Como limpar ferro de passar: dicas para ter um aparelho novo por mais tempo

O ferro de passar é um item super útil no dia a dia e há muito tempo. Por ser tão utilizado, principalmente por aqueles que têm mais moradores na casa, é muito comum que ele fique sujo conforme o uso e o tempo. Limpá-lo pode não ser uma tarefa tão simples, não é mesmo? No entanto, não se preocupe. Preparamos um esse post especialmente para te dar as melhores dicas de como limpar ferro de passar em casa.

Aqui, você vai conferir os truques caseiros mais simples e práticos de como limpar ferro de passar. Além de manter suas roupas limpas, também evita o mau cheiro e eventuais estragos nas roupas. Anote as suas dicas preferidas e teste todas elas aí na sua casa. Confira.

Como limpar ferro de passar roupa antiaderente

Os ferros de passar mais moderno são os modelos com antiaderente. No entanto, muitas pessoas ainda preferem os modelos mais tradicionais e aderentes. Por isso, o mercado atende todos os públicos. Caso o seu modelo seja antiaderente, o modo de como limpar ferro de passar se dará da seguinte forma: separe uma esponja macia, um pouco de água, saponáceo líquido e um pouco de vinagre branco.

Na prática, você deve encher o recipiente do seu ferro a vapor com a água e ligar o ferro na tomada. Caso exista no seu ferro, escolha a opção “autolimpante” de seu ferro a vapor e aguarde por cerca de um minuto. Caso não tenha essa opção, com o ferro desligado, pegue a esponja molhada com vinagre, esfregue cuidadosamente sobre a base do ferro.

Se houver sujeira pesada, utilize um pouco do saponáceo líquido e esfregue cuidadosamente. Com um pano retire completamente os resíduos do produto seque bem.

Como limpar ferro de passar a vapor

Se o seu ferro a vapor possuir a função “autolimpante”, é importante que você a utilize pelo menos uma vez por semana ou, pelo menos a cada quinzena. De qualquer forma, é bem comum que com o passar do tempo, se forme uma espécie de lodo dentro do reservatório de água do ferro a vapor. Se este é o seu caso, anote essa dica valiosa que serve para limpar o ferro e também outros eletrodomésticos por dentro.

Encha o reservatório do seu ferro a vapor com metade de água e metade vinagre branco de álcool. Ligue o ferro no máximo do vapor, não tenha medo! Agora, deixe o ferro ligado até evaporar todo o líquido. Pode demorar um pouquinho, mas o vinagre de álcool acelera a evaporação. Quando finalizar, encha novamente o reservatório, agora somente com água. Deixe até evaporar e pronto! Seu ferro estará limpo.

Como limpar ferro de passar com pasta de dente

A dica de como limpar ferro de passar com pasta de dente é bem antiga e certamente foi utilizada pelos seus pais ou avós. Isso porque além de simples, é uma medida eficiente e muito barata. Você vai precisar apenas de um pouco de pasta, para esfregar por toda a base do seu com a ajuda de um pano ou esponja. Finalizado o processo, remova a pasta de dente com a ajuda de um pano levemente molhado.

Se a sujeira estiver muito pesada, pode ser necessário repetir a operação.

Como limpar ferro de passar roupa com vela ou bombril

Não se engane com todas as dicas. Certamente, você já deve ter ouvido falar em um truque caseiro para limpar a base do ferro de passar roupas que envolve cera de vela ou palha de aço (o famoso bombril). Embora essa seja uma dica bem antiga, ela não é mais eficiente com os ferros que temos atualmente. Por isso, evitem esses dois produtos, já que não são mais ideais de como limpar ferro de passar.

Os motivos são bem simples. Por sua vez, a cera da vela deixa resíduos na base do ferro que, quando são aquecidos novamente, podem grudar nas roupas e causar um efeito amarelado e totalmente indesejado. Além disso, nos ferros a vapor podem causar o entupimento e outros problemas mais sérios.

A palha de aço ou bombril, é responsável por estragar e produzir pequenos riscos na base do ferro. Se você não estiver enxergando esses riscos, saiba que ele pode atrapalhar na hora de passar os tecidos, já que tais riscos podem acabar enrugando a sua roupa em vez de passá-las, propriamente.

Como limpar ferro de passar com sal

Mais uma das maneiras de como limpar ferro de passar é utilizando o sal. É também uma das mais conhecidas, já que não dá muito trabalho e, em contrapartida, tem um ótimo efeito no resultado final. Se quer experimentar essa dica, misture uma medida de sal e uma medida vinagre em partes iguais; leve ao fogo até que o sal se dissolva e antes que o vinagre ferva.

Com o auxílio de uma boa luva de borracha, molhe um pano nessa solução ainda quente e esfregue na base do ferro até que ela esteja limpa. Essa receitinha você também pode passar na parte exterior do aparelho também, para ficar tudo bem limpo.

Como limpar ferro de passar com teflon

Os ferros mais modernos possuem a base do ferro revestida com um material antiaderente, sendo o principal deles o teflon. Neste caso, você não deve utilizar produtos abrasivos como sal, açúcar, saponáceos e muito menos veja ou bombril. Aproveite a facilidade para fazer a limpeza utilizando apenas vinagre branco de álcool ou detergente neutro.

Se optar pela utilização do vinagre branco, molhe uma esponja com o líquido e passe sobre a superfície do ferro ainda morno. Lembre-se de utilizar o lado macio da esponja. Em seguida, você deve remover todos os resíduos com um pano úmido, passando várias vezes sobre a base do aparelho. Muito cuidado para não fazer a limpeza com a chapa em temperatura muito quente, para não correr o risco de causar queimaduras.

Uma outra opção de como limpar ferro de passar com teflon é o detergente neutro. Neste caso, utilize uma mistura de água e detergente e estregue a base do seu ferro. Aqui, você provavelmente vai precisar esfregar o ferro com mais força e por mais tempo. Isso porque o detergente é menos potente para soltar as fibras grudadas a mais tempo. Em seguida, você deve remover totalmente o produto de limpeza, utilizando um pano úmido com água.

Como limpar ferro de passar com tecido grudado

É muito comum que alguns resíduos de tecidos sintéticos se acumulem na base de metal do ferro com o passar do tempo. Isso pode acabar causando um grande incômodo para passar a roupa ou até mesmo estraga-las. Se você quer evitar esse tipo de acidente, é importante saber como limpar ferro de passar com tecido grudado. Geralmente, quando o ferro começa a grudar nas roupas, é porque está acumulando algum resíduo em sua base.

Um jeito prático e rápido para solucionar o caso (além das dicas listadas acima) é combinar o maravilhoso suco de limão com um pouco de bicarbonato de sódio. Juntos, esses dois ingredientes formam um poderoso limpador para a base de metal do ferro de passar, graças aos compostos ácidos presentes no suco de limão e no bicabornato. Eles atuarão na eliminação dos resíduos de tecido e deixa a superfície brilhante.

Para utilizar, faça a mistura do suco de um limão com duas colheres de bicabornato. Deixe passar o efeito efervescente e esfregue a pasta no ferro frio. Deixe agir por cerca de 5 minutos e remova o resíduo com um pano úmido. Pode repetir esse procedimento pelo menos uma vez por mês para manter o seu ferro sempre limpo.

Quais dicas de como limpar ferro de passar você mais gostou?

Você acabou de conferir dicas caseiras valiosas de como limpar ferro de passar. Agora, você só precisa colocar em prática aquelas que se adequam ao seu tipo de ferro e o tipo de problema que está enfrentando. Manter o seu ferro sempre limpo é ideal para que não comprometa o desempenho do seu aparelho e permita que suas roupas fiquem sempre “lisinhas”.

Por fim, não se esqueça de conferir o manual de instruções do seu ferro e, antes de testar qualquer técnica, tenha muita atenção com as altas temperaturas e o risco de queimadas ou incêndios. Se gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários abaixo. Aguardamos o seu contato.