Como limpar ar condicionado passo a passo

O ar condicionado é um aparelho muito útil nas épocas mais quentes ou frias do ano, pois permite deixar a temperatura dos ambientes mais agradável. Apesar disso, conforme o tempo passa é natural que algumas sujeiras se acumulem por ali, principalmente a poeira.

Isso significa que é preciso limpar o ar condicionado algumas vezes ao ano, principalmente em locais em que ele é usado com frequência. O filtro deve ser trocado e mesmo que a recomendação seja de limpar uma vez a cada seis meses, pode ser que você precise fazer isso antes.

Você tem ar condicionado em casa e não sabe como fazer sua limpeza? Confira dicas para essa tarefa e como saber se chegou o momento de limpar o aparelho:

Por que limpá-lo?

Você talvez esteja se perguntando porque é necessário limpar seu ar condicionado. Apesar do aparelho ser prático, ele não é auto-limpante e mesmo quando não está sendo utilizado acaba acumulando sujeira – principalmente poeira.

Ao limpar seu ar condicionado você não apenas aumenta a vida útil do aparelho e diminui os problemas técnicos – e a necessidade de consertos – como também melhora a qualidade do ar dos ambientes em que o ar condicionado está instalado, reduz problemas de saúde como rinite e sinusite e economiza energia elétrica.

Exatamente! Um ar condicionado muito sujo aumenta o consumo de energia elétrica. Então se você faz a limpeza constante do aparelho acaba economizando dinheiro, já que reduz o gasto na conta de luz, os gastos com manutenção e quebra do eletrodoméstico e até mesmo com remédios, já que você não irá lidar com crises alérgicas.

Como saber se precisa de limpeza?

Afinal como você pode descobrir se seu ar condicionado está precisando ser limpo? Você pode seguir as orientações do fabricante, que recomendam a troca do filtro após determinado período, que varia de acordo com o uso do aparelho.

Mas se ainda assim você continuar em dúvida, pode observar alguns sinais que o eletrodoméstico dá de que chegou a hora de dar uma geral nele. Se o ar condicionado começou a ficar muito barulhento, está demorando para gelar e cada vez que é ligado você e outras pessoas do ambiente não param de espirrar, é sinal claro de que é preciso limpá-lo.

Se as crises de alergia estão mais frequentes, rinites e sinusites no caso, e sempre depois que você ou outras pessoas ficam no ambiente em que o ar condicionado se encontra, considere fazer a limpeza, mesmo que não tenha se passado muito tempo desde a anterior.

Tipos

Existem alguns tipos de ar condicionado que são comuns no mercado: Os split, que possuem duas partes, uma instalada dentro da casa e outra na parte externa; os de janela, que como já diz o próprio nome precisam ser instalados em uma janela e os portáteis, que podem ser carregados para qualquer parte da casa. 

A maioria das pessoas e das empresas preferem o ar condicionado split, mas como nem sempre ele pode ser colocado em determinado espaço, os modelos de janela acabam suprindo a necessidade, assim como os portáteis.

Materiais necessários

Para limpar o ar condicionado você vai precisar de:

  • Pano macio;
  • Água oxigenada;
  • Água morna;
  • Pincel com cerdas macias;
  • Luvas de proteção;
  • Ar condensado;
  • Aspirador de pó;
  • Escova de cerdas;
  • Filtro para ar condicionado.

Como limpar ar condicionado passo a passo

Confira o passo a passo para limpar os modelos de ar condicionado de janela e split:

Como limpar ar condicionado de janela

Como limpar ar condicionado de janela

Limpeza diária ou semanal

Desligue o aparelho da tomada de forma a evitar acidentes. Se vai fazer uma limpeza diária ou semanal, comece tentando identificar sinais de mofo. Coloque água oxigenada em um borrifador e aplique sobre a parte externa do ar condicionado. Deixe agir e não ligue o aparelho até que a substância tenha evaporado/secado.

Limpeza mensal

Comece desconectando o ar condicionado da tomada. Retire em seguida a parte frontal do aparelho e use o pano macio para limpar. Não é recomendado usar água no processo, mas caso a sujeira esteja muito difícil de remover, você pode umedecer um pouco o pano.

Retire o filtro do ar condicionado e use o aspirador de pó para limpá-lo. Se estiver muito sujo é recomendado lavar usando água – em temperatura ambiente ou morna. Deixe o filtro secar se for necessário lavá-lo.

Caso perceba que o filtro está muito desgastado, o ideal é trocar por um novo. Verifique qual é o modelo utilizado pelo ar condicionado e compre.

