Como lavar roupa na mão: veja passo a passo e dicas para seguir

Se você está na dúvida entre lavar roupa na mão ou na máquina, por conta da peça que você pretende lavar, olhe a etiqueta e veja como manuseá-la. Agora, se a situação é a de que você está numa viagem, num rancho fundo bem para lá do fim do mundo, numa casa alugada na praia ou simplesmente não tem uma máquina de lavar para lavar suas roupas; aqui vão algumas dicas para te ajudar a aprender como lavar roupa na mão.

Saiba que, antes de ir lavando de qualquer jeito qualquer roupa, lavar roupa na mão estraga o tecido se ele for muito sensível ou se você o esfregar com muita força.

Portanto, a primeira dica aqui para começar com o pé direito é: cuidado com suas roupas. Evite alguns manuseios mesmo que estejam secas, limpas e recém-chegadas da loja. Não as estique demais. Evite puxá-las pelo colarinho e cuidado com o manuseio de produtos que possam manchá-las.

Posto essas dicas de atenção que são básicas e que são cuidados que se deve ter com as roupas de modo geral, independentemente do tecido ou do material que elas são feitas; aprenda agora dicas úteis de como lavar roupa na mão em alguns passos simples.

Como lavar roupa na mão: veja passo a passo e dicas para seguir

1. Tenha água

Lembre-se de que sem água é difícil fazer muitas coisas, assim como lavar roupa na mão. Então economize ao máximo, tenha cuidado com desperdícios e reaproveite sempre que puder. E, além da água que é necessária, tenha um balde, uma bacia ou um tanque com tampa, para que a água não escoe pelo ralo. De forma resumida, arranje um recipiente o qual possa encher de água para utilizar no processo de lavar a roupa.

Como lavar a roupa no balde, no chuveiro ou na bacia são processos parecidos, já fica essa dica de locais que você pode utilizar para higienização de suas vestes. No entanto, evite lavar peças muito grandes no chuveiro, pois o gasto da água é desnecessário. O chuveiro é ideal para lavar peças pequenas como cuecas, calcinhas ou mesmo meias que não estejam tão encardidas e que precisem de maior foco, força e fé.

2. Com sabão em barra

Para aqueles que não souberem como lavar roupa com sabão em barra, não se preocupe. Este tópico é para ensinar você como fazer. Mas já fica aqui, de antemão, que esse é um processo muito simples e quase intuitivo. Muito parecido com o ato de tomar um banho ou mesmo lavar a louça. O sabão em barra é de fácil manuseio e não precisa de muita água no processo de tirar manchas, apenas no enxágue.

Bem. Para começar, tenha um sabão em barra, óbvio. Separe as roupas que precisam de mais atenção e deixe-as de molho na água. Mas antes disso, passe o sabão em barra nas partes mais manchadas e encardidas das roupas e aí sim deixe-as de molho. As outras que não estiverem tão sujas podem ser lavadas enquanto as sujeiras e os encardidos das roupas que estão de molho na água amolecem.

Conforme for lavando a roupa, passe sabão nas partes sujas e esfregue-as com as mãos, encharcando no balde de vez em quando para que nem a roupa nem o sabão, sequem. Em casos mais extremos, utilize o tanquinho para esfregar as roupas ou uma escova de limpeza (dependendo do tipo de tecido que você está lavando, é claro). Depois, repita esse processo com as roupas que estavam de molho. Aplicando sabão na parte suja e esfregando bem.

Depois de tanto “esfrega esfrega”, por conta do sabão em barra ficar muito duro quando seca, enxágue bem com água corrente. Para ter a certeza de que não há nenhum vestígio de sabão, basta molhar a roupa e torcê-la bem. Caso ela solte água com sabão é sinal de que deve ser enxaguada novamente. Repita esse processo até a roupa estar livre de sabão e a estenda no varal.

