Como desentupir pia: veja o passo a passo prático e simples

Uma pia entupida é um problema que pode se tornar uma dor de cabeça, caso não seja resolvido logo. Um problema doméstico relativamente comum, mas que pode atrair insetos, causar mal cheiros e atrapalhar todo o funcionamento da cozinha ou do banheiro. 

Mas desentupir pia não é uma tarefa impossível! Neste post, te mostramos 8 técnicas diferentes de desentupir pia da maneira correta. 

Como desentupir pia…

Em geral, os entupimentos são causados por dois fatores: acúmulo de gordura ou de resíduos sólidos nas paredes do encanamento. Portanto, para desentupir uma pia, as melhores técnicas são aquelas que atuam diretamente nestes dois fatores. 

1. Desentupir pia com detergente líquido

O detergente tem uma forte ação desengordurante que, junto à água quente, pode diluir a gordura acumulada e desobstruir a tubulação.

1) Primeiramente, deixe escorrer toda a água acumulada dentro da pia. 

2) Ferva cerca de 5 litros de água e acrescente um pouco de detergente. A quantidade deve ser o suficiente para formar espuma. 

3) Derrame a mistura na pia, direcionando o jato diretamente para o ralo.

2. Desentupir pia com sabão em pó

Seguindo no mesmo princípio do detergente líquido, o sabão em pó é outro ingrediente perfeito para entupimentos causados por gordura. 

1) Primeiro, deixe escorrer toda a água da pia.

2) Esquente cerca de 1 litro de água.

3) Coloque uma boa quantidade de sabão em pó diretamente no ralo, cobrindo-o completamente.

4) Jogue a água quente por cima. 

5) Em seguida, ligue a torneira, para ajudar o restante do sabão escorrer pelo ralo.

3. Desentupir pia com desentupidor de borracha

O bom e velho desentupidor de borracha pode até não ser o instrumento mais querido, mas ele é bastante eficaz no desentupimento de redes domésticas. Isso o uso dele cria uma pressão no cano, que empurra os resíduos presos no sifão ou no cano, fazendo com que eles sigam para a tubulação e desobstruam o caminho. 

Confira como usar o desentupidor de borracha:

1) Coloque a parte emborrachada do desentupidos sobre o ralo da pia.

2) Abra a torneira e encha a pia até que a borracha do desentupidor estiver coberta. 

3) Segurando no cabo do desentupidor, pressione-o para baixo e para cima, movimentando a parte de borracha. Os movimentos devem ser firmes e lentos. Repita-os algumas vezes.

4) Desencoste o desentupidor do ralo e verifique se a água está descendo normalmente. Se não, repita os movimentos até a pia ser desentupida. 

4. Desentupir pia com arame

Caso o entupimento tenha sido causado por alguns resíduos sólidos, é possível utilizar um arame flexível para puxar a sujeira de volta e liberar a passagem do cano. Utilize três arames finos e trance-os junto. Modele uma das pontas em formato de gancho. É importante comprar um arame fino e flexível para não causar danos no encanamento. Afinal, ter que trocar canos causa muito mais dor de cabeça do que ter que desentupí-los!

Confira como usar o arame para desentupir ralos:

1) Enfie o arame com a ponta em forma de gancho no ralo, segurando na outra ponta. Faça isso com delicadeza e lentidão, tomando cuidado para não forçar as paredes do encanamento e causar acidentes. 

2) Ao sentir o local onde a sujeira está acumulada, gire o arame, a fim de encaixá-la no gancho. 

3) Puxe o arame lentamente de volta à superfície. 

4) Repita esta operação quantas vezes forem necessárias.

5. Desentupir pia com bicarbonato de sódio e vinagre

A mistura de bicarbonato de sódio e vinagre causa uma reação efervescente forte, que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros tipos de resíduos do cano. 

1) Primeiro, esvazie a pia e seque-a completamente.

2) Esquente 1 litro de água.

3) Coloque 1 xícara de bicarbonato de sódio em cima do ralo e, em seguida, despeje ½ xícara de vinagre por cima. Os dois produtos irão reagir e começarão a borbulhar. 

