Como limpar couro: veja o passo a passo e dicas essenciais para limpeza

Sabe quando temos aquela peça de couro que amamos, mas não sabemos como limpar couro? Aqui você vai encontrar dicas de como limpar tipos diferentes de couro e um produtinho caseiro, que é o que mais adoramos, sem complicações. Aquela roupa que queremos sempre limpinha e impecável vai durar por muito tempo, com todos esses cuidados que vamos aprender a tomar agora

Como limpar couro sintético

O couro sintético é muito mais frágil e se deteriora mais fácil, o que pode surpreender, pois ele pode realmente se despedaçar. O ideal é não lavar o couro, mas olhar a etiqueta é muito importante para entender sua peça. Existem meios de como limpar couro sintético que utilizam água e sabão, isso para o caso de manchas menores, sempre com muito cuidado.

Utilize sabão de coco e um pano molhado, esfregue delicadamente sobre a sujeira, até que ela saia. Para a hidratação do couro, é recomendado que seja usado um produto próprio para tal. O hidratante corporal pode ser usado, mas não é o ideal, é preferível aqueles que contém ureia, que tem mais a função de hidratar do que perfumar. 

Como limpar couro sapato

Os sapatos de couro estão sempre em alta, sejam eles casuais ou formais, são ótimos para compor o look. O questionamento de como limpar couro sapato é super válido, afinal, o que nos leva no dia a dia são eles. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados com esse tipo de sapato, para preservar sua boa aparência.

É importante que eles não sejam dobrados, isso pode causar rachaduras no sapato e dar o aspecto sujo ou até mesmo trazer a sujeira para eles. Você vai precisar de uma escova de cerdas macias, para remover a poeira, e uma solução de água com detergente neutro ou de coco, um algodão ou uma flanela. Passe o pano umedecido na solução em toda a sujeira, deixe o sapato secar ao ar livre, mas não ao sol. Após esse processo você pode passar um óleo mineral em todo o sapato, para dar brilho.

Para calçados como tênis de couro, você pode seguir o mesmo processo, não sendo necessário o uso do óleo mineral. Para manchas mais fortes, o uso de pasta de dente branca, junto a uma escova pode ser útil. Aplique a pasta de dente branca e esfregue com cuidado o local, depois é só passar um pano úmido com água e ter seu tênis branquinho. Para os sapatos formais, é importante que você engraxe o sapato pelo menos uma vez no mês, com uma graxa da cor de seu calçado.

Como limpar couro preto

Sabemos que hidratar o couro é muito importante, mas também ajuda na remoção da sujeira. Para isso você também pode usar um silicone específico para couros. Junto a uma flanela você irá passar o hidratante por toda a peça, além de hidratar, repare que a sujeira sai junto e o seu couro dura muito mais.

A nossa solução de água com detergente também pode te ajudar a limpar aquela sujeirinha mais difícil. Depois limpe com um pano seco, para dar brilho e durar por mais tempo.

Como limpar couro preto exige um cuidado por conta da sua cor. Os tons mais escuros tendem a ficar sujos em tons mais claros, pois, normalmente o pó se torna mais visível. Nesses casos em que o pó pode deixar o couro sujo, é indicado o uso de lenços umedecidos ou uma escovinha de cerdas macias, sempre limpando com delicadeza.

Como limpar couro mofado

O couro é um material que pode vir a mofar, por conta da umidade e por ficar muito tempo guardado. Para saber como limpar couro mofado é só prestar atenção nessas orientações, você vai precisar de: um pano branco, algodão e amaciante de sua preferência. Com o algodão umedecido no amaciante, você irá passar por todo o local mofado, com cuidado até sair e passe o pano seco em seguida. Deixe a peça secar antes de guardar, em um local arejado longe do sol.

Outro produto que pode ajudar é o vinagre de álcool ou de maçã, mas com muito cuidado já que ele resseca o couro. Com o vinagre de álcool ou maçã diluído em água, passe com um paninho pelas manchas e deixe secar, para hidratar utilize um óleo mineral misturado com água, espere 10 minutinhos e retire o excesso com um pano seco. Não use vinagres coloridos, eles podem manchar a peça.

 Como limpar couro encardido

Aquele encardido que às vezes acontece no couro pode incomodar, ele vai dar um trabalho a mais para limpar, mas é possível ter o couro limpinho de novo. Normalmente, esses encardidos aparecem em couros mais claros. Você vai precisar de Cif Cremoso, uma bucha e um pano branco. Com o lado macio da bucha, esfregue o Cif na área que está com o encardido com delicadeza, depois passe o pano branco retirando o produto. Repita esse processo quantas vezes necessário.

Após a secagem desse processo, hidrate o couro. Pode ser usado um hidratante próprio para couro, corporal com ureia ou até mesmo um óleo mineral. A hidratação evita o ressecamento do couro.

Como limpar couro branco

Sem dúvidas o couro branco pode ser o mais complicado de manter limpo, no dia a dia acabamos sujando o couro e não tendo tempo para limpar de imediato. Então, vamos aprender como limpar couro branco e deixar ele sempre com aspecto de limpo? É só seguir esse passo a passo.

Você vai precisar de: pasta de dente branca, escova de dentes ou uma escovinha de limpeza, detergente neutro/coco, água e uma flanela. Com a escova e a pasta, esfregue todo o local que deseja limpar e passe um pano umedecido com água em seguida. Para uma limpeza mais pesada, use a escova com o detergente, repetindo o processo de esfregar a peça, depois é só passar a flanela umedecida e deixar secar.

Como limpar couro camurça

O couro de camurça é lindo, compõe bem em sapatos, roupas, estofados, etc., mas aquele pensamento de como limpar couro camurça sempre surge. Para essa limpeza vai precisar de: uma escovinha macia (pode ser de dente), condicionador, um pano branco e água. A camurça é um tecido mais aveludado, seus cuidados podem ser comparados aos cuidados com o cabelo, pois podemos hidratá-la com o uso do condicionador.

Para a limpeza você irá diluir o condicionador com um pouco de água, e usará uma escovinha molhada nessa misturinha para passar no tecido. Todas essas passadas têm que ser feitas para o mesmo lado, para não dar uma aparência feia e alinhar a camurça. Depois, você irá passar o pano branco umedecido na água, quase seco, nessas áreas em que você passou a misturinha. Na sequência desse processo é só deixar secar.

Produto caseiro para limpar couro

Para o limpar o couro, não é recomendado o uso de produtos abrasivos, que podem comprometer a vitalidade do material. Esses produtos podem ressecar o couro, fazendo com que ele até mesmo descasque. Os materiais para fazer o produtinho são: detergente neutro (ou de coco) e água, sim, é só isso mesmo! Não é recomendado a lavagem do couro, apenas em locais especializados para isso, mas esse produtinho vai ser maravilhoso para a limpeza do mesmo. É só usar um paninho ou uma escovinha, esfregar o local e depois secar, sempre lembrando de hidratar depois.

O que você achou dessas dicas sobre limpeza de couro?

E aí? Anotou todas as dicas de como limpar couro? Não se esqueça de testar e nos contar o que achou, e claro, se sabe de mais algum segredinho para deixar o couro limpo do jeito que amamos, deixe nos comentários. Compartilhe com quem você sabe que precisa dessas dicas maravilhosas para limpar aquela peça que precisa de um trato, seja um sofá ou uma jaqueta. O couro pode parecer um desafio em relação aos cuidados, mas com essas dicas tudo se descomplica.