Como limpar jaqueta de couro: veja dicas essenciais e passo a passo

Como limpar jaqueta de couro

As jaquetas de couro são peças de roupa extremamente versáteis e consideradas atemporais. Por isso, são bastante populares entre pessoas de qualquer estilo. Porém, também são itens sensíveis e que precisam de cuidados especiais na limpeza e manutenção. Você sabe como limpar jaqueta de couro de forma correta? Não perca as dicas a seguir!

Peças coringa em qualquer guarda roupa, as jaquetas de couro prometem durar muitos anos sem perderem beleza e qualidade. Entretanto, para garantir que isso aconteça, você precisa saber fazer a manutenção e limpeza da sua jaqueta do jeito certo.

O couro é extremamente sensível a diversos produtos e até mesmo à água. Por isso, nem pense em colocar a sua jaqueta na máquina de lavar!

Para evitar que você estrague a sua jaqueta separamos algumas dicas essenciais de como limpar jaqueta de couro. Siga a leitura e fique por dentro de tudo!

Como limpar jaqueta de couro: cuidados iniciais

Existem muitas informações confusas e mitos a respeito do cuidado e limpeza de jaquetas de couro e chegou a hora de esclarecer tudo isso! Confira abaixo os principais cuidados que você deve ter na hora da limpeza da sua jaqueta.

1. Leia a etiqueta

Sabe aquela etiqueta com vários símbolos que, muitas vezes, nem sabemos o que significa? Pois então! Ela tem como objetivo informar qual a melhor forma de limpar a peça de roupa. Normalmente, a própria etiqueta te diz se a roupa pode ser lavada na máquina de lavar, se pode ser passada, se a lavagem a seco é preferencial e quais produtos devem ser evitados.

Frequentemente ignoramos essas etiquetas, mas, no caso da jaqueta de couro, ler as instruções é essencial. Então, antes de qualquer coisa, leia a etiqueta!

2. Máquina de lavar nem pensar!

Nunca, jamais, em hipótese alguma caia na tentação de colocar a sua jaqueta na máquina de lavar (a não ser que a etiqueta diga que isso pode ser feito!). A máquina de lavar irá estragar o couro, desgastá-lo, causar rachaduras e deixá-lo mais propenso a mofar e apodrecer.

E se a máquina de lavar já danifica a peça, não precisamos nem falar nada sobre a secadora, não é? Em hipótese alguma coloque a sua jaqueta de couro dentro de uma!

3. Não utilize produtos abrasivos

O couro é um material muito sensível e, portanto, você deve tomar muito cuidado com qualquer tipo de produto que usará para limpar a sua jaqueta. Nunca use alvejantes, amoníaco, sabão em pó, tira manchas, desengordurantes etc. Na dúvida, não use nada!

Evite qualquer produto e dê preferência para a água com sabão neutro, ou produtos específicos para a limpeza de couro, como te ensinaremos aqui.

4. Use panos macios

Da mesma forma que os produtos químicos e a máquina de lavar podem danificar a sua jaqueta, o uso do material incorreto para limpar o couro também pode danificá-lo. Portanto, use sempre panos de microfibra, flanelas, ou panos de algodão que sejam macios.

5. Limpe manchas o mais rápido possível

Sabe quando derrubamos algo em nossa roupa e deixamos para limpar depois? Não faça isso com a sua jaqueta de couro! Manchas de gordura, vinho, café, ou qualquer outra devem ser limpas o quanto antes, pois o couro é um material que absorve líquidos muito rapidamente.

Para evitar danos permanentes, limpe as manchas usando, pelo menos, um pano com água na hora que ocorrem.

Como limpar jaqueta de couro passo a passo

Agora que você já tem as orientações iniciais, chegou a hora de aprender como manter a sua jaqueta sempre limpinha. Confira abaixo o passo a passo.

1. Tire o pó

Muitas vezes, as jaquetas de couro são itens que ficam guardados no armário por longos períodos. Isso pode fazer com que bastante poeira se acumule na jaqueta, portanto o primeiro passo da limpeza será retirar essa poeira da parte externa usando somente um pano seco.

