Como limpar máquina de lavar: veja a importância da limpeza e como fazer passo a passo

Você sabia que a sua máquina de lavar roupas precisa ser lavada? Pode parecer estranho, mas é verdade! Fazer a higiene da sua máquina de lavar, com uma determinada frequência, é fundamental para garantir que as suas roupas estejam sempre limpas e livres de danos e manchas. Mas mais do que isso, a limpeza da sua máquina de lavar prolonga o tempo de vida do eletrodoméstico. Para saber como limpar máquina de lavar, não deixe de ler até o fim!

Alguma vez você já tirou as suas roupas da máquina de lavar e reparou que elas estão com aspecto estranho, cheias de fiapos, bolinhas brancas ou pretas? Isso pode significar que a sua máquina precisa de uma boa limpeza.

A sujeira das roupas que lavamos na máquina, muitas vezes, não consegue ser totalmente eliminada após o fim do ciclo de lavagem e isso é normal. Com o passar do tempo, resíduos de produtos como amaciante e sabão em pó se acumulam dentro da máquina de lavar junto com pequenos pedaços de fio, tecidos e restos de sujeira.

Esses resquícios acumulam-se em locais no interior das lavadoras que muitas vezes nem conseguimos enxergar! Além dessas sujeiras danificarem as peças de roupa, elas podem estragar a própria máquina de lavar.

Para evitar que isso aconteça, siga a leitura e aprenda como limpar máquina de lavar de forma prática e segura!

Por que é importante limpar a sua lavadora periodicamente?

Por que é importante limpar a sua lavadora periodicamente?

Como já vimos, conforme utilizamos a máquina de lavar, alguns resíduos de produtos ou sujeira não são eliminados completamente ao fim da lavagem. Logo, com o tempo, ocorre o acúmulo dessa sujeira no interior da máquina.

O depósito dessas substâncias pode ocorrer em qualquer local: no filtro, no tanque, no depósito de sabão em pó e amaciante, nos canos e tubos de entrada ou escoamento. Esse depósito pode danificar a sua máquina de lavar de forma irreversível.

Por isso, é fundamental que você faça a limpeza da sua lavadora pelo menos uma vez ao mês, caso você bata as suas roupas duas ou mais vezes por semana. Se o seu uso é menor, limpe a cada dois meses sem falta! Esse hábito aumenta a vida útil do eletrodoméstico e evita gastos com manutenção.

Além de evitar que a sujeira estrague a sua máquina de lavar, a limpeza periódica é necessária para manter as suas roupas livres de fungos e bactérias que podem causar doenças de pele e respiratórias em sua família.

Os resíduos de sujeira que ficam em sua máquina, ainda podem danificar as suas roupas! Além delas não saírem da máquina limpinhas, o acúmulo de sujeira nos tecidos causa manchas e bolinhas que, muitas vezes, são permanentes.

Portanto, limpar a sua lavadora é fundamental para preservar a saúde da sua família, das suas roupas e do seu bolso. Para aprender como limpar máquina de lavar, confira as dicas abaixo!

Como limpar máquina de lavar passo a passo

Como limpar máquina de lavar passo a passo

Para te ajudar a aumentar a vida útil da sua máquina de lavar e a manter as suas roupas sempre limpas, trouxemos duas opções de passo a passo de limpeza com produtos diferentes e instruções simples e práticas!

Como limpar máquina de lavar com água sanitária e vinagre

A mistura de vinagre e água sanitária é potente em eliminar fungos, bactérias e qualquer resíduo de sujeira que possa estar acumulado em sua máquina de lavar roupas.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 litro de água sanitária;
  • 1 litro de vinagre branco;
  • Água (de preferência quente);
  • 1 pano de limpeza ou esponja;
  • 1 escova de dentes velha.

Comece a limpeza da sua máquina de lavar pela parte interna. Coloque a máquina para encher com água quente, caso ela ofereça essa opção. Se não for possível, encha até a metade com água fria e, então, adicione água fervente para completar o nível de água.

Em seguida, deixe a máquina funcionar por um ciclo completo só com água. Não adicione nenhum produto nesse momento, o objetivo dessa etapa é eliminar os resíduos de forma natural.

Quando o ciclo terminar, encha a máquina novamente com água quente, conforme os passos anteriores. Uma vez que ela estiver cheia, adicione 1 litro de água sanitária.

Deixe a máquina bater por cerca de 1 minuto e desligue, deixando a água sanitária agir por 1 hora. Em seguida, retome o ciclo até o final.

A última etapa será repetir os mesmos passos anteriores, mas dessa vez usando vinagre. Encha a máquina de novo e adicione 1 litro de vinagre. Deixe bater por 1 minuto e, então, desligue e deixe o vinagre agir durante 1 hora.

Abra a máquina e, com um pano ou esponja, use a água com vinagre para limpar o depositório de sabão em pó e amaciante, o filtro e todas as partes removíveis da lavadora. Use uma escova de dentes velha para esfregar os cantos e locais de difícil acesso com o pano.

Aproveite esse momento para limpar, também, a parte externa da sua máquina. Utilize a água do molho e um pano para retirar toda a poeira acumulada em todas as partes do eletrodoméstico.

Após limpar a máquina por dentro e por fora, ligue novamente e deixe o ciclo terminar. Por fim, seque o interior da máquina com um pano e certifique-se de remover qualquer sujeira que ainda restou.

Lembre-se de que você pode reutilizar a água usada nesse processo todo para lavar o quintal ou a garagem de casa. Evite desperdícios!

Como limpar máquina de lavar com bicarbonato e vinagre

Como limpar máquina de lavar com bicarbonato e vinagre

Outra opção excelente para a limpeza doméstica é o uso combinado do bicarbonato de sódio e do vinagre. Essa mistura gera uma reação química com efeito desengordurante e bactericida.

Você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 1 litro de vinagre branco;
  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • Água (de preferência quente);
  • Panos de limpeza ou esponja;
  • Escova de dentes velha.

Assim como no passo a passo anterior, você vai começar a limpeza pela parte interna. Coloque o ciclo da máquina no longo e encha a máquina por completo, de preferência com água quente.

Quando estiver cheia, adicione 1 litro de vinagre branco e 1 xícara de bicarbonato de sódio. Deixe os ingredientes baterem durante 1 minuto e pause a lavagem.

Deixe a mistura agir por 1 hora e, então, abra a máquina e use a água do molho para limpar as peças removíveis da máquina.

Use a escova de dentes velha para esfregar bem os cantinhos e a caixinha de depósito de sabão em pó. Caso a sujeira esteja muito aderida, coloque as peças de molho por um tempo e esfregue novamente.

Limpe, também, a parte externa da sua máquina de lavar usando a mesma água do molho. Umedeça um pano macio e use-o para limpar todo o exterior.

Após fazer a limpeza de todas as partes internas e externas da sua lavadora e passado o tempo do molho, deixe que a máquina finalize o ciclo completo para garantir que todos os resíduos de sujeira e produtos sejam eliminados. Ao final, seque tudo com um pano.

Lembre-se de reaproveitar a água que sair da máquina para a limpeza de outras partes de sua casa!

Faça a limpeza regular da sua máquina de lavar!

Após essas dicas, você já sabe o que precisa fazer para proteger as suas roupas de qualquer tipo de dano e garantir o bom funcionamento da sua lavadora. Fazendo a higiene de forma correta, você evita gastos desnecessários e preserva a saúde da sua família.

Gostou do texto? Não deixe de comentar as suas dúvidas e sugestões!