Como deixar a casa cheirosa: confira truques e dicas práticas para seguir

Muitas donas de casa se preocupam bastante com a limpeza dos cômodos, mas não entendem que só a limpeza não vai deixar o seu lar com o clima agradável. Por isso é importante aprender como deixar a casa cheirosa.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas que prometem deixar cada cômodo da sua casa com um cheiro agradável, além de proporcionar relaxamento e tranquilidade tanto para os moradores quanto para os visitantes.

Acompanhe em nosso post qual o melhor perfume para cada ambiente da casa, alguns truques para deixar a casa sempre cheirosa e algumas receitas caseiras de aromatizantes naturais.

Escolha o perfume certo para cada ambiente da casa

Para deixar a sua casa cheirosa é importante pensar no aroma adequado para cada ambiente. Entenda o que combina com os principais cômodos da casa:

Sala

Como deixar a casa cheirosa sala

A sala é o ambiente da casa mais movimentado porque é o lugar onde você recebe suas visitas e pode confraternizar com eles. Para alguns, a sala é o local ideal para descansar depois de um dia cheio de trabalho.

Por isso, o recomendado é abusar de fragrâncias mais clássicas mais próximas do floral ou que tenha o cheirinho do campo para transmitir tranquilidade ao ambiente e ainda ajudar a harmonizar.

Banheiro

Como deixar a casa cheirosa banheiro

Por ser um dos ambientes mais frequentados da casa, o banheiro precisa de uma atenção especial. O ideal é usar produtos que além de deixar um frescor, permita que o local fique limpo e higiênico.

Quarto

Como deixar a casa cheirosa quarto

O quarto é o ambiente da casa que precisa transmitir tranquilidade e paz, já que é o local que precisa garantir uma boa noite de sono. Para deixar o cômodo cheiroso, use fragrâncias como lavanda ou algo que relembre a infância.

Cozinha

Como deixar a casa cheirosa cozinha

Uma mistura de gordura, fritura e aroma de alimentos faz parte da cozinha. Por isso, o mais indicado é usar fragrâncias com aromas de laranja ou limão, uma vez que são fragrâncias que deixam o ambiente com o clima mais agradável.

Confira dicas para deixar a casa cheirosa

 

Para deixar a casa sempre cheirosa, algumas dicas são essenciais para você seguir. Confira alguns truques que prometem deixar a sua casa com o frescor muito agradável.

1.  Faça uso de cravo

Cravo

Se você quer usar um aroma mais forte, pode abusar do cravo que é uma das especiarias mais conhecidas do mundo. Para isso, basta juntar alguns cravos e colocá-los em um pote ou crescente no pote algumas gotas de óleo ou essência de cravo, deixando a casa ainda mais cheirosa.

2.  Use canela

Canela

A canela é indicada tanto para aromatizar o ambiente quanto para fazer uma bela decoração. Por isso, você pode usar apenas arranjos feitos de canela que o cômodo já ficará com um cheiro bem agradável.

Mas se quiser intensificar o cheiro, acrescente óleo ou essência de canela e misture no arranjo. Além do clima gostoso que a canela proporciona ao ambiente, a sua casa ficará com uma decoração impecável.

3.  Experimente usar o café

Mesmo quem não gosta de café, não resiste ao cheiro do aroma que exala na cozinha quando está sendo preparado. Para manter essa fragrância dentro de casa use uma vela e acrescente essência de café e café em grãos.

4.  Ouse com a vodka

Que tal preparar um aromatizador caseiro usando vodka? Você pode fazer isso acrescentando duas colheres de sopa de vodka em uma xícara de água. Mas é necessário adicionar 25 gotas de óleo essencial de qualquer fragrância de sua preferência. Em seguida, borrife no cômodo e deixe o local bem cheiroso.

5.  Use flores e folhas secas para perfumar o ambiente

Folhas e flores secas podem ser excelentes ingredientes para colocar em um aromatizador caseiro. Contudo, o ideal é que na solução seja acrescentada algumas gotas de óleo ou essência. Escolha aquela que você mais se identifica e borrife a mistura em toda casa.

6.  Decore o ambiente com folhas de eucaliptos

As folhas de eucalipto pode ser uma excelente opção para decorar e aromatizar a sua casa no período das festas natalinas. Coloque alguns ramos próximos a porta de entrada, pois com o vento a fragrância se espalhará mais rápido.

