Como fazer tricô: veja dicas incríveis para você arrasar

Você sempre teve curiosidade em aprender como fazer tricô, mas sempre achou que era uma técnica difícil? Neste post iremos ensinar a você algumas dicas de como fazer tricô.

Não se aflija, porque todas as dicas são voltadas para pessoas em nível iniciante. Assim, você vai começar a praticar para dominar as técnicas de como fazer tricô e poder ter aquele gostinho de produzir um trabalho artesanal.

Se o trabalho com o tricô empolgar mostraremos as diferenças de como fazer tricô e crochê. Ao final, deixaremos um tutorial bônus se você quiser se aventurar também em começar a aprender a como fazer crochê.

O que é tricô?

O tricô é uma técnica de costura muito versátil. Acontece a partir do entrelaçamento de fios com agulhas e pontos próprios. O resultado será uma malha maleável que pode se desenvolver em diversas peças para todas as estações.

Presentes em diversas civilizações para a proteção durante invernos rigorosos, as técnicas de como fazer tricô ultrapassaram a barreira do inverno e conquistaram as passarelas. Cachecóis, luvas, gorros, casacos, suéteres, vestidos, blusas, tops, conjuntos, meias e mantas, são algumas das peças feitas em tricô que você, dentro da sua casa, pode começar a aprender a fazer hoje mesmo!

E aí? Quer começar, mas não sabe por onde? Foi pensando nisso que separamos dicas sobre como fazer tricô. Até o final deste post você irá aprender a fazer um cachecol e uma blusa com tutoriais de receitas de tricô para iniciantes.

Neste post vamos dar dicas sobre os materiais necessários para começar: as agulhas, os tipos de pontos, as maneiras de tricotar e tutoriais com receitas de tricô para iniciantes.

Mas antes, vamos deixar esse vídeo abaixo como um gostinho para aprender mais. Este tutorial de como fazer tricô para iniciantes mostra como fazer para você começar a se aventurar no mundo do tricô. O método continental, utilizado pela professora, é apenas uma das várias maneiras de tricotar que se utilizam no Brasil. Siga o post até o final para saber mais sobre as maneiras de tricotar e aprender algumas receitas de tricô para iniciantes que separamos para você!

Tricô para iniciantes

Está querendo inovar no guarda-roupa e aprender a fazer projetos manuais como aquele cachecol lindo de tricô? Ou quer aproveitar o tempo livre para aprender como fazer tricô e crochê? Que tal começar do zero?

A partir de agora, você vai começar a aprender como fazer tricô. Antes de mais nada, você precisa aprender o básico sobre como fazer tricô. Preste atenção às nossas dicas e tutoriais de quais são os pontos de tricô, como colocar os pontos na agulha, como fazer o arremate, e as maneiras de tricotar. Ah! Preste sempre atenção ao tipo e espessura de agulha indicada na embalagem da linha. Uma vez escolhidas, separe as agulhas e linha de sua preferência e vamos lá!

Tipos de pontos de tricô

Existem diversos tipos de pontos de tricô. Os mais utilizados são os pontos tricô e meia. No ponto tricô você vai primeiro esticar o polegar e o indicador formando um “L”. Depois, vai passar a linha que vem do novelo por trás do polegar e do indicador e segurar a linha na palma da mão com o dedo médio e o anelar, formando um triângulo.

A partir daí você vai começar a mexer com a agulha para colocar o primeiro ponto. Siga no tutorial o passo a passo para aprender a trabalhar com os pontos tricô e meia.

Como colocar pontos na agulha

Agora que você já aprendeu o básico sobre dois dos pontos mais comuns do tricô, é preciso aprender como colocar esses pontos na agulha. Preste atenção no tutorial abaixo.

Arremate de tricô — tirando os fios da agulha

Após concluir um projeto artesanal de tricô, é preciso fazer o arremate para tirar o fio da agulha. Qer saber como fazer isso? Siga o tutorial abaixo para aprender.

Maneiras de tricotar

Existem várias maneiras de tricotar diferentes espalhadas ao redor do mundo. O local de apoio da linha também pode variar. Vão desde agulhas, mãos e braços passando por pescoço, axilas e até barriga! No Brasil, os métodos mais frequentes são o inglês, o continental e o português. Abaixo, deixamos um vídeo bem bacana que mostra um pouco a diferença entre essas três maneiras de tricotar.

Pegou bem? Vamos revisar duas delas?

Maneiras de tricotar

  • Método Inglês: Mais usado entre pessoas destras, nesta maneira de tricotar você segura e trabalha com a linha na mão direita. Com ela, você vai entrelaçando os fios e fazendo os pontos, deixando a mão esquerda livre para auxiliar a direita a segurar as agulhas. É um método mais demorado por exigir uma maior concentração. Perfeito para pessoas que estão iniciando em trabalhos manuais e querem aprender como fazer tricô.
  • Método Continental: Diferente do método inglês, esta maneira de tricotar faz uso da mão esquerda, enquanto a direita segura as agulhas. Considerado o método mais rápido, é o preferido entre os artesãos que gostam de trabalhar com mais velocidade.

Receitas de tricô para iniciantes

Muito bem, agora que você já pegou o básico de como fazer tricô, que tal colocar a mão na massa? Ou melhor, na linha? Para começarmos, separamos algumas receitas de tricô para iniciante — inclusive sem o uso de agulhas!

Como fazer tricô — Cachecol

Trouxemos essa receita de tricô para iniciante de como fazer cachecol para você.

Para este trabalho você irá precisar:

  • 2 novelos de linha da marca Lion Brand yarn 170g
  • Cor Blossom
  • Agulha de tricô 10 mm

Como fazer blusa de tricô

Separamos também uma receita de como fazer blusa de tricô. Siga este tutorial para fazer uma linda regata de tricô.

Para este trabalho você irá precisar:

  • Fio Barroco nº 4 de 200g com 7603 100% algodão — TEX 590
  • Agulha nº 6
  • Agulha de tapeçaria para as costuras

Número de novelos indicados de acordo com o tamanho da peça que você deseja fazer:

  • PP e P — 1 novelo
  • M e G — 2 novelos
  • GG — 3 novelos

Como fazer tricô na mão — Passo a passo

Você sabia que é possível fazer tricô sem agulha? Sim! É possível fazer tricô e crochê usando apenas os dedos, mãos e braços! Não é incrível? Vamos apresentar a você um método bastante interessante, prático e simples de como fazer tricô na mão para criar aquela manta ou capa de almofada charmosa.

Como fazer tricô na mão usando dedos e braços:

Como fazer tricô com agulha de crochê

Tá a fim de variar com as agulhas e quer experimentar fazer tricô com agulha de crochê? Este tutorial ensina como fazer tricô com agulha de crochê:

 

Como fazer crochê

Antes de ir embora, deixaremos um vídeo bônus introdutório caso você queira se aventurar também a como fazer crochê.

Esperamos que você aproveite as dicas que trouxemos aqui, para produzir lindas peças de tricô para você, sua família e amigos! Ou quem sabe até mesmo faturar uma graninha extra?

Gostou do nosso post sobre como fazer tricô e crochê? Tem dicas interessantes ou sugestões sobre o assunto? Compartilhe com a gente e deixe seu comentário abaixo!