Como acender churrasqueira: os principais cuidados e dicas essenciais

Churrasco é o menu de boa parte das festas e reuniões dos brasileiros. Acompanhada de cerveja e bons amigos, é a receita de uma tarde de muita conversa e tranquilidade. 

Para quem nunca fez isso antes, acender churrasqueira pela primeira vez pode parecer uma tarefa difícil. Mas com atenção e segurança, preparar a brasa para o seu churrasco é rápido e fácil. 

Neste post, vamos dar dicas de segurança para o seu churrasco e te mostrar 4 maneiras de acender a churrasqueira. Confira!

Cuidados para acender a churrasqueira com segurança

1) Monte sua churrasqueira em um espaço aberto

Escolher bem o espaço onde será montada a churrasqueira é o primeiro passo para um churrasco seguro. O espaço aberto impede que a fumaça se concentre e ainda ajuda a regular a temperatura do ambiente. A churrasqueira também não pode dividir espaço com materiais inflamáveis. 

Além disso, o ambiente deve ser amplo o suficiente para as pessoas circularem em segurança, evitando queimaduras. Neste sentido, a atenção com a passagem de crianças e animais domésticos deve ser redobrada!

2) Certifique-se que o carvão está seco

Com o carvão úmido, a churrasqueira dificilmente acende. Com ele molhado, a tarefa se torna impossível! Por isso, o saco de carvão deve sempre ser armazenado em local protegido da umidade. 

3) Utilize equipamento apropriado para churrascos

Ao utilizar equipamentos apropriados para a churrasqueira, a chances de acidentes e queimaduras diminuem drasticamente. Utilize espetos, pegadores, garfos longos e com cabo de madeira; facas bem amoladas; aventais, luvas térmicas. Estes utensílios não só garantem a segurança do churrasqueiro, mas também a qualidade do alimento que está sendo preparado.

Como acender churrasqueira 

Opção 1: Como acender churrasqueira com álcool gel

Álcool é um combustível que ajuda o fogo a ser propagado mais rapidamente. Por isso, é o item mais comum de ser utilizado para a criação de brasas para as churrasqueira. 

Mas, como é altamente inflamável, é preciso ter alguns cuidados na hora de acender uma churrasqueira com o auxílio do álcool. 

Primeiramente, o álcool ideal para utilizar na hora de acender a churrasqueira é o em gel. O álcool líquido, facilmente encontrado em supermercados nos volumes 46% e 70%, não é ideal para acender churrasqueiras. Isso porque o álcool líquido possui uma grande quantidade de água na sua composição, que dificulta o acendimento do carvão. 

Além disso, há chances maiores de acidentes por queimadura com este tipo de álcool. A razão disso é a facilidade de evaporação mesmo em temperatura ambiente. 

Portanto, utilize o álcool em gel para executar esta técnica de acendimento de churrasqueira. Mas outro detalhe que é preciso se atentar é a taxa de diluição do álcool em gel. Assim como o álcool líquido, a versão gel também possui agua na sua composição, então para evitar que o carvão fique molhado e o fogo tenha dificuldade de se formar, utilize o álcool em gel 70% ou 92%.

Confira como acender a churrasqueira com álcool gel em poucos passos:

  1. Comece colocando o carvão dentro da sua churrasqueira, arrumando-os para cobrir todo o espaço. 
  2. Em seguida, despeje um pouco de álcool em gel acima do carvão na parte central da churrasqueira. Não exagere na quantidade de álcool, ou você poderá provocar um acidente quando for acendê-lo. 
  3. Aguarde alguns minutos. O carvão irá absorver o álcool que foi despejado. 
  4. Fique a alguns passos de distância da churrasqueira. Utilize um fósforo com cabo longo ou um pedaço de papel. Acenda-o e jogue-o no carvão embebido de álcool.  
  5. Pronto! A churrasqueira deve acender e em poucos instantes a brasa começará a se formar. 

Opção 2: Como acender churrasqueira com óleo vegetal

O óleo vegetal é outro líquido muito utilizado como veículo para acender churrasqueiras. Isso porque é uma alternativa muito acessível e que pode ser encontrada em todas as casas. 