7.  Faça uma decoração com sabonetes

Como deixar a casa cheirosa sabonete decorado

Para deixar a casa bem mais cheirosa, você pode comprar vários sabonetes de fragrâncias diferentes e aproveitar para colocá-los dentro de potes de vidro. Além de deixar o ambiente com um aroma agradável, a peça decora muito bem o local.

8.  Use a criatividade para fazer sachês

O sachê é uma ótima opção para quem deseja usar a criatividade para deixar o ambiente com um aroma agradável. Portanto, misture cascas de laranja ou rodelas da fruta que estejam secas, alguns ramos de lavanda ou eucalipto e paus de canela. Coloque tudo dentro de um sachê e posicione de frente para uma lareira ou ponha em cima da mesa.

9.  Crie um aromatizador caseiro

Como deixar a casa cheirosa aromatizador

Criar um aromatizador caseiro é o ideal para quem pretende variar as fragrâncias dentro de casa. Você pode misturar alguns aromas em uma porção de água e ainda acrescentar essências ou óleos para proporcionar um perfume mais suave com efeito calmante.

Aprenda receitas para deixar sua casa cheirosa

Dicas de como deixar a casa cheirosa

Se você deseja fazer um aromatizante caseiro, selecionamos neste post algumas receitas de velas, potpourri e potes de especiarias. Confira cada uma delas e aproveite para fazer em sua casa para deixá-la sempre com um clima gostoso.

Velas de limão siciliano

As velas são excelentes para serem usadas em qualquer ambiente. Você apenas precisa escolher a fragrância ideal para cada um deles.

Ingredientes

  • 1 xícara de cera para vela (preferência por cera que vá ao micro-ondas)
  • Essência ou óleo de lavanda
  • Folhas secas de lavanda
  • 2 limões sicilianos
  • 4 pavios de vela
  • Corante alimentar roxo
  • Frasco ou pote de geleia
  • Faca
  • Palitinho para mexer

Como fazer

  1. Pegue os limões e corte-os ao meio;
  2. Em seguida, retire a polpa de dentro;
  3. Depois pegue um frasco e aqueça a cera de vela por cerca de 2 minutos;
  4. Você pode fazer isso em potes de geleia de vidro;
  5. Mexa bem até dissolver;
  6. Em seguida, adicione as folhas secas de lavanda, a essência/óleo de lavanda e o corante alimentar;
  7. Continue misturando bem;
  8. Depois insira o pavio de vela no centro do limão;
  9. Em seguida, despeje a mistura;
  10. Para finalizar, espere a vela esfriar para poder acender as velas.

Potpourri

O potpourri também é um aromatizador caseiro para usar em cômodos como o banheiro, a sala e os quartos.

Ingredientes

  • Flores secas
  • Essência e ervas de sua preferência
  • Cravos
  • Pedras e cristais para decorar

Como fazer

  1. Primeiro você deve adicionar algumas gotas de essência às flores secas e aos outros ingredientes;
  2. Depois deixe a mistura embebida até o óleo ser absorvido;
  3. O ideal é deixar por alguns dias;
  4. Em seguida, comece a organizar seu potpourri em um recipiente que seja bem bonito;
  5. Vá acrescentando pedras e cristais para decorar;
  6. Você pode usar algumas coisas que sobraram como flores e folhas secas, alecrim e lavanda.

Pote de especiarias

Os potes de especiarias são ideais para colocar na sala de estar, quartos e até em banheiros.

Ingredientes

  • 5 xícaras de água
  • 2 laranjas (tire as cascas para usar)
  • 1 maçã cortada ao meio
  • 4 canelas em pau
  • 3 anis estrelado
  • 1 colher de chá de gengibre fresco
  • 1 colher de cardamomo
  • 1 colher de chá de cravo

Como fazer

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e misture bem;
  2. Em seguida, deixe a mistura aquecendo em fogo baixo;
  3. Depois disso, deixe a mistura ferver em fogo brando;
  4. Deixe a fervura por cerca de 1 hora;
  5. Em seguida, adicione mais água se achar necessário;
  6. Coloque a mistura em potinhos;
  7. Se preferir pode deixar a água aromatizada em uma panela;
  8. Sempre que você quiser usar, basta aquecer a água novamente.

Você aprendeu como deixar a casa cheirosa? Que tal colocar as nossas dicas em prática e começar hoje mesmo a aromatizar todos os ambientes da sua casa para receber seus convidados e ter um lar mais tranquilo e agradável.