Como cuidar de violetas: dicas para ter flores sempre saudáveis

Se você está pensando em aprender como cuidar de violetas para fazer um belo jardim ou cultivá-las dentro de casa, nós reunimos as principais informações neste post. Confira agora mesmo!

Quais as principais características das violetas?

Provavelmente, você já se deparou com uma violeta em algum momento da sua vida. Apesar de serem flores pequenas, as suas cores chamam bastante atenção. Elas são encontradas nas cores roxo, branco ou a mistura das duas cores com a borda branca.

Como são pequenas, se espalham rapidamente e deixam qualquer jardim repleto de flores lindas e parecendo um tapete. E é justamente essa beleza que diferencia a violeta das outras flores, já que ela não possui um perfume chamativo como as demais.

Para quem não sabe, a violeta possui várias espécies. Portanto, se você pretende cultivá-la, pesquise antes quais os tipos que podem ser cuidadas dentro de casa ou no jardim, já que cada um exige um cuidado diferente.

Uma das principais características das violetas é que elas precisam de um local luminoso. No entanto, o ambiente não pode ser abafado ou que a luz do sol incida diretamente. Além disso, o local precisa ser úmido para que as violetas cresçam corretamente.

Quais os tipos de violeta?

Tipos de violetas

Existem diferentes tipos de violetas que você precisa se informar antes para começar a cultivá-las de forma correta. Entre as principais espécies estão as relacionadas abaixo:

  • Viola arvensis – Violeta dos campos
  • Amor-perfeito – Viola tricolor
  • Violeta biflora – Violeta de madeira amarela ou violeta de duas flores
  • Violeta-brava – Viola canina
  • Violeta hirta – Violeta Peluda
  • Violeta odorata – Violeta Doce
  • Violeta pedunculata – amor perfeito amarelo
  • Violeta riviniana – Violeta de cão comum
  • Violeta tricolor – amor perfeito selvagem
  • Violeta adunca – Violeta Azul Precoce
  • Viola nephrophylla – Violeta do Pântano do Norte
  • Violeta pedatífida – Violeta de pradaria
  • Violeta pubescens – Violeta Amarela
  • Violeta rugulosa – Violeta do Oeste do Canadá
  • Violeta saintpáulia – Violeta africana

Quais as formas de plantio de violetas?

Se você deseja cuidar de violetas, saiba que elas podem ser cultivadas dentro ou fora de casa. A escolha é sua se prefere cuidá-las no jardim ou em um vaso dentro de casa. O mais importante é entender que existem cuidados diferenciados para cada caso. Confira!

Como cuidar de violetas no jardim

Como cuidar de violetas no jardim

As violetas plantadas no jardim precisam receber luminosidade, mas não devem ficar expostas à luz do sol. Por isso, você deve mantê-las em um ambiente que faça um pouco de sombra.

Observe o solo onde você vai cultivar as violetas, já que o local precisa ter um pH de 6 a 7,5. Se você perceber que o solo está bem ácido, acrescente cal para reduzir a acidez e não deixe de drená-lo.

Se a sua intenção é fazer seu jardim repleto de variedades de violetas, é necessário deixar um espaço de 30 cm entre elas. O objetivo é fazer com que as violetas se desenvolvam sem danificar umas às outras.

Como as violetas gostam da umidade, o solo precisa ser regado regularmente. Nas regiões mais secas é necessária regar com mais frequência. Todavia, os que vivem em lugares mais úmidos, podem regar bem menos. Só tome cuidado para não deixar o solo encharcado.

Passo a passo para cuidar de violetas no jardim

  1. Escolha o local adequado para cultivar as violetas, de preferência a meia sombra;
  2. Agora escolha um bom solo;
  3. Coloque adubo;
  4. Solo argiloso deve receber cascalho, restos de vegetais e adubo;
  5. Caso o solo seja leve, misture argila e esterco de vaca;
  6. Multiplique a violeta fazendo a divisão das flores antigas;
  7. Cultive as violetas mantendo uma distância de 25 a 30 cm entre elas;
  8. Use a criatividade na hora de cultivar as violetas no jardim;
  9. Como a violeta precisa de solo úmido, deve ser regada muito bem;
  10. As violetas precisam ser mantidas longe de ervas daninhas;
  11. Como as violetas se proliferam rápido, você pode colher folhas e flores sempre que precisar;
  12. Faça isso no final do inverno ou no início da primavera, já que as violetas se reproduzem em abundância nesse período.

Como cuidar de violetas no vaso

Como cuidar de violetas no vaso

Se você tem interesse em cultivar violetas dentro de casa, o ideal é colocá-las em vasos. Você pode até usar vasos plásticos que as violetas vão se adaptar. No entanto, elas vivem melhor nos vasos de cerâmica ou de barro.

