Como limpar banco de carro: veja dicas para couro, tecido e mais

As marcas que ficam depois de uma viagem longa, um bate e volta na praia ou mesmo uma semana de trânsito, dificilmente se limitam a apenas fotos, perrengues ou boas lembranças. 

E, muitas vezes, é o banco do carro que “paga” por esses momentos. Pensando nisso, saber como limpar banco de carros é uma habilidade muito bem-vinda para o dia a dia. Para conhecer ótimas dicas de como limpar banco de carros, veja este artigo até o final.

Como limpar banco de carros sujo de areia

Num feriado, um fim de semana gostoso ou mesmo um bate e volta de um sábado ensolarado na praia. Independentemente do tempo que você passe numa praia, sempre haverá areia uma semana depois em você, nas suas roupas e no seu carro. Suas roupas podem ser lavadas na máquina e um bom banho dá conta da areia que há em você. Mas como limpar banco de carro sujo de areia?

Para te ajudar a se livrar da areia que empesteou seu carro na sua última visita ao litoral, siga o passo a passo que tem a seguir e aprenda como limpar banco de carro sujo de areia de uma vez por todas.

  1. Aspire. Independentemente de qual tipo de banco de carro você tem, comece sempre aspirando. Não tem aspirador de pó? Passe uma escova, se o banco for de tecido, ou um pano seco, se for de couro. 
  2. Depois, remova os tapetes com cuidado. Se você não utilizou um aspirador de pó, provavelmente, ao escovar os bancos, muita areia deve ter caído nos tapetes. Então, se não tiver cautela, toda areia do tapete poderá cair nos bancos. Isso poderá causar trabalho em dobro.
  3. Ao tirar os tapetes, lave-os e os coloque para secar ao sol. Enquanto isso, aspire ou escove o assoalho do carro para tirar todo o excesso de areia que possa ter no carro. Para facilitar esse processo, coloque os bancos para trás, quando for limpar na frente e vice e versa.

Não se esqueça de limpar bem a parte debaixo do banco e o painel do carro. Quando não encontrar mais vestígios do bate e volta, coloque os tapetes de volta. 

E é isso. Seu carro agora está limpo. Lidar com o carro é algo que deve atenção por ter muitos lugares difíceis de se limpar, portanto, se não tiver paciência para fazer você mesmo em casa, com produtos caseiros, o ideal é procurar um profissional que faça esse trabalho.

Como limpar banco de carro de tecido sujo de vômito

Acontece. Que seja ao dar carona a algum amigo ou amiga que passou mal depois de tomar todas ou mesmo para quem tem crianças que costumam golfar com maior facilidade: este tipo de acidente é mais frequente do que parece. No entanto, não precisa ser um caos. Para saber como limpar banco de carro de tecido sujo de vômito você vai precisar de algumas dicas:

  1. Use um pano úmido para tirar o excesso de vômito que estiver no carro. Tenha um balde com água de apoio para lavar o pano. 
  2. Ao tirar todo o excesso de vômito, faça uma solução de um litro de água, duzentos mililitros de vinagre de álcool e duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
  3. Aplique essa mistura aos poucos no banco e, com uma escova, esfregue as partes manchadas. Essa solução de água, bicarbonato de sódio e vinagre de álcool vai ajudar a remover por completo as manchas que tiverem. 
  4. Mas, se alguma mancha persistir, ainda mais se estiver com cheiro, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio sobre a área marcada e deixe agir por pelo menos uma hora. Depois remova o excesso com um pano seco ou um aspirador.

Dica extra: nunca deixe seu carro úmido e fechado. Se ele ficar muito tempo úmido na sombra, ainda mais se estiver fechado e quente, os bancos podem embolorar. Portanto, considere que seu trabalho de limpar o carro está finalizado somente quando ele estiver completamente seco.

Como limpar banco de carro de couro sujo de vômito

No caso do banco de couro, é tudo mais fácil. E isso se deve por algumas vantagens do couro como: ele é impermeável, dificilmente pega cheiro e seca rápido quando lavado e é raro que manche. Com isso, aprender como limpar banco de carro de couro é uma tarefa bem mais fácil de se executar. Veja esse passo a passo simples para que não haja qualquer dúvida.

  1. Tire o excesso de vômito do carro com um pano. Sempre lave-o em um balde de água e torça bem antes de passar novamente no banco.
  2. Com esfregue com um pano úmido uma solução de água e detergente neutro ou sabão em pó.
  3. Seque com um pano seco.
  4. Deixe o carro aberto por alguns minutos para que ele seque naturalmente.

Viu como limpar banco de carro de couro é mais simples? Mas há um cuidado específico com bancos de couro que deve ser tomado de vez em quando. Procure produtos específicos para couro para passar de vez em quando e hidratar o couro. Se o banco de couro secar ele pode esgarçar. 

Como limpar banco de carro a seco

 

Para conseguir limpar o banco de seu carro sem precisar do auxílio da água, você vai precisar apenas de dois itens: bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Caso não tenha um aspirador de pó, faça uso de um pano seco. 

Veja agora um passo a passo para conseguir tirar manchas e cheiro de seu carro de forma rápida e fácil sem ter que usar água.

  1. Primeiro de tudo, identifique as manchas. Se não souber a origem do mau cheiro, por exemplo, não vai adiantar muita coisa essa técnica. 
  2. Na mancha, polvilhe bicarbonato de sódio e deixe ele agir por aproximadamente uma hora.
  3. Depois que ele fizer efeito, remova o excesso com aspirador de pó. Se não tiver um, use um pano seco. 

Pronto. Nem precisa esperar que ele seque e seu carro já está limpo e sem cheiros fortes. Essa técnica é ótima para saber como limpar banco de carro a seco em caso de acidentes com refrigerantes, sucos e bebidas em geral em seu veículo.

Essa dica de como limpar banco de carro a seco serve tanto para bancos de carro de tecido quanto de couro. 

Como limpar banco de carro sujo de xixi

Além de pessoas, os pets também estão sempre presentes nos veículos da família. Isso quer dizer que também há uma probabilidade de que um acidente aconteça. Em casos como esse, fique com um passo a passo de como limpar banco de carro sujo de xixi:

  1. Para começar, polvilhe com bicarbonato de sódio toda área atingida pela urina de seu pet.
  2. Deixe agir por pelo menos uma hora.
  3. Depois, esfregue com uma escova e utilize uma solução de água e vinagre de álcool.
  4. Tire o excesso e polvilhe novamente um pouco de bicarbonato de sódio e deixe agir por mais uns 50 minutos.
  5. Tire o excesso com um pano ou aspirador de pó. Se estiver úmido ainda, deixe secar com o carro aberto.

Pronto. Seu carro está limpo. Diante de qualquer outro incidente que ocorra com o banco de seu carro, utilize uma das técnicas que você aprendeu neste artigo que você vai se dar bem. Esses são os casos mais extremos de sujeira que se possa ter em um veículo considerando uma quantidade razoável. Em caso de muito volume, como água de enchente que entre em seu veículo, o ideal seria levar a um profissional para tentar dar um jeito.

Seu carro está limpo. Recuperado do último incidente e pronto para outro. Com essas técnicas você vai economizar com lava-rápidos e ainda vai conhecer um pouco mais sobre o seu carro. Mas, além dessas dicas que você aprendeu aqui sobre como limpar banco de carro, quais outras você tem na manga? Compartilhe aqui. Deixe seu comentário.