4) Quando a reação finalizar, jogue a água água quente no ralo. 

5) Aguarde cerca de 15 minutos antes de ligar a torneira e conferir se o processo de desentupimento deu certo. 

6. Desentupir pia com hidróxido de sódio

O hidróxido de sódio é um produto altamente corrosivo, muito utilizado para desentupimentos de canos. Popularmente conhecido como Soda Cáustica, tem uma ação rápida, já que corrói a sujeira que gera as obstruções do encanamento doméstico. 

É também um produto tóxico e, portanto, nocivo à saúde. Pode causar queimaduras, se entrar em contato com a pele. É preciso cuidado redobrado e estar atento às instruções de uso que se encontram na embalagem do produto. Também é essencial o uso de materiais de proteção como luva e óculos. 

Além disso, jamais deve-se usar o hidróxido de sódio em conjunto com outro produto químico, sob o risco de causar uma reação perigosa e ferir gravemente quem está manipulando os produtos. 

Importante: o uso constante do hidróxido de sódio pode danificar o encanamento! A recomendação é utilizá-la somente em casos graves de entupimento, quando as outras tentativas de desentupimento não surtiram efeito. 

Outro ponto importante é:quando entra em contato com o óleo de cozinha, o hidróxido de sódio reage e cria uma espécie de massa. Isso pode causar ainda mais entupimentos na sua pia. Portanto, nunca descarte óleo de cozinha no ralo da sua pia, armazene em garrafas e busque postos de coleta sustentável na sua cidade.

7. Com enzimas biológicas

As enzimas biológicas é um tipo de produto químico não corrosivo muito utilizadas no desentupimento e limpeza de tubulações e fossas. A base do produto são enzimas de decompõem os resíduos encontrados no encanamento. Assim, elas vão quebrando os resíduos, facilitando a saída e água. Embora seja muito utilizada na rede pública de esgotos, existem algumas opções para uso residencial. É bastante indicada também para a manutenção e limpeza das tubulações, especialmente do banheiro, atuando para prevenir entupimentos. 

Assim como o hidróxido de sódio, as enzimas biológicas devem ser utilizadas seguindo as instruções da embalagem. Além disso, utilize material de proteção e não misture com outros produtos químicos para não causar acidentes. 

8. Limpando o sifão

Sifão

O acúmulo de resíduos e restos de comida na parte curva do sifão podem ser a causa do entupimento da pia. Assim, se a sua pia está entupida, é interessante retirar o sifão para verificar se é necessário fazer uma limpeza. 

O sifão é um cano flexível que forma um S e conecta a o ralo da pia ao encanamento instalado na parede. Fazer esta manutenção é muito simples, confira:

1) Primeiramente, deixe toda a água da pia escorrer pelo cano. É interessante esperar alguns minutos para que toda a água tenha passado também pelo sifão.

2) Coloque uma bacia vazia logo abaixo do sifão. Isso faz com que a água residual ou os resíduos que saiam do sifão não se espalhem pelo armário ou chão da sua casa.

3) Desencaixe o sifão do cano na parede. para isso, é só puxar levemente. Depois, é preciso desenroscar a outra ponta do sifão, que está conectada na pia. 

4) Com o sifão livre dentro do balde, jogue uma boa quantidade de água por ele, para retirar os resíduos. Depois, utilize uma escova cumprida com água e sabão para fazer uma limpeza profunda no sifão. 

5) Instale novamente o sifão limpo à pia e ao encanamento da parede. 

Como prevenir entupimentos nas suas pias e tubulações residenciais

Confira agora quais os cuidados que você precisa ter para fazer a manutenção da sua pia e prevenir entupimentos na tubulação!

  • Mantenha sempre o seu ralo telado, para evitar que resíduos sólidos passem por ele;
  • Não descarte alimentos em geral na pia.
  • Não descarte pó de café no ralo da pia. Ele pode se acumular nas paredes da tubulação e causar entupimentos.
  • Uma vez por mês, despeje 2 litros de água quente no ralo da sua pia, limpando a tubulação.