Como limpar alumínio: veja como limpar diferentes tipos de alumínio

Como limpar aluminio

O alumínio é um material que encontramos nos mais diversos formatos em nosso cotidiano, ele está tanto em itens pequenos, como chaveiros, quanto em grandes, como cadeiras. Portanto, é normal que as pessoas sejam mais cuidadosas com o estado desses objetos, uma vez que eles também ficam sujos e precisam passar por uma limpeza.

Por se tratar de um metal que pode ser facilmente danificado, há uma certa preocupação em como limpar alumínio. Além disso, o material também acumula poeira e sujeira, especialmente se estiver em contato com a área externa.

Portanto, saber como limpar alumínio é essencial, uma vez que sua superfície precisa ser limpa regularmente.

Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe, separamos algumas dicas de como realizar a limpeza do alumínio. Continue lendo para aprendê-las!

Como limpar alumínio oxidado

Como dito anteriormente, o alumínio é um material que está presente em diversos objetos que fazem parte do nosso dia a dia, desde as panelas até as rodas de uma bicicleta. Logo, é comum que ele vá se desgastando e oxidando com o passar do tempo, deixando o ferro com uma textura arenosa e acinzentada.

Porém, não é preciso tornar isso um problema maior do que é, porque existem várias soluções de interromper o processo de oxidação.

O primeiro passo de como limpar alumínio oxidado é lavar e escovar o metal, isso porque a lavagem eliminará qualquer resíduo prejudicial. Em seguida, você pode fazer o seguinte:

  • Se o objeto for pequeno, coloque-o de molho em água fervida com vinagre. Deixe ele ali por, no mínimo, 15 minutos. Então, enxágue.
  • Para limpar superfícies maiores, umedeça um pano com vinagre e passe-o sobre a área oxidada. Esfregue a superfície com uma escova de cerdas macias, limpe a camada de vinagre e remova a oxidação com um pano úmido.
  • Para panelas, a solução pode ser cozinhar alguma coisa ácida, como tomate, maçã fatiada, limão fatiado ou ruibarbo. Basta levar a panela, preenchida com água até o ponto em que ela cubra as áreas oxidadas, ao fogo e deixe ferver.

Lembre-se de não usar materiais abrasivos, como lã de aço ou lixa, durante a limpeza. Mesmo que eles sejam ótimos para a remoção de oxidação, eles podem arranhar o alumínio e prejudicar sua limpeza no futuro.

Vale apontar que as técnicas de como limpar alumínio oxidado não param por aí, outras substâncias ácidas também podem ser utilizadas. Além delas, também é possível comprar produtos específicos para esse tipo de limpeza.

Como limpar janela de alumínio oxidado

As janelas de alumínio também podem sofrer com a oxidação eventualmente, especialmente por estarem mais expostas ao ambiente externo e terem que lidar com dias de sol e chuva constantemente. Por isso, é importante prestar atenção à superfície delas.

Há diversas maneiras de como limpar janela de alumínio oxidada, como vimos anteriormente, só é preciso de uma substância ácida propícia para o trabalho.

Um jeito mais simples de fazer isso é aplicando saponáceo cremoso em uma esponja e esfregá-la nas partes oxidadas da janela. Contudo, pode ser que você precise repetir a aplicação mais de uma vez.

Porém, se você busca um método mais caseiro de como limpar janela de alumínio oxidada, a dica é utilizar suco de limão. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • Esfregando o limão diretamente na área oxidada, caso ela seja pequena. Depois disso, basta limpar com um pano;
  • Ou aplicando o suco de limão, que pode ser comprado no mercado, em uma esponja. Esfregue bem e com cuidado. Depois é só utilizar um pano para finalizar.

Caso a oxidação se mostre resistente, coloque sal sobre a superfície do limão, assim ele ficará mais abrasivo.

Como limpar alumínio manchado

Além da oxidação, outro problema muito frequente que surge no alumínio são as manchas. Podendo surgir de diversas formas, elas causam incômodo especialmente por estragarem a aparência do metal.

Para lidar com essas manchas, você vai precisar de:

  • Um sabonete branco;
  • Uma esponja comum;
  • Uma esponja de aço.

Então, basta seguir os passos de como limpar alumínio manchado:

  1. Primeiro umedeça as duas esponjas e passe o sabonete sobre elas.
  2. Em seguida, esfrega-as na superfície de alumínio, delicadamente.
  3. Se o item estiver muito manchado, você pode aquecê-lo para voltar a esfrega-lo depois.
  4. Para finalizar, basta enxaguar.

Como limpar janela de alumínio manchada

Já para a limpeza de janelas de alumínio manchadas, que também são umas das maiores vítimas das manchas, realizar a limpeza também é simples.

Essa técnica de como limpar janela de alumínio manchada é feita dentro de casa, assim, ela pode ser realizada tanto em sobrados quanto em apartamentos. Não é preciso se preocupar com a água escorrendo nas paredes externas, já que esse método não utiliza água.

Antes de iniciar, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Sapólio cremoso;
  • Pano macio;
  • Escova de dente;
  • Recipiente;
  • Água.