Enquanto espera o filtro secar você pode limpar as aletas do aparelho. Para isso utilize o pincel de cerdas macias. Coloque luvas de proteção para evitar machucar as mãos durante o processo. Aproveite também para borrifar ar condensado na bobina e na própria grade de proteção.

Passe o aspirador de pó nas grades para remover qualquer sujeira que esteja dentro do aparelho ar condicionado. Reinstale o filtro, coloque a parte frontal no lugar e espere ao menos um dia antes de voltar a usar o eletrodoméstico.

Como limpar ar condicionado split

O ar condicionado split não necessita de limpeza diária ou semanal, mas vai exigir mais de você na limpeza mensal. A primeira coisa a fazer é desligar o aparelho da tomada, tanto a parte interna quanto externa.

Parte interna

Comece a limpeza pela parte interna do ar condicionado, aquela que está instalada dentro da sua casa. Você pode usar um pano seco para limpar a parte de fora e o painel frontal. Dependendo de como estiver sujo, pode ser necessário lavar o painel. Remova, use um pano úmido e deixe secar.

Produtos químicos não são indicados. No máximo o aspirador de pó e um pano levemente molhado. Depois de retirar o painel, você deve remover o filtro, com o objetivo de trocar ou limpar.

Alguns filtros só permitem que você faça uma limpeza a seco, usando o aspirador de pó. Outros podem ser lavados. Caso esteja muito velho ou danificado, troque por um novo.

Limpe o cooler usando o aspirador de pó e um pano umedecido. Lembre-se de secar bem e então recolocar o filtro e o painel frontal. Aproveite para remover o tubo plástico de condensação e ver se há crescimento de algas por ali. Limpe também o tubo de drenagem, com a ajuda de uma escova de cerdas.

Reinstale tudo assim que terminar a limpeza.

Parte externa

A parte externa do ar condicionado, chamada de condensadora, também precisará ser limpa. Você deve desligar a energia elétrica antes de começar. Use o aspirador de pó para limpar as aletas. Verifique nesse momento se não há nada que esteja bloqueando o fluxo de ar: ervas daninhas, grama ou folhas.

Para limpar o ventilador da condensadora, um pano úmido é suficiente, mas espere secar antes de ligar o aparelho novamente. Caso essa limpeza leve mais do que quatro horas, deixe o ar condicionado “descansar” volte a ligá-lo novamente depois de um dia.

Como limpar ar condicionado: cuidados

Para aumentar a durabilidade do seu aparelho ar condicionado são indicados alguns cuidados durante o processo de limpeza, como:

1. Nunca ligar o aparelho sem o filtro

O filtro é uma parte muito importante do aparelho ar condicionado. Sempre que retirar para limpeza ou troca, não ligue o ar condicionado durante esse período. É ele que cumpre a função de filtrar o ar.

2. Desligar/ tirar da tomada antes de iniciar limpeza

Apesar de você poder limpar o ar condicionado usando apenas o aspirador de pó, o melhor é evitar acidentes e até mesmo acabar estragando o aparelho. Desligue ou tire da tomada antes de começar qualquer limpeza, mesmo que seja só um pano úmido no painel.

3. Não utilizar produtos químicos e água quente

O ar condicionado não exige muito quanto a produtos para a limpeza. Mesmo no caso da lavagem dos filtros o melhor é evitar qualquer tipo de produto químico. A água (em temperatura ambiente ou morna, nunca ultrapassando os 40ºC) e o aspirador de pó já conseguem dar conta do recado.

No máximo você pode usar um pouco de detergente – diluído em água – para lavagem do filtro. Ainda assim aposte no neutro e enxague bem, para evitar qualquer problema posterior na filtragem do ar.

4. Manter uma frequência de limpeza

Adote uma frequência de limpeza para o ar condicionado. Modelos de janela podem precisar que você borrife água oxigenada ao menos uma vez na semana. Leve em conta também o uso do aparelho. Se você está sempre com o ar condicionado ligado, pode ser necessário fazer uma limpeza completa ao menos uma vez por mês.

Agora, se o aparelho é utilizado apenas nos dias mais quentes (ou nos mais gelados, no caso de ar condicionado que também esquenta) a frequência de limpeza pode ser menor. Ao menos quando se fala em algo completo, precisando desmontar o aparelho.

Cuide principalmente da troca do filtro e da limpeza externa do painel – essa última pode ser feita todos os dias.

Como você pode perceber, limpar ar condicionado é uma tarefa que exige preparo e paciência, ainda assim não é difícil. O importante é se atentar aos sinais que o aparelho dá, indicando que chegou a hora de trocar o filtro e fazer a limpeza completa.

Se você quiser mais dicas de limpeza, continue acompanhando os textos do blog!