Como cuidar de samambaia: saiba o que você precisa para cultivar

Ter plantas em casa é uma ótima forma de decorar o ambiente e torná-lo mais alegre. Sem contar que é uma boa distração e forma de aliviar o estresse. Mas sabemos que algumas delas são bastante difíceis de cuidar e exigem espaço ou mais atenção. Então por que não começar com uma samambaia?

Elas são práticas, resistentes e possuem bastante variedade. Não dão flores, mas possuem folhas exuberantes e bonitas que ficam bem em qualquer lugar. Também podem ser cultivadas dentro ou fora de casa, podendo inclusive tê-las em seu apartamento. Exigem um pouco em relação a temperatura e ao solo, mas nada que não possa ser resolvido rapidamente.

Saiba agora o que você precisa saber para cuidar de samambaia, independentemente da espécie escolhida para cultivo:

Principais características da samambaia e por que tê-las?

Características de uma samambaia

Samambaias possuem grande variedade e são de fácil cultivo. Você pode cultivá-las tanto dentro de casa ou de um apartamento como fora, em um jardim. Elas se comportam bem em qualquer ambiente, desde que você respeite suas limitações.

São ótimas para a decoração e acredita-se que afastam energias ruins dos locais em que se encontram. As samambaias mais conhecidas são a comum, a chifre de veado, a avenca e o xaxim. Suas principais características são:

  • Não produzir sementes ou flores;
  • Possuir folhas com formato de penas;
  • Gostar bastante de umidade e calor;
  • Não se dar bem com sol direto;

Você talvez esteja se perguntando: Por que ter uma samambaia? Bom, a resposta é simples. Essas plantas são ótimas para fazer parte da decoração e não exigem tanto de você para mantê-las saudáveis. Um boa opção para quem quer trazer plantas para sua casa, mas não tem muito tempo e experiência com elas.

Resumidamente podemos dizer que sua maior preocupação ao cuidar de uma samambaia será quanto a sua manutenção, de forma a permitir que cresça saudável e com muitas folhas.

O que você precisa para cultivar uma samambaia

Para plantar uma samambaia você vai precisar de:

  • Samambaia, espécie a sua escolha;
  • Terra adubada e com húmus ou o solo do seu jardim (pode ser necessário adubá-lo antes do plantio);
  • Regador;
  • Vaso (para plantas que vão ficar dentro de casa ou apartamento);
  • Musgo
  • Areia

Locais para cultivar samambaia

A samambaia gosta de ambientes úmidos e quentes. Então é preciso apostar em um local assim para cultivá-las. Seja dentro de casa, na varanda ou embaixo de árvores. Gostam bastante de sombra e luz solar indireta, ou seja, é preciso escolher bem onde deixar a planta.

A temperatura ideal para a samambaia é de 21 graus. Em cidades mais geladas é indicado mantê-las dentro de casa. Não é recomendado deixar a planta totalmente exposta ao sol. Ela precisa de luz para fazer a fotossíntese, mas não gosta de ficar debaixo do sol. Lembre-se que os ambientes úmidos são os mais adequados para as samambaias.

Essas plantas também não se dão muito bem com o vento. Esse pode queimar suas folhas e fazer com que sequem e caiam. Mas como a planta precisa de umidade, ela também não pode ficar fechada, pois há o risco de aparecerem fungos em suas folhas.

O indicado é apostar em um espaço arejado, mas que não bata vento frequentemente. O ar condicionado também é um inimigo da sua samambaia, então mantenha-a longe.

Dica extra: Se sua ideia ao ter uma samambaia é decorar um ambiente da casa, aposte em colocá-la no banheiro. Como o ambiente é bastante úmido, ela vai se adaptar bem. Mas atenção, essa dica só é válida para quem possui banheiros que tem janelas e recebem um pouco de luz solar.

Solo

Como essa planta gosta bastante de umidade, é necessário apostar em um solo bem úmido. Em regiões que não chove muito será necessário regar a samambaia todos os dias, mesmo que ela esteja plantada em um vaso.

Para manter a umidade por mais tempo, adicione uma camada de folhas de pinheiro ou de húmus sobre a terra e sempre verifique como está a umidade do solo. Se for manter a samambaia em vaso, você pode plantá-la usando dois deles.  No primeiro coloque bastante musgo e em seguida coloque o vaso com a samambaia plantada por cima.

Se não tiver folhas de pinheiro ou húmus, nos vasos você pode cobrir o vaso da samambaia com musgo umedecido.

Dica Extra: Coloque um pouco de areia misturada a terra. Ela irá absorver o excesso de água. Faça isso tanto nas plantas que ficam fora de casa quanto nas cultivadas em vasos.

Rega

As regas da samambaia dependem muito de como se encontra o solo em que ela está plantada. E também do clima da região em que você vive. Locais com climas mais quentes e secos precisam de regas mais frequentes, enquanto que aqueles mais úmidos e frios não exigem tanto.

O ideal é manter o vaso ou a terra úmida, evitar ao máximo molhar as folhas. Para verificar se é o momento de regar, coloque o dedo sobre a terra. Se notar que está levemente ressecada, significa que é preciso regar.

Apesar disso, tome cuidado para não exagerar. A planta precisa de água, mas não deve ficar encharcada. O indicado é regar um pouco todos os dias ao invés de deixar a rega mais espaçada.

Dica extra: Manter a planta exposta a luz solar direta não vai resolver o problema das regas, garantindo que você possa molhar mais a terra. Muito pelo contrário, as folhas vão acabar murchando e ficando escuras. Então deixe-a longe do sol direto e molhe com certa frequência sua terra.

Poda

Assim como outras plantas, as samambaias também precisam de podas regulares. O ideal é fazer isso uma vez por ano. Já os galhos secos ou mortos e partes doentes da planta podem ser removidos antes.

Assim que notar que a samambaia está sendo atacada por predadores naturais ou por alguma doença, faça a poda de modo a preservar sua raiz e garantir que ela volte a crescer com saúde. Elimine então os causadores do problema. Se forem predadores podem ser lesmas ou outros pequenos animais. Retire-os do local em que a samambaia se encontra.

No caso de doenças pode ser necessário realizar uma poda completa, de forma a evitar que o problema se espalhe e acabe matando a planta.

Há casos em que a samambaia ficou muito grande para seu vaso. Além da poda você terá que dividi-la e plantar algumas de suas partes em outros vasos. Faça o replante e regue bem, para deixar o novo ambiente adequado para a planta.

Os pesticidas não são recomendados para retirar as pragas que atacam as samambaias, inclusive podem acabar enfraquecendo ou matando a planta. Como se tratam de pequenos insetos, o ideal é removê-los com a mão mesmo ou sacudir as folhas para que os bichinhos saiam sozinhos.

Agora você já sabe como cuidar de samambaia! Como você pode ver, essas plantas não exigem tanto e são ótimas para fazer parte da decoração da casa. Isso, é claro, se você prefere aquelas que não dão flores. Mas samambaias são lindas, mesmo que apenas com suas folhas verdes.

Você possui uma samambaia em casa e tem algum cuidado especial com ela que não foi citado por aqui? Compartilhe essa dica com a gente!