principalmente nos Estados Unidos, porém, nos dias atuais, o hábito de vestir fantasias assustadoras e ir de porta em porta à procura de doces se espalhou por diversos países do mundo. Além das fantasias, o costume de enfeitar as casas e realizar festas temáticas de Dia das Bruxas também se popularizou ao redor do globo.

Entre as brincadeiras de Halloween, a mais conhecida é a que envolve a famosa frase “gostosuras ou travessuras”. Siga a leitura para saber mais sobre esta e muitas outras brincadeiras de Halloween para organizar um Dia das Bruxas inesquecível!

1. Gostosuras ou travessuras

 

A brincadeira mais clássica e mais tradicional de Dia das Bruxas consiste em sair pela vizinhança, usando fantasias assustadoras para bater de porta em porta dizendo a frase “gostosuras ou travessuras”. A frase vem do inglês “trick or treat” e é uma forma de pedir guloseimas de casa em casa.

Normalmente, as casas enfeitadas para o Halloween são aquelas que participam do jogo e estão dispostas a distribuírem doces às pessoas que baterem na porta. Se alguma casa não contribuir para a diversão da criançada, a frase “gostosuras ou travessuras” infere que seja pregada algum tipo de prenda.

Para evitar problemas com os vizinhos, combine com antecedência quais deles irão participar do evento!

2. Caça aos doces

Se você preferir organizar uma brincadeira que envolve guloseimas dentro de casa, ao invés de sair pela vizinhança com as crianças, uma opção excelente e muito divertida é realizar um caça ao tesouro!

Monte uma caixa e encha-a de gostosuras de todos os tipos. Então, esconda a caixa em algum local e monte um mapa do tesouro, distribuindo pistas e atividades em cada ponto do mapa para tornar a brincadeira mais elaborada.

Faça um jogo de perguntas e respostas, coloque charadas e desafios de imitação de monstros! Vale tudo para distrair as crianças.

Enfeite a casa com símbolos de Dia das Bruxas, como fantasmas; abóboras; monstros; aranhas; bruxas e tudo o que você pensar que possa ser assustador para o grupo.

3. Concurso de fantasias

Não há nada como um concurso de fantasias para incentivar a criatividade e gerar boas risadas. Organize um concurso de trajes mais assustadores e monte uma passarela para que todos os participantes possam desfilar e exibir o seu look.

As fantasias de Halloween não precisam ser obrigatoriamente de terror, porém definir o tema ajuda a deixar o concurso mais engraçado. Organize os convidados, defina jurados para o desfile e distribua prêmios a todas as pessoas que participarem!

Siga a leitura e confira mais ideias de brincadeiras de Halloween para animar a sua festa.

4. Pega maçã

A brincadeira do pega maçã é ideal para crianças mais velhas, a partir dos 8 anos de idade e, é claro, para os adultos também! Ela pode render boas risadas e é muito simples e fácil de fazer.

Encha uma bacia com água e, dentro dela, coloque várias maçãs ainda com o cabo. A brincadeira é tentar pegar as maçãs com a boca, sem encostar as mãos na fruta. O vencedor é quem pegar o maior número de maçãs no menor tempo.

Uma ideia para deixar a atividade ainda mais empolgante é distribuir prêmios para os três primeiros colocados.

5. Acerte a teia de aranha

Essa brincadeira funciona como um tiro ao alvo, mas o alvo é uma teia de aranha feita de fita crepe. Crie uma teia utilizando o batente de uma porta, ou algum outro local de sua preferência. Cruze a fita crepe de um lado para o outro para criar um desenho semelhante a teia de uma aranha.

Então, separe bolinhas de papel ou brinquedos em miniatura e o objetivo do jogo é jogar os objetos na teia para que eles grudem ali. O vencedor é aquele competidor que conseguir grudar o maior número de objetos na teia de aranha.

6. Brincando de múmia

Esta atividade precisa de 4 participantes, divididos em duas duplas. Você precisará, também, de dois rolos de papel higiênico e muita agilidade. A ideia da brincadeira é usar o papel higiênico para “mumificar” uma das pessoas da dupla, envolvendo-a em papel. Ganha quem terminar o rolo mais rápido!

Compre rolos de papel higiênico bem baratinhos para usar na brincadeira. A diversão é garantida!

7. Caixa sensorial

A ideia das brincadeiras de Halloween é entreter pessoas de todas as idades e a caixa sensorial é uma ótima forma de fazer isso! Separe uma caixa de papelão e diversos objetos para serem colocados dentro dela. Vale de tudo! Brinquedos de plástico; pedaços de tecido com texturas variadas; objetos do dia a dia; folhas secas; bolinhas de algodão; massinha de modelar; qualquer coisa que você ache que irá confundir a cabeça de quem colocar a mão dentro da caixa.

O objetivo da brincadeira é identificar o objeto que está dentro da caixa, somente com o tato. Vale vendar os olhos da pessoa, ou, então, fazer um furo na caixa de maneira que só caiba a mão do participante.

Capriche na escolha dos objetos para contribuir para o clima de terror de Dia das Bruxas.

8. Decorando alimentos

A decoração das abóboras é uma atividade muito tradicional do Halloween nos Estados Unidos. Você pode reproduzir este costume usando qualquer outro tipo de alimento! Uma ideia econômica e muito divertida é utilizar canetas permanentes para decorar laranjas.

Incentive a criançada a desenhar caretas assustadoras e use as laranjas como parte da decoração da festa. Ao final de tudo, faça um suco de laranja para aproveitar os alimentos.

Se quiser se aventurar na decoração das abóboras ou algum outro alimento, tudo vale à pena pela diversão!

10. Boliche fantasma

Uma brincadeira de Halloween fácil de fazer e muito divertida é criar um boliche de fantasminhas. Você precisará de copos plásticos brancos, caneta permanente e uma bola.

Desenhe olhos e boca nos copos brancos, para que eles sejam os fantasminhas. Então, empilhe os copos formando uma pirâmide para ser derrubada com a bola. Determine uma distância de onde o participante deve jogar a bola e está montado o boliche!

11. Caldeirão da bruxa

Esse é um jogo de memória que pode gerar muitas risadas! Organize os participantes em um círculo que será o caldeirão da bruxa. Então, peça para que uma pessoa vá ao centro da roda e diga a seguinte frase: “Eu sou uma bruxa e no meu caldeirão eu coloco um (ingrediente)”.

A próxima pessoa a ir ao centro da roda, deverá repetir a frase da anterior e, então, adicionar mais um ingrediente. O jogo continua na sequência, cada participante citando o que já foi colocado no caldeirão anteriormente.

O jogador que errar a sequência deverá pagar uma prenda.

Brincadeiras de Halloween: planeje já a sua festa!

Use a sua criatividade para criar mais atividades divertidas para a sua comemoração do Dia das Bruxas. Aqui, trouxemos algumas opções para diferentes idades e estilos de festa. Vale a pena abusar da decoração temática de terror para dar um clima ainda mais divertido para este dia.

Ao final da noite, que tal organizar uma roda de contação de histórias assustadoras?

Gostou das dicas de brincadeiras de Halloween? Escreva nos comentários qual foi a sua favorita!