Quando o material estiver preparado, siga as instruções de como limpar janela de alumínio manchada abaixo:

  1. Coloque água morna em um recipiente pequeno.
  2. Com o pano umedecido em água, remova a sujeira superficial da janela.
  3. Em seguida, faça a aplicação do sapólio cremoso em outro pano úmido, utilize uma quantidade pequena, e limpe a superfície de alumínio.
  4. Utilize a escova para esfregar os cantos da janela que o pano não consegue limpar. Para isso, dissolva o sapólio em água e umedeça o item.
  5. Por fim, passe um pano úmido com água fria na superfície. Assim, o excesso do produto de limpeza será removido.

Como limpar alumínio fundido

As técnicas de limpeza dos objetos de alumínio costumam ser bem parecidas, isso inclui àqueles itens que são feitos desse metal quando fundidos.

Para realizar o método de como limpar alumínio fundido, separe:

  • Vinagre branco destilado;
  • Um balde com 1 litro de água;
  • Uma esponja comum;
  • Uma toalha de algodão.

Então, siga o passo a passo abaixo:

  1. Faça uma solução de 2 colheres de sopa de vinagre branco destilado em 1 litro de água em um balde de plástico.
  2. Em seguida, utilize a esponja, molhando-a na mistura, para esfregar o alumínio até que ele fique limpo.
  3. Depois, com água limpa, enxágue bem o objeto.
  4. Ao final, use uma toalha de algodão para secar o alumínio, assim é possível evitar que superfícies polidas fiquem arranhadas.

Como limpar alumínio queimado

Uma grande preocupação causada pelas panelas de alumínio é quando as manchas de queimadura começam a surgir, porque além de darem uma impressão de sujeira, ainda podem prejudicar os alimentos que são preparados nelas.

Embora essas queimaduras não sejam exclusivas desses utensílios, é mais comum que isso ocorra com eles. Portanto, considera as dicas a seguir de como limpar alumínio queimado para todos os itens que também passem por essa situação.

Para realizar a primeira técnica, você só vai precisar de água, sal e uma esponja. Com esses itens em mãos, basta seguir os passos:

  1. Encha a panela com água até que todas manchas estejam cobertas.
  2. Em seguida, acrescente duas colheres de sal na água e deixe ferver por alguns minutos.
  3. Depois, esfregue todo o fundo da panela com a esponja, até que o queimado seja removido por completo.
  4. Ao final, lave a panela normalmente.
  5. Para aplicar essa técnica em outros objetos, basta coloca-los na água dentro da panela e seguir os mesmos passos. Tome cuidado com a água fervente e utilize luvas, se possível.

Outra técnica de como limpar alumínio queimado, é utilizar vinagre branco e uma esponja. Para isso, você deve fazer o seguinte:

  1. Cubra toda a parte queimada da panela, ou objeto, despejando o vinagre.
  2. Depois, deixe-a ferver por 5 minutos no fogo.
  3. Quando a panela esfriar, esvazie-a.
  4. Por fim, esfregue-a com a esponja e lave-a normalmente.

Como limpar alumínio anodizado

O alumínio anodizado é uma variação do metal que precisa receber uma atenção maior. Isso porque em ambientes urbanos, ela deve ser limpa a 12 meses. Já em ambientes litorâneos, sua limpeza deve ser feita a cada 3 meses.

Para aplicar o método de como limpar alumínio anodizado, siga o passo a passo:

  1. Primeiro, é preciso molhar o alumínio utilizando um pano bem úmido.
  2. Em seguida, separe um balde e misture água com um pouco de detergente neutro.
  3. Umedeça uma esponja macia utilizando essa solução. Passe-a na superfície do metal, de cima para baixo.
  4. Depois, utilize um pano bem umedecido para remover a solução.
  5. Por fim, seque bem o objeto, pois, se ele continuar molhado, podem surgir manchas.

Como tirar corrosão de alumínio

A corrosão é outro problema que afeta bastante as peças e objetos de alumínio e, com o seu surgimento, as pessoas logo querem se ver livres desse incômodo.

Contudo, não é preciso temer essa inconveniência, pois, aqui está uma dica de como tirar corrosão de alumínio:

  1. Retire a sujeira superficial com o auxílio de uma escova de cerdas macias.
  2. Aplique detergente sobre uma esponja e esfregue-a no metal.
  3. Em seguida, utilize a metade de um limão para passar sobre os pontos com corrosão.
  4. Para as manchas mais pesadas, é recomendado que você utilize um produto próprio para a limpeza de alumínio. Porém, é possível usar um limão com sal.
  5. Por fim, utilize uma esponja limpa para enxaguar o alumínio.

Gostou das dicas?

Agora que você sabe como limpar alumínio, é importante que você se lembre de fazer uma limpeza regular de objetos e móveis feitos a partir desse metal. Dessa maneira, você poderá evitar que esses itens estraguem, além de garantir uma aparência lustrosa para eles.

Gostou de aprender como limpar alumínio? Tem alguma sugestão ou crítica? Escreva sua resposta nos comentários!