A técnica utilizada para acender churrasqueira com óleo vegetal é muito similar a técnica com álcool, descrita acima. No entanto, algumas diferenciações precisam ser feitas. O óleo pega fogo mais rápido do que o álcool. Por outro lado, é preciso abanar o fogo para que a chama permaneça acesa, o que não é preciso fazer com o álcool. Outro ponto importante é que a fumaça vinda da queima do óleo é tóxica, portanto, é preciso tomar um cuidado a mais quando o fogo for aceso. 

Confira como acender churrasqueira com óleo vegetal:

  1. Coloque o carvão dentro da churrasqueira e concentre-os na parte central do espaço. 
  2. Pegue um pedaço de papel toalha, guardanapo, papel higiênico, jornal ou papelão. Enrole-o na sua mão, formando um cone com ele. 
  3. Coloque o cone de papel no centro da churrasqueira, entre os carvões. Em seguida, despeje um pouco de óleo de cozinha sobre ele.
  4. Cubra o cone com mais alguns carvões, como uma pirâmide. Isso fará com que o fogo se propague mais rápido.
  5. Utilize um fósforo ou utilize um isqueiro e coloque fogo no papel embebido em óleo. 
  6. Pronto! O papel deve começar a queimar rapidamente e espalhar o fogo pelos carvões ao redor. Comece a abanar para estimular a propagação do fogo. 

Opção 3: Como acender churrasqueira com copo descartável

Utilizar um material que pega fogo facilmente é outra maneira de conseguir acender a sua churrasqueira facilmente. Além do papel utilizado no passo-a-passo acima, os copos descartáveis é um item que preenche bem esta categoria. Ele é barato e está presente em boa parte dos churrascos. Além disso, tem a vantagem de queimar facilmente e não precisar de abano para que o fogo se mantenha ativo.

Os copos descartáveis são feitos de de plástico (Poliestireno). Esta substância queima muito fácil, no entanto, libera uma fumaça preta e com cheiro forte. Portanto, é preciso tomar cuidado para não inalar essa fumaça que pode ser nociva à saúde. Mantenha-se afastado da churrasqueira enquanto o plástico estiver queimando e só coloque os alimentos na churrasqueira quando a fumaça dele passar. 

Confira como acender a churrasqueira com copos descartáveis. 

  1. Posicione 1 copo de plástico descartável no centro da sua churrasqueira e espalhe carvão ao redor dele. Caso sua churrasqueira seja grande, você pode utilizar até 3 copos distribuídos pelo espaço. 
  2. Coloque um pouco de álcool em gel dentro do copo. A quantidade deve ser o suficiente para cobrir o fundo do copo. 
  3. A uma distância segura, risque um fósforo de cabo longo ou utilize um pedaço de papel. Acenda-o e jogue-o no dentro do copo descartável.
  4. O fogo irá se acender e rapidamente queimar e derreter o copo. Aos poucos, o fogo irá se alastrando pelo carvão e a brasa se formará. 

Opção 4: Como acender churrasqueira com acendedor elétrico

A última maneira de acender uma churrasqueira da nossa lista é com a ajuda de um acendedor elétrico. Muito prático, o acendedor é basicamente um ferro que é aquecido através da energia elétrica, após ser plugado na tomada. Ao entrar em contato com o carvão, uma brasa é lentamente formada, levando a churrasqueira a aquecer por completo momentos depois.

Mas, é claro, é preciso tomar muito cuidado para não se queimar ao retirar o acendedor da churrasqueira. Mantenha-o em um local seguro e isolado até que ele volte à temperatura ambiente. 

Confira o passo-a-passo de como acender a sua churrasqueira com um acendedor elétrico:

  1. Coloque o carvão na sua churrasqueira, arrumando-o para cobrir todo o espaço. 
  2. Posicione a parte de ferro do acendedor acima do carvão, no centro da churrasqueira. 
  3. Cubra o acendedor com mais alguns carvões, formando uma espécie de pirâmide. 
  4. Conecte o acendedor na tomada e aguarde 5 minutos.
  5. Passado este tempo, a brasa deve começar a se formar. Caso necessário, mantenha o aquecedor elétrico por mais alguns minutos. Depois, retire o acendedor da churrasqueira com cuidado.