Como limpar parede suja: veja dicas essenciais e passo a passo fácil

Manter as paredes limpas não é uma tarefa difícil. Por isso mesmo, é comum negligenciar na hora de fazer a limpeza diária para a manutenção constante. Se esse é o seu caso e você deixou as paredes encardidas, saiba que nem tudo está perdido. Aqui, você vai acompanhar dicas preciosas para aprender a forma mais simples e eficiente de como limpar parede suja. Se você tem animais de estimação ou crianças em casa, é indispensável você seguir nessa leitura.

Não é preciso muito conhecimento para manter a higienização e a beleza de todas as paredes. Todavia, é importante saber como trabalhar de acordo com cada tipo de parede, com as variadas cores de tinta, texturas e tipos de manchas, de maneira singular. Assim, suas paredes ficarão impecáveis durante muito tempo, poupando todos os custos e trabalho que envolve uma nova pintura. Ficou curioso e quer saber mais? Então siga conosco.

Como limpar parede suja: identifique o tipo de mancha

Antes de mais nada, o primeiro passo é descobrir qual o tipo de mancha você pretende limpar da sua parede. Entender os causadores da mancha é necessário para você proceder com o tratamento adequado para cada uma das causas. Vamos conhecer agora as manchas mais comuns em paredes:

Limpar parede suja com manchas em geral

Para as manchas em geral, aquelas causadas pela simples convivência rotineira no ambiente no dia a dia, tais como como marcas de mão sujas por exemplo, podem ser facilmente limpas com uma esponja seca e um pouco sabão neutro ou uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio. Aplique com uma esponja macia.

Limpar parede suja com manchas de gordura

Se o seu problema é oriundo de uma mancha de gordura na parede, também pode utilizar o bicabornato, mas faça a mistura com água morna para potencializar o poder desengordurante. Esfregue aos poucos com uma esponja limpa e depois seque com um pano macio. Caso a mancha seja resistente a esse truque de limpeza, adicione uma parte de vinagre em quatro partes de água com bicabornato. Esfregue com uma esponja macia, aguarde 10 minutos e limpe com um pano seco. Se necessário, repita a operação.

Limpar parede suja com manchas de sangue

Manchas de sangue nas paredes são bem comuns nos locais onde há pernilongos ou outros mosquitos. Além disso, pode acontecer algum pequeno corte com algum morador da casa e acabar manchando a sua parede. Nestes casos, o ideal é que você limpe a mancha assim que ela acontecer. Agora, se você não sabe quando ocorreu e a mancha já estiver seca, você pode aplicar um pouco de água oxigenada em uma haste flexível e passar com cuidado na mancha.

Procure não utilizar panos ou papel toalha; isso fará com que a mancha de sangue se espalhe ainda mais. Aposte na utilização da haste e tenha os melhores resultados.

Limpar parede suja com manchas de lápis, giz, caneta ou canetinha

Se a tinta da sua parede for lavável, um pano úmido será capaz de resolver o problema. Porém, para paredes que foram pintadas com tinta comum, uma boa opção é utilizar uma esponja macia com detergente neutro, aplicando com movimentos firmes, mas sem fazer força ao esfregar. Deixe a espuma agir por alguns minutos e retire o excesso com um pano seco.

Se você tem crianças em casa, sempre que possível, opte pelas canetinhas que tem sua composição a base de água, ao invés de álcool. Isso porque elas são mais fáceis de remover da parede, caso suas crianças sejam “artistas” e utilizem a parede como pano quadros. Manchas de lápis e riscos de giz de cera são mais fáceis de limpar e não devem dar muito trabalho na hora de retirar.

Limpar parede suja com manchas de mofo

Para limpar todo o mofo da sua parede, basta adicionar vinagre branco em um borrifador, sem diluir em água, para aplicar diretamente sobre as paredes manchadas. Deixe agir por cerca de 10 minutos e depois limpe com um pano úmido. Se não der certo da primeira vez, repita o processo em dias alternados até que todo o mofo tenha sido removido. Cuidado com a utilização da força para não danificar a sua parede.

Limpar parede suja com manchas no interruptor

Antes de pensar como limpar seus interruptores, lembre-se de não utilizar um pano com excesso de água ou qualquer outro líquido. Em limpezas mais leves, algumas gotas de sabão neutro devem resolver o seu problema. Para manchas mais antigas, utilize a solução com bicarbonato de sódio polvilhado em uma esponja limpa e levemente umedecida.

Preparação: utilize tinta lavável

Na hora de reformar e pintar, há sempre uma dúvida pairando na cabeça dos consumidores acerca de qual é o tipo de tinta x técnica ideal na hora de pintar as paredes. Isso porque as paredes invariavelmente acumulam os mais diversos tipos de sujeira, desde simples marcas e poeira, até móveis arrastados ou os mais variados acidentes. No entanto, se você quer se livrar de todas elas de um modo simples e rápido, utilize tinta lavável de boa qualidade.

Assim, a possibilidade de renovar qualquer área da casa após a limpeza geral delas pode ser surpreendentemente fácil. Além disso, dessa forma também é possível deixar a casa parecendo nova durante anos a fio. No entanto, sempre que identificar uma mancha, o faça com cautela, mesmo utilizando tinta lavável.

Isso porque mesmo com as tintas laváveis, você não pode utilizar qualquer tipo de produto de limpeza, principalmente os produtos abrasivos, removedores, ácidos, alvejantes, álcool ou esponjas ásperas para retirar as manchas. Para não errar, utilize uma esponja ou pano macios com um pouco de detergente neutro. Com isso, as chances de desbotar a sua cor é mínima.

Quando devo limpar as paredes?

Não há uma regra ou periodicidade ideal, tendo em vista que cada família tem suas necessidades individuais. No entanto, além da limpeza de manutenção que deve ser feita de acordo com a sua rotina, as manchas que você identificar devem ser retiradas assim que elas aparecerem. Isso porque, quanto mais tempo