Coisas que esquecemos de limpar durante a faxina: veja quais são

Na correria da nossa rotina, as faxinas têm data agendada e, na maior parte dos casos, não é realizada com muito amor, apesar de existirem pessoas que curtem a tarefa. Geralmente, quem começa quer logo terminar e mesmo que tenha capricho alguns detalhes são difíceis de lembrar e podem mesmo passar desapercebido — as esponjas de limpeza, ventiladores, frestas e controles remotos são exemplos clássicos de coisas que esquecemos de limpar durante a faxina.

No tutorial de hoje, além de revisar as principais coisas que esquecemos de limpar durante a faxina também daremos dicas simples de limpeza para garantir uma casa impecável por completo. Aprenda agora!

Exemplos comuns de coisas que esquecemos de limpar durante a faxina!

Caneta, papel e muita atenção! Segue a lista das principais coisas que esquecemos de limpar durante a faxina, se atente nas dicas de limpeza e não se esqueça mais desses pontos na próxima higiene. Confira:

Esponjas de limpeza

Além de auxiliar na faxina também carregam consigo a capacidade de absorção de bactérias e sujeiras. Seu uso vai desde a cozinha ao banheiro e muito mais, o problema é que quase não são limpas. A desinfecção das esponjas é muito importante e deve ser realizado com frequência, obviamente que respeitando o período de troca, tem momentos que só outra resolve. É simples: faça uma mistura de ¾ de xícara de água sanitária para um litro de água, mergulhe a esponja na mistura, deixe por um tempo e enxágue. Veja mais dicas aqui!

Frestas

O que mais uma casa possui são frestas, entre a estante e a cama, a geladeira e a parede, o fogão e a pia, e muito mais. No dia a dia nos preocupamos, geralmente, com a parte central deixando esses espaços esquecidos e com o passar do tempo se tornam casa de poeira e sujeira. Uma dica bacana é sempre passar um aspirador de pó com ponta longa durante a semana, para facilitar no dia da faxina.

Itens no alto

Sabe aqueles itens que ficam sempre no alto? Enfeites de natal, luminárias, malas e outros, são fortes candidatos a entrarem na lista de coisas que esquecemos de limpar durante a faxina e viverem cheios de poeiras, o que além de danificar o objeto ainda prolifera tal inconveniente pela casa. Procure, pelo menos uma vez a cada 10 ou 15 dias tirar um tempo para passar um pano úmido para retirar o pó.

Ventiladores de teto

Entretanto, nem tudo que está no alto pode ser movido, como é o caso dos ventiladores de teto, que compõem o time de coisas que esquecemos de limpar durante a faxina pela dificuldade imposta na limpeza. Você precisará, no mínimo de uma escada, um pano úmido de microfibra e um produto multiuso, limpe-o, pelo menos uma vez na semana, o ácaro e poeira acumulados podem prejudicar sua saúde.

Controles remotos

Tão sujo quanto o teclado do seu computador são os pequenos eletrônicos que usamos no nosso dia, como os controles remotos e fones. Limpe-os, pelo menos, uma vez na semana com um pano úmido em desinfetante ou algodão com álcool.

Vassouras

Ferramenta principal na limpeza e objeto mais encontrado nas casas, usamos diariamente e raramente limpamos. Após cada faxina, retire os excessos, como cabelos e outros, com auxílio de uma luva ou aspirador de pó e deixe-a de molho na água morna e sabão, cobrindo-a totalmente, aguarde um tempo e enxágue. Tem mais dicas aqui:

Máquina de lavar

Outra campeã no quesito de coisas que esquecemos de limpar durante a faxina é a máquina de lavar louças. Justamente por sua função, ela acumula muita sujeira e exige, pelo menos uma vez por semana, ser ligada na função autolimpante ou manualmente, além de exigir uma atenção especial a borracha e a parte de cima da porta.

Borracha da geladeira

Lembramos de descongelar e limpar a geladeira, porém, sempre esquecemos da borracha que veda a porta. O acúmulo de sujeira e poeira além de ser território favorável para bactérias, também danifica a vedação da porta lentamente. Para prevenir, limpe uma vez por semana com o auxílio de um pano umedecido com multiuso. Se o caso for de reforço use esse método abaixo:

Aspirador de pó

Esse nem precisa explicar a importância de sua higienização, né? O acúmulo de sujeiras pode trazer danos irreversíveis ao aparelho. A cada faxina limpe o filtro e espere o tempo indicado de secagem para novo uso — só use produtos realmente recomendados para potencializar a limpeza do aparelho.

Ar condicionado

Além de refrescar o ambiente também traz para o ar as partículas de pó que entram na residência, seus filtros devem ser higienizados, pelo menos, uma vez ao mês com água corrente e substituídos após três meses. Outro cuidado está com a parte externa e cantos do aparelho que também devem ser limpos. Entenda aqui:

Atrás da geladeira

Ainda sobre geladeiras e refrigeradores, outro item esquecido da limpeza é a parte de trás desses aparelhos, por exigirem a movimentação dos mesmos, pesados, acabam sendo partes deixadas de lado e acumulam muita sujeira e pó. Apesar de trabalhoso, se o objetivo é de fato uma limpeza completa, essa higiene deve estar incluída no seu cronograma de faxina, pelo menos, uma vez na semana.

Armários

Se você limpa a parte externa dos seus armários e guarda-roupas e esquece das prateleiras e gavetas preciso alertar que sua faxina não estará completa. Esvazie seus armários, pelo menos, uma vez ao mês e limpe com cuidado todas as partes, prateleiras e gavetas, com auxílio de um pano levemente umedecido, dependendo do material acrescente um pouco de multiuso, se for madeira apenas água. Tem mais recomendações aqui:

Atrás do vaso

Outra parte que parece óbvia são os vasos sanitários, lembramos da tampa, assento e até da parte interna, entretanto, nas coisas que esquecemos de limpar durante a faxina está a região de baixo e de trás dos vasos, acumulando pó que acaba grudando pela umidade habitual do banheiro. Lembre-se desses detalhes na próxima faxina.

Tem mais dicas:

Aproveite as instruções e esteja sempre com a casa limpinha!

Seguindo essas dicas nenhum item será mais incluso na lista de coisas que esquecemos de limpar durante a faxina, garantindo uma higiene eficaz por muito mais tempo.

O artigo te ajudou? Caso teste alguma recomendação, volte aqui e nos conte suas considerações.