O sabão em barra é um produto de limpeza um pouco mais rústico que o sabão em pó. Portanto, ele não é muito recomendável para roupas muito delicadas. No entanto, para você que quer saber como lavar roupa delicada na mão usando sabão em barra o ideal é deixá-la de molho numa solução de água e sabão por um período um pouco mais longo que o normal. Depois, esfregue levemente para tirar vestígios de sujeira, enxágue e deixe secar.

3. Sabão em pó

Como lavar roupa na mão é algo simples (mas trabalhoso), o processo de lavagem de roupa na mão com sabão em pó é muito parecido com o do sabão em barra, mas um pouco mais simples. A diferença é na aplicação do sabão na região mais encardida, que com o sabão em pó não é necessário.

A diluição do sabão em pó na água é muito importante para evitar vestígios de sabão que fique no tecido e que possam empedrar deixando a roupa dura. Além disso, dê preferência em manter por mais tempo de molho para que o sabão aja sobre a sujeira.

Depois de um tempo de molho, esfregue as partes que acumulam mais sujeira, suor ou que sejam mais propensas a encardir como o colarinho, embaixo dos braços e as barras. Enxágue bem as peças em água corrente e as torça bem. Certifique-se de que elas não tenham nenhum vestígio de sabão antes de colocá-las no varal.

4. Roupa macia

Para garantir maciez nas roupas, independentemente se forem lavadas com sabão em pó ou em barra, faça o uso de amaciantes. Eles ajudam a evitar que as roupas fiquem muito duras e difíceis de passar, depois de secas. Além de deixar um cheiro gostoso de roupa limpa e ficarem mais macias ao vesti-las.

Mas, cuidado com o excesso de amaciante na água em que a roupa ficou de molho e certifique-se que todo o resíduo do sabão e do amaciante tenha saído no enxágue. O excesso de produtos químicos pode causar coceiras e alergias, então cuidado com o uso desses produtos de limpeza.

5. Roupas de cama e toalhas

Quando se trata de roupas mais pesadas como colchas, edredons ou toalhas; utilize um balde grande ou o tanque. Coloque o sabão que for utilizar (dê preferência ao sabão em pó) e adicione o amaciante. Utilize sempre a quantidade indicada na embalagem. Deixe de molho por um tempo mais longo que o utilizado com roupas menos pesadas. Pegue outro balde ou solte a água utilizada no tanque removendo o tampão do ralo.

Enxágue bem, torcendo parte por parte dessa peça, mantendo o ritmo. O sabão e o amaciante já agiram sobre a roupa e agora é necessário tirar esse excesso para que, depois de secar, ela não fique dura, com cheiro muito forte ou provoque coceiras e alergias quando forem utilizadas.

6. Roupas íntimas

Como lavar roupa na mão é uma tarefa que pode ser feita em qualquer lugar, para roupas íntimas como cuecas, calcinhas, sutiãs e meias, o processo é ainda bem mais simples, podendo ser feito no chuveiro mesmo, durante o banho.

Com a peça úmida e o auxílio de sabão em barra, sabonete, xampu ou mesmo sabão em pó diluído na água, sem a necessidade de amaciante; basta esfregar as peças sem muita força e torcer bem. Depois, algumas horas no sol já serão o suficiente para elas estejam prontas para uso.

7. Dica das antigas

E, para finalizar essas dicas de como lavar roupa na mão, aqui uma para e secá-la: faça uso de secadores de cabelo ou ferro de passar para terminar de secar peças de roupas leves que ainda estejam úmidas. Passar algumas vezes com o ferro quente ou passar o secador com o ar quente pode ajudar a finalizar o processo de secagem de sua roupa.

Limpas, macias e cheirosas

Depois dessa senhora aula de como lavar roupa na mão, peças de grande ou de pequeno porte, com sabão em barra ou sabão em pó e já sabendo também como usar o amaciante para que a roupa não fique dura; não deixe de comentar aqui as manhas que você tem para lidar com roupas sujas, sem usar a máquina de lavar! Aqui vai um lembrete sobre a importância de não desperdiçar água. Compartilhe com outras pessoas suas dicas e experiências e, se tiver dúvidas, escreva aqui!