Como limpar box de vidro: dicas funcionais para tirar de letra a limpeza do banheiro

Fazer a limpeza de vidros comuns não é uma tarefa fácil, já que apesar de geralmente não acumularem tanta sujeira, a finalização é bem complicada. Agora, imagine um vidro com acesso direto e constante com água e gordura: como limpar box de vidro realmente requer conhecimentos específicos para não gastar muito tempo tentando e, ainda assim, não obter os resultados esperados.

Há muito tempo que o box de vidro passou a ser um componente indispensável na funcionalidade e também na decoração de banheiros funcionais. Isso porque o box é responsável por proteger a área seca do local, impedindo que todo local fique encharcado a cada banho, promove privacidade, segurança e ainda, serve como um componente capaz de embelezar o ambiente.

Assim, é preciso aprender algumas táticas de como limpar box de vidro, que farão com que a limpeza seja muito mais ágil, eficiente e ainda, que deixarão o seu box ainda mais bonito e brilhante. Siga conosco para aprender todas as dicas e escolher qual é a que melhor se adapta ao seu caso. Acompanhe e confira todas elas.

Principais formas de como limpar box de vidro

Principais formas de como limpar box de vidro

Ao contrário do que boa parte das pessoas pensam, não há necessidade do uso da força para na hora de limpar box de vidro; além disso, também não é preciso investir seu dinheiro na compra de diversos produtos de limpeza específicos para box, já que você consegue um resultado excelente com alguns truques caseiros. Com eles, você será capaz de realizar toda a limpeza com mais rapidez e eficiência, economizando tempo e dinheiro!

No entanto, antes de passarmos para as dicas propriamente, é preciso ressaltar alguns cuidados. Como o vidro do box (assim como todos os outros tipos de vidro) são produtos delicados, devem sempre ser higienizados sob essa premissa. É preciso estar atento na escolha de utilização de produtos e técnicas de limpeza corretas, já que já o risco de riscar ou danificar o vidro é constante.

Por isso, se você quer se livrar de resíduos de gordura, manchas de sabonete, shampoo, pasta de dente e outros resíduos, saiba que tem solução e limpeza para cada uma dessas sujidades, sem a necessidade do uso da força!

Limpar box de vidro com sabão neutro + água 

Essa é a dica mais simples e também a mais conhecida. A combinação água e sabão servem para a limpeza de praticamente tudo, não é mesmo? Para o box de vidro, essa combinação serve para remover, principalmente, aquelas manchas mais leves, do dia a dia, que não necessitam de um componente mais forte. Para potencializar ainda mais a limpeza, é importante utilizar a água quente do chuveiro. Não esqueça de secar com um pano macio. 

Limpar box de vidro com bicarbonato de sódio

A técnica mais antiga de como limpar box de vidro é utilizar o bicarbonato de sódio, que tem várias vantagens em relação aos produtos industrializados. Sem dúvidas, o custo financeiro do bicabornato de sódio é muito acessível e pode sem encontrado em diversos locais, tais como mercados, padarias ou casas especializadas em produtos naturais. Além disso, o bicabornato possui propriedades bactericidas e fungicidas, ideais para esse ambiente.

Ademais, é um potente agente capaz de eliminar as manchas já existentes de mofo do box e evitar o surgimento de novas manchas nesse sentido. Além disso, outra grande vantagem do bicarbonato de sódio é que ele não agride a pele e nem o meio ambiente. Se você optou por essa modalidade na hora de limpar o box de vidro com bicarbonato, tenha em mãos uma esponja úmida e espalhe um pouco de bicarbonato.

Em seguida, molhe o box, de preferência com a água do chuveiro, já para auxiliar na retirada de manchas com a alta temperatura da água. Esfregue a esponja com firmeza, mas sem colocar força. Deixe a mistura descansar por 5 minutos, enxague e seque para verificar a necessidade de limpar algum cantinho. Se o box estiver muito sujo, pode ser necessário repetir todo o processo.

Limpar box de vidro com cera automotiva

Muita gente não sabe ou sequer imagina que a cera automotiva pode ser uma grande aliada na limpeza do box de vidro e outros itens da casa. Essa dica serve para quem já tem cera automotiva em casa e quer uma forma de prevenir as sujeiras. Embora ela não promova a retirada de manchas, ao aplicar um pouco de cera de carro na parte interna do box (limpo), fará com que seja criada uma película que impermeabilizará o vidro.

Em outras palavras, a cera fará com que o box não tenha contato direto com a água e, consequentemente, com resíduos de gordura corporal, shampoo e outras manchas. É ideal para utilizar logo após a limpeza com bicabornato, por exemplo.

Limpar box de vidro com vinagre branco

O vinagre branco já é conhecido por todas as pessoas que fazem a limpeza do lar. Suas múltiplas funções são conhecidas e reconhecidas por boa parte da população. O que muita gente ainda não sabe é que ele também é muito eficiente na hora de decidir como limpar box de vidro. Essa dica é ideal para que você consiga retirar as manchas da sua superfície de vidro que estiverem persistindo após uma primeira limpeza.

O passo a passo é bem simples, você só precisa separar uma quantidade do líquido suficiente para embeber uma esponja macia para esfregar as manchas. Deixe agir por 5 minutos e, em seguida, termine de esfregar utilizando água e sabão neutro. Seque com um pano macio para conferir o resultado final.

Limpar box de vidro texturizado

Se o seu box de vidro é texturizado, pode ser que você tenha um pouco mais de dificuldade na hora da limpeza. Se é o seu caso, você precisará contar com o auxílio de uma escova. Separe uma mistura de água e sabão neutro e despeje em um borrifador. Assim, será mais fácil concentrar os jatos de produto nos cantinhos onde a remoção estiver mais difícil.

Cuidados na secagem do box de vidro

Box de banheiro

Fazer a secagem do box após a limpeza é muito importante para se certificar de que ficou realmente limpo. Você pode utilizar os papéis absorventes, como por exemplo o papel toalha, que além se der um bom aliado na limpeza, secam e não deixam fiapos ou pelos. Seque com um pano macio e finalize com as toalhas de papel para um resultado perfeito.

Jornais velhos, toalhas de algodão ou panos com resíduos de produtos devem ser totalmente evitados, já que além de espalhar fiapos pela superfície do vidro, o deixam com a aparência suja e ainda podem agredir o vidro.

Agora que você já aprendeu como limpar box de vidro, não precisa mais sofrer com a limpeza

Um banheiro limpo é sempre indispensável para o bem-estar de toda a família. No entanto, você não precisa sofrer na hora da faxina, já que você acabou de conferir dicas preciosas de como limpar box de vidro, que vão de manchas simples até as sujeiras mais pesadas. Se você ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar conosco alguma tática que você utiliza na sua casa, compartilhe conosco nos comentários aqui embaixo.