Apesar das violetas gostarem de ambientes úmidos, o solo não precisa ser encharcado. Nesse caso, os vasos de barro são mais indicados porque conseguem absorver melhor a umidade, mantendo a planta saudável.

Use um solo que tenha pH neutro para ficar dentro do vaso. Somente em alguns casos, é recomendado usar adubo. A partir do momento em que você plantar as violetas, estas devem receber um pouco da luz do sol, mas evite deixá-las expostas. Prefira mantê-las em um lugar que tenha um pouco de sombra.

Verifique regularmente como está o solo para saber o momento certo de regar as violetas. Se a terra ainda estiver úmida, você não precisará regá-las. No entanto, não coloque os vasos com as violetas em locais abafados, considere deixá-las na janela que bate vento e que tenha a temperatura normal.

Passo a passo para cuidar de violetas no vaso:

  1. Deixe o vaso em um local que receba luz;
  2. Se você tiver uma janela que receba tanto luz do sol quanto sombra, é o ideal;
  3. Caso não tenha, você pode colocar as violetas sob luz fluorescentes;
  4. Observe o solo antes de começar a regar;
  5. Evite fazer isso em excesso, pois as violetas podem morrer em solos encharcados;
  6. O ideal é usar água morna para regar;
  7. Na hora de regar, faça isso de forma correta;
  8. Molhe a partir da parte superior ou inferior;
  9. Uma vez por mês, regue a partir do topo;
  10. Não deixe as plantas encharcadas;
  11. Seque a água das folhas com um papel toalha para evitar que elas manchem;
  12. Use compostos sem terra, principalmente se tiverem com restos de musgo, perlita e vermiculita;
  13. Quando estiver em uma época quente, coloque um umidificador ou tigelas de água próximo ao vaso para aumentar a umidade perto das violetas;
  14. Pode usar fertilizante, mas faça isso diluindo o produto em água;
  15. Você pode usar terebentina, iodo ou sal de mesa como aditivo de solo porque evitam o crescimento de ervas daninhas.

Quais são os cuidados necessários para cuidar de violetas?

Imagem de violetas

Alguns cuidados devem ser tomados quando você estiver cultivando das violetas. Eles são necessários para que as flores cresçam abundantemente e de forma saudável. Confira como você deve proceder em cada caso.

Luminosidade

Como as violetas gostam da luminosidade, você deve deixá-las em um ambiente claro. Por isso, evite lugares escuros e abafados. Contudo, as flores não podem ficar em um espaço que receba diretamente a luz do sol ao ponto de queimá-las.

Abuse de lugares que proporcionem meia sombra. Essa dica deve ser usada tanto para violetas que são cuidadas em jardim quanto aquelas que são cultivadas em vasos dentro de casa.

Temperatura

As violetas devem ser cultivadas em temperaturas amenas. Isso quer dizer que não há necessidade de ser um clima muito quente ou um clima muito frio, pois tem que ter o equilíbrio.

Para os que residem em regiões muito quentes, deve cultivar as violetas somente na sombra e regá-las constantemente. Já para aqueles que vivem em climas mais frios, devem observar o solo antes de regá-las.

Dentro de casa as violetas precisam de temperatura agradável. Portanto, evite lugares abafados e prefira um local com uma ventilação suave. Portanto, de dia não pode ser muito quente e durante a noite, não poder ser muito frio.

Escolha do vaso

Se você vai cultivar violetas em vasos, precisa ficar atento qual o melhor tipo que deve ser usado. Os vasos de barro são os mais indicados porque absorvem muito mais a umidade para deixar as violetas saudáveis.

No entanto, se você tiver apenas o vaso de plástico, pode usar também. Nesse caso, você deverá ficar atento ao solo para verificar se está úmido. Faça isso com uma frequência maior, pois a terra não pode ficar seca.

Adubo ideal

Como as violetas podem receber fertilizantes, aposte em produtos livres de ureia para deixá-las alimentadas e cresçam abundantemente. Por isso, use fertilizantes 20-20-20 ou 12-36-14.

Outro adubo que pode ser usado no cultivo de violetas é o NPK 4-14-8 que é um adubo químico. Mas existem no mercado adubos que são exclusivos para violetas que promete facilitar a sua vida na hora de cuidá-las.

Umidade

Como falamos anteriormente, as violetas gostam de umidade. Porém, o solo não pode ficar encharcado. Em lugares mais úmidos, a rega deve ser diminuída, já em regiões mais secas você precisa observar o estado do solo antes de regar.

Agora que você já sabe como cuidar de violetas, percebeu que é mais simples do que imaginava. Coloque a mão na massa e deixe seu jardim ou vaso repleto de violetas lindas e coloridas.