Como desencardir roupa branca: veja as melhores dicas que separamos aqui

Peças brancas são coringas no nosso guarda-roupa, combinam com tudo e deixam a composição livre, para combinações casuais ou mais sofisticadas. Como nem tudo são flores, sabemos o peso de trajar uma roupa tão clara: o risco de sujeiras, manchas e até mesmo cuidados mais específicos — como o uso de desodorantes e armazenamento correto. Exige precauções, né?

É importante entender que o uso de roupa branca demanda trabalho, desde o momento de utilizá-la pela primeira vez, sua higiene e o modo de guardá-la, todo o passo-a-passo é essencial para fugir daqueles encardidos horríveis que parecem eternos. A boa nova é que existem produtos excelentes no mercado e receitinhas infalíveis para recuperar sua roupa e ainda economizar.

A peça manchou? Ficou guardada muito tempo e amarelou? Você ama a roupa e não sabe o que fazer? Calma, estamos prontos para te ajudar, atenção as dicas e mão na massa. Quer aprender a deixar tudo branco? Veja agora como desencardir roupas brancas, sem mistérios.

Atenção aos cuidados sobre como desencardir roupa branca!

Tecidos mais claros são mais expostos a fatores externos: o desodorante que usamos, os cremes e até mesmo nosso suor, por isso, o uso de tais peças exige um cuidado maior para mantê-las intactas — se atente a eles. Confira:

  • Roupas brancas devem ser lavadas separadamente, dessa maneira evitamos que outras coloridas manchem nossa peça, a não ser que o objetivo seja um tie dye, quem nunca, né?
  • Siga corretamente as instruções dos produtos para lavagem, o uso desmedido de sabão, amaciante e afins podem manchar a peça e até mesmo danificar o tecido.
  • Se atente a etiqueta! Ela é um guia completo de preservação da roupa, siga e mantenha ela branca por muito mais tempo.
  • Notou manchas? Cuide delas antes da lavagem principal, essa inspeção antecipada favorece a efetividade no processo de como desencardir roupa branca, se o tecido for delicado procure produtos com glicerina na fórmula.
  • Optou por alvejantes? Fuja dos que possuem cloro na composição, eles são inimigos das peças brancas e ainda desgastam o tecido, a melhor opção são os produtos oxigenados.
  • Coloque a peça de molho no sol, essa técnica é antiga e muito funcional, o famoso “quarar”! Só não deixe por muito tempo ou realize com frequência, para não prejudicar as fibras do tecido.
  • Seque à sombra! A incidência direta do sol pode favorecer o terreno para manchas, além de danificar a fibra do tecido. O molho e secagem devem ser realizadas com cautela, para preservar o branco.
  • Peça limpa e seca? Guarde com alguns cuidados essenciais, procure sacos para armazená-las — de TNT, papel de seda ou sacos de tecido, os pequenos furos permitem que o tecido “respire”, evitando o amarelamento. Sacos fechados podem contribuir para o surgimento de mofo.

Veja tudo sobre como desencardir roupas brancas agora!

A salvação chegou, com receitas fáceis e baratas, roupas brancas e o bolso feliz! As dicas são infalíveis, mas, sem precauções sua peça não sobreviverá por muito tempo. Já pegou todos os cuidados? Ok, vamos as receitinhas de como desencardir roupas brancas! Confira:

Bicarbonato de sódio: ele é famoso por sua multifuncionalidade e efetividade. Faça uma misturinha de água, sabão em pó e 03 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por 30 minuto e prossiga com a lavagem normal da peça.

Suco de limão e água: agora surpreendemos, né? Calma que dá certo! Você precisará de ½ xícara de suco de limão com 3,5 litro de água bem quente. Deixe a roupa de molho por, pelo menos, uma hora. Após isso, coloque a roupa e a mistura na máquina e siga, normalmente, com o processo de lavagem. Veja abaixo:

Leite: a peça é muito delicada? Continue na cozinha, convocaremos o leite! Sim, as roupas ficarão de molho no leite por duas horas, depois é só lavar normalmente. Duvida? Entenda abaixo:

Vinagre: outra estrela das receitinhas caseiras e grande aliado para quem precisa aprender como desencardir roupas brancas. Adicione 01 xícara de vinagre branco ao ciclo da lavadora ou, se o processo for manual, faça uma mistura de uma xícara de vinagre branco com uma parte de detergente e água, deixe a peça de molho por 30 minutos, enxágue e seque a sombra. Sucesso!

Não quer recorrer aos itens da cozinha? Tudo bem, vamos ao álcool! Coloque a peça do avesso, aplique álcool sobre o local afetado. Esfregue bem e prossiga com o processo de lavagem.

Passos para potencializar o processo de como desencardir roupas brancas!

Bicarbonato de sódio + sabão em pó: o truque aqui está em usar água fervente, adicionando sabão em pó, mais 03 colheres de sopa de bicarbonato. Deixe a roupa de molho por 06 horas. Após o molho, lave normalmente. Veja mais

Sabão de coco: velho conhecido, também com um plus adicional. Lave a roupa com sabão de coco, não enxágue. Coloque a peça em um saco plástico e deixe de molho por 24 horas, após esse tempo, enxágue. Se usar a lavadora, opte pelo ciclo mais longo.

Alvejante (sem cloro) + bicarbonato de sódio: esse método é potente de como desencardir roupas brancas. Você precisará de alvejante (sem cloro) e uma colher de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por um tempo, esfregue e lave separadamente das outras peças.

Se o tecido for delicado e você precisa de algo efetivo que não gere tanto atrito, aposte no molho com 1 litro de água sanitária e 1 xícara de açúcar, é só mexer bem para dissolver o açúcar e deixar a peça de molho por 30 minutos, após esse tempo lave normalmente. Veja uma mistura poderosa:

Aprendeu tudo sobre como desencardir roupas brancas?

Com todas as dicas, deu para perceber que o processo sobre como desencardir roupas brancas não é complexo, né? Seguindo à risca suas peças ficarão claras por muito mais tempo. Roupas amarelas e encardidas nunca mais!