2. Retire as manchas e outras sujeiras

Agora vamos trabalhar na retirada das manchas, mofo e sujeiras mais aderidas. Para essa etapa, você vai utilizar algum produto específico para a limpeza do couro, ou irá fazer uma mistura de água com sabão neutro.

O sabão ideal para limpar a sua jaqueta de couro é o mais neutro possível, sabões de glicerina ou coco são ótimas opções.

Coloque água (em temperatura ambiente! Nunca use água quente em sua jaqueta) em um recipiente e dilua uma pequena quantidade de sabão. Atenção para não colocar sabão demais, pois a espuma pode danificar o couro.

Em seguida, umedeça um pano na mistura e use-o para limpar toda a parte externa da sua jaqueta. Capriche nas partes manchadas, mas tome cuidado para não fazer pressão demais e danificar o couro.

Em seguida, use um pano úmido apenas com água para retirar todo o sabão da jaqueta e finalize secando-a completamente com um pano seco.

3. Limpe a parte interna

Agora você irá limpar a parte de dentro da sua jaqueta com a mesma mistura que usou para parte de fora. Caso você ache que o forro precisa de uma atenção especial, coloque um pouco de bicarbonato de sódio na água com sabão. Ele irá ajudar na limpeza e eliminar odores desagradáveis.

Repita o mesmo procedimento da parte externa para a parte interna da jaqueta. Não se esqueça de retirar o sabão e secar!

4. Hidrate o couro

Um passo fundamental da limpeza da sua jaqueta de couro é a hidratação do material. Esse procedimento evita rachaduras e garante a durabilidade da peça. Você pode utilizar azeite de oliva, vaselina ou algum material específico para hidratação do couro.

Aplique o produto escolhido sobre um pano e passe em toda a parte de fora da jaqueta. Depois, pendure-a em um cabide e deixe na sombra. Espere o produto agir por cerca de meia hora.

Finalize retirando o excesso de produto com um pano seco.

5. Coloque a jaqueta para secar na sombra

É importantíssimo que a sua jaqueta de couro fique bem seca antes de você guardá-la. Porém, nunca a coloque para secar no sol, pois o calor pode causar rachaduras e manchas.

O ideal é que você pendure a sua jaqueta em um cabide e deixe-a secar naturalmente na sombra. Antes de guardar, verifique se a parte interna também está bem seca!

Como limpar jaqueta de couro sintético

Caso a sua jaqueta seja feita de couro sintético, a limpeza será semelhante ao passo a passo que descrevemos aqui. A diferença principal é que muitas jaquetas sintéticas podem ser lavadas na máquina de lavar. Para saber se esse é o caso da sua, leia as instruções da etiqueta!

Mesmo que a lavagem na máquina seja permitida, alguns cuidados são necessários para que você não danifique a sua jaqueta nesse processo.

Primeiro, sempre coloque a jaqueta para lavar do avesso e, preferencialmente, dentro de um saquinho de lavar roupas. Evite o uso de sabão em pó e amaciante na lavagem, substitua pelo sabão neutro. Outro cuidado importante é selecionar o ciclo curto da máquina, ou então um apropriado para roupas delicadas.

Após a lavagem, faça a hidratação da peça da mesma forma que ensinamos para as jaquetas de couro. E se a sua jaqueta de couro sintético não puder ser lavada na máquina, basta seguir o passo a passo aqui descrito!

Cuide bem da sua jaqueta!

Para garantir que a sua jaqueta irá durar bastante e ficar livre de rachaduras, manchas e mofo, guarde-a sempre pendurada em um cabide. Se for possível, coloque-a dentro de um saco de roupas feito de TNT, assim você evita poeira e os efeitos da umidade.

É importante ressaltar que para uma limpeza completa da sua jaqueta de couro, é interessante mandar a peça para uma lavanderia especializada ao menos uma vez ao ano.

Gostou das nossas dicas de como limpar jaqueta de couro? Não deixe de comentar as suas dúvidas e sugestões!