Como cozinhar grão de bico: aprenda e desfrute desse alimento

O grão de bico é muito saboroso e combina com várias receitas, já que o seu sabor é neutro garantindo ótima estrutura para massas de bolos, biscoitos e pães. No entanto, para acertar no sabor é preciso aprender a cozinhar da forma correta. Por isso, criamos esse artigo cheio de dicas incríveis de como cozinhar grão de bico, para que você nunca erre nas receitas. Acompanhe conosco essa leitura.  

Como preparar o grão de bico: conhecendo o alimento

O grão de bico é uma proteína vegetal, rica em minerais, como ferro, cálcio, fósforo, potássio e cobre. Ele é uma ótima alternativa para vegetarianos e veganos, além de ser excelente para o sistema imunológico e para a saúde cardiovascular. Para as mulheres, ele também ajuda na reposição hormonal na menopausa e na fertilidade, pois contém vitamina B9. 

E ainda tem muito mais! O grão de bico ajuda na diminuição do apetite, pois quem consome grão de bico se sente saciado por mais tempo e, portanto, com menos fome. Isso acontece devido a presença de proteínas e fibras nos grãos. Ele também ajuda a controlar o diabetes, auxiliando no controle de níveis de açúcar no sangue. Isso ocorre pois o consumo retarda a absorção de carboidratos, impedindo os picos de açúcar no sangue. 

O grão de bico também é um ótimo aliado na prevenção de doenças cardíacas, por ter magnésio e potássio. Esses nutrientes controlam a pressão arterial e reduz o colesterol ruim do organismo. Isso ocorre devido a presença de ômegas 3 e 6 também das fibras que reduzem a absorção da gordura colesterol ruim. Realmente os benefícios são incríveis!

Benefícios em aprender como cozinhar grão de bico

Você sabia que o grão de bico diminui o risco de câncer! A leguminosa promove a produção de um ácido graxo que reduz as inflamações do intestino, reduzindo o risco de câncer de colón. Ele também é rico de fonte saponinas, substância que inibe o crescimento das células cancerosas. E ele ainda melhora o humor acredita?

O grão de bico possui triptofano, um aminoácido que ajuda na produção da serotonina, ativando o cérebro com a sensação de bem estar e satisfação.  Se interessou? Vamos lá! Vamos aprender a como cozinhar grão de bico.  Antes de cozinhar grão de bico há um passo muito importante a ser seguido, que é o preparo e hidratação dos grãos para que você possa trabalhar com ele de forma saudável. 

Comece escolhendo os grãos que irá cozinhar, removendo as pedrinhas e grãos passados que acabam vindo junto no saquinho. Em seguida, lave os grãos com água abundante esfregando-os uns contra os outros para se certificar que foram bem lavados. Esse passo é muito importante para o sabor da sua receita, não deixe de segui-lo! 

Como cozinhar grão de bico na prática

Agora você irá deixar os grãos de molho de um dia para o outro. Coloque os grãos em uma bacia com água e adicionar um pouco de vinagre. Verifique a temperatura pois se estiver muito quente é recomendado deixar os grãos de molho dentro da geladeira. Como os grãos absorvem bastante água, coloque-os em uma bacia grande e cubra com 3 dedos de água. 

Em seguida, adicione uma colher de sopa de vinagre. Depois de umas quatro horas, troque a água de molho, escorrendo a água da bacia e adicionando mais água e vinagre. Deixe os grãos de molho por pelo menos 12 horas e na hora de cozinhar descarte a água. Para finalizar a preparação do grão de bico, coloque os grãos com uma nova quantidade de água no fogo e assim que a água ferver descarte novamente a água. 

Esse processo irá auxiliar ainda mais a limpeza dos grãos e eliminação dos “anti-nutrientes”, fazendo com que suas receitas fiquem muito mais saborosas e saudáveis. Agora, se você pretende fazer receitas como o homus, o ideal é descascar os grãos com um pano limpo e seco, fazendo fricções para auxiliar na remoção da casca. 

Conheça as formas de cozimento do grão de bico

O grão de bico é um ótimo substituto para o feijão, pois contém uma boa porção de ferro em seus nutrientes. Além disso, ele pode ser servido frio ou quente, desde a salada até a sopa. No café da manhã, por exemplo, a famosa receita do homus, uma pastinha árabe, pode ser usada para passar no pão. No almoço, ele pode ser usado na salada, no falafel, ou como feijão. No jantar, pode ser usado como sopa ou em forma de creme. 

Com o grão de bico preparado e hidratado após ter sido colocado de molho por 12 horas, você irá iniciar o processo de cozimento. Existem 4 formas de cozinhar grão de bico. Você pode cozinhá-los na panela de pressão, na panela norma, no formo e até mesmo no micro-ondas. Quer saber como cozinhar grão de bico? Veja como é simples!

Como cozinhar grão de bico na panela de pressão ou sem pressão

Após realizar o processo de preparação verifique se o grão ainda está muito duro ou se o preparo já fez com que os grãos amolecessem. Esse será o ponto de partida para que você identifique se será necessário cozinhar grão de bico na panela de pressão ou na panela normal. Se você achar que os grãos foram amolecidos com o processo de preparo, coloque os grãos em uma panela normal com 3 dedos de água acima para ferver. 

Esse processo poderá demorar de 30 minutos a 1hora e meia, por isso, verifique a textura do grão a cada 15 minutos. Se desejar, adicione sal, folhas de loro e azeite para dar um sabor a mais na sua receita. Agora, se você verificar que os grãos ainda estão duros, o ideal é cozinhar grão de bico na panela de pressão. 

A panela de pressão é a forma mais rápida de cozinhar grão de bico. Além disso o tempo de pressão não será muito demorado pois o próprio preparo irá amolecer um pouco os grãos. Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e espere aproximadamente 30 minutos.  Aguarde a pressão sair, abra e analise a textura do grão. Se o grão estiver macio, pronto!

Como o grão de bico dobra de volume, pode ser que ao finalizar você ache que a receita rendeu demais. Para não desperdiçar nada, você poderá congelar os grãos dentro de um saquinho adequado para freezer. Você pode congelar tranquilamente por três meses e, depois, para descongelar é só colocar em uma panela com água quente de aguardar alguns minutos. Refrigerados eles duram 7 dias em média. 

Como cozinhar grão de bico no micro-ondas

Para cozinhar grão de bico no micro-ondas você deverá fazer o mesmo processo de preparo explicado acima. Depois das 12 horas de molho e da hidratação, coloque os grãos em uma vasilha própria para micro-ondas tampada, com água e o tempero a gosto. Você pode utilizar, sal, azeite e folhas de loro. Coloque para cozinhar por 8 minutos. E, depois, se quiser descasque os grãos a depender da receita, com as pontas dos dedos. Prontinho! Viu como é fácil?

Como cozinhar grão de bico no forno

Você também poderá cozinhar o grão de bico no forno, porém ele ficará mais sequinho, não sendo um tipo de cozimento apropriado para receitas pastosas. Comece untando a forma com azeite e, depois, adicione os grãos preparados de forma separada, não deixe que eles fiquem amontoados. Utilize o tempero a gosto, como sal, azeite e pimenta. 

Durante o preparo deixe no forno médio de 30 a 40 minutos. Quando eles estiverem dourados e crocantes chegou a hora de desligar o forno. Essa é uma ótima dica para fazer como lanche da tarde ou café da manhã. Ficará uma delícia para você beliscar durante o dia. Aproveite essa dica e faça agora mesmo! 

Aproveite a água do cozimento do grão de bico

Se você é vegano ou vegetariano aproveite essa dica incrível! A água do cozimento do grão de bico é um substituto da clara de ovo. Você sabia? Coloque a água do cozimento dos grãos em uma panela e deixe ferver por aproximadamente 5 minutos.

Após esfriar, coloque na geladeira por aproximadamente 8 horas. Depois bata a água na geladeira por 10 minutos até que ela fique em consistência de clara de ovo. Pronto! Você terá a sua clara de ovo vegana!

Como cozinhar grão de bico: prepare agora mesmo para você e sua família

Gostou das nossas dicas de como cozinhar grão de bico? O grão de bico é excelente para ser utilizado em vários tipos de pratos, podendo ser usado em receitas para o café da manhã, café da tarde, almoço e janta. Você já experimentou um delicioso homus? Ou um falafel? As possibilidades de receitas são inúmeras, ele pode ser usado até mesmo como aperitivo crocante, nas saladas, sopas, cremes, como substituto do feijão. 

E não é só! Como visto, a água do cozimento também pode ser usada como clara de ovo para o preparo de várias receitas. Cozinhar grão de bico é muito fácil, você pode cozinhar na panela de pressão, na panela norma, no forno ou até mesmo no micro-ondas. São inúmeras possibilidades de receitas e 4 tipos de cozimento. Impressionante não é mesmo? Aproveite nossas dicas e cozinhe agora mesmo!