Como limpar colchão: veja o passo a passo prático

Colchão

O colchão é um dos objetos da casa no qual você passa uma boa parte do seu tempo. Ao menos se dorme as 8h diárias recomendadas. Com isso é normal que acumule poeira e até mesmo cabelos e ácaros.

O que significa dizer que é preciso limpar seu colchão com certa periodicidade. Principalmente porque não é como um travesseiro ou os lençóis, que você pode simplesmente trocar e pronto.

Então pode tirar da cabeça essa ideia de que o colchão só precisa ser limpo em casos de pessoas que fazem xixi na cama ou se você derramar algum líquido ou alimento por ali. Você precisa limpar seu colchão se não que colocar sua saúde em risco.

Saiba agora como limpar um colchão:

Como limpar colchão: riscos para saúde / periodicidade

O grande risco para a saúde de quem não limpa o colchão com frequência está ligado ao acumulo de poeira e ácaros, que aumentam as alergias. Mesmo que não tem rinite pode acabar lidando com os espirros devido ao excesso de poeira no objeto.

Outro grande problema está ligado ao mofo. Quartos muito úmidos e o próprio suor do corpo podem fazer o colchão mofar caso você não o exponha ao sol ou deixe o ambiente mais arejado depois da limpeza. E o mofo também é prejudicial a saúde e deixa mais forte os sintomas de alergias respiratórias.

A limpeza deve ser feita de forma regular. Em média uma vez a cada quinze dias. Se preferir, você pode deixar o colchão exposto ao sol ou em um ambiente arejado, sem lençóis e protetores nos dias em que fizer a lavagem dessas peças – o que deve ocorrer uma vez por semana.

Materiais necessários

Para limpar um colchão você vai precisar de:

  • Aspirador de pó;
  • Pano limpo;
  • Água fria;
  • Água oxigenada;
  • Detergente neutro;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Escova de cerdas finas e flexíveis;
  • Vinagre;
  • Sabão em pó.

Como limpar colchão passo a passo

Conceito de limpeza de colchão

O primeiro passo para limpar o colchão é retirar toda a roupa de cama. Aproveite para lavar capas de proteção e até as fronhas dos travesseiros. Coloque esses últimos expostos ao sol e o restante da roupa de cama pode ser lavado na máquina.

Afaste o colchão de paredes e pegue o aspirador de pó. Certifique-se que as peças do aparelho estejam limpas e passe em toda a extensão do colchão, da cabeceira em direção aos pés. Essa etapa vai ajudar a tirar poeira e qualquer outra sujeira sólida que esteja no objeto, como pelos de animais, no caso de pessoas que dormem com cães e gatos na cama.

Percebeu alguma mancha? Prepare um balde com água fria e detergente neutro. Umedeça um pano e molhe unicamente a região da mancha. Use uma escova de cerdas macias para esfregar, passe um pano levemente molhado apenas em água e deixe o colchão secar. Se possível coloque no sol. Cuide para não exagerar na água, para que ela não infiltre na espuma.

Outra dica para tirar manchas é diluir um pouco de água oxigenada em água e aplicar apenas na mancha. Esfregue até que o colchão volte a sua cor normal. Caso não tenha água oxigenada em casa, prepare uma mistura de sabão em pó com água. Misture uma colher se chá em 200ml de água, molhe um pano ou esponja e esfregue no colchão.

Se ainda assim a mancha não sair ou estiver muito difícil de remover, aposte em produtos próprios para esse fim, mas cuide para não exagerar na aplicação.

Mancha de xixi

Quem tem crianças em casa, que ainda fazem xixi na cama, e esqueceu de colocar a capa plástica protetora deve limpar imediatamente. Use papel toalha ou um pano seco para absorver o excesso, mas passe delicadamente, sem apertar, para evitar que a urine acabe se infiltrando na espuma.

Em seguida prepare uma pasta de bicarbonato de sódio. Uma colher de sopa para 20ml de água. Teste em outra parte mais escondida do colchão para evitar manchas. Em seguida aplique na mancha de xixi e deixe agir por meia hora.

Passado esse tempo, esfregue com uma esponja ou pano macio e úmido, finalize com um pano limpo e umedecido e coloque o colchão no sol.

O vinagre branco também ajuda na tarefa. Prepare uma mistura metade água metade vinagre. Pode colocar em um borrifador. Aplique apenas sobre a mancha e cuide para não encharcar. Esfregue com uma esponja e finalize colocando o colchão para pegar sol.

Bicarbonato de sódio para desodorizar

Como limpar colchão com bicarbonato / conceito

O bicarbonato de sódio não precisa ser utilizado apenas nos casos de xixi na cama. Você pode terminar a limpeza do seu colchão eliminando qualquer tipo de odor polvilhando bicarbonato de sódio nele.

Deixe agir por cerca de 30 minutos e então use o aspirador de pó para retirar o bicarbonato de sódio. Finalize deixando o objeto tomar sol ou próximo a janela, em espaço bem arejado.

Como limpar colchão: cuidados

Troca de cama

Alguns cuidados são importantes para garantir maior durabilidade do colchão:

Trocar lençol

Os lençóis precisam ser trocados ao menos uma vez por semana. Se acontecer algum acidente, como derrubar algum alimento, vômito, xixi ou sangramento, troque imediatamente. Lençóis limpos garantem um colchão limpo e livre de poeira.

Virar colchão

Uma vez a cada quinze dias você deve virar seu colchão. Se ele não possui lado único, vire ele ao contrário. Coloque a parte que estava virada para o estrado ou box virada para cima. Agora se faz parte dos modelos mais modernos, com lado único, gire em 180º, colocando a parte dos pés na cabeceira.

O motivo? Você evitar que o colchão fique gasto e com a marca do seu corpo apenas em uma parte e usa ele igualmente.

Expor ao sol

Exponha seu colchão ao sol com certa frequência. Você pode fazer isso não apenas no dia da limpeza, mas também nas trocas de lençol. Tire o colchão da cama e deixe próximo a janela, em uma região do quarto que bata sol.

Cuide para que o colchão não se dobre ou fique em uma posição que possa danificar, principalmente aqueles que possuem lado único ou são de molas.

Capa antialérgica

A capa antialérgica é importante não apenas para proteger o colchão, mas também para ajudar a evitar o acumulo de ácaros e as alergias. Aposte nos modelos impermeáveis, assim em caso de acidentes o colchão não acaba sujo – e a capa é bem mais fácil de lavar.

Para as crianças, o ideal é a capa plástica, que envolve todo o objeto. Apesar da proteção ser muito útil e prática, não se esqueça de lavá-la ao menos uma vez por semana, junto com toda a roupa de cama.

Limpeza frequente

O colchão precisa de limpeza frequente. Realize esse processo ao menos uma vez a cada quinze dias. Se não há problemas com manchas, o aspirador de pó é suficiente para resolver tudo.

Evitar umidade

Cuide com a umidade. Observe se o local em que a cama está não é muito úmido. Se não há a possibilidade de trocar a cama de lugar, afaste-a da parede assim que levantar, para que o colchão possa ventilar.

Em caso de mofo é indicado resolver o problema o quanto antes, se necessário forrando a parede com azulejos, por exemplo. Assim você evita que a umidade e o mofo passem para o colchão.

Limpar manchas assim que ocorrem

Sempre que você derrubar alguma coisa, líquida ou sólida, ou acontecerem acidentes, como xixi, vômito e sangramentos, procure limpar imediatamente. Quando antes você limpar, menor o risco da mancha se fixar e ficar mais difícil de remover.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Como limpar prata: 15 formas para você ter suas peças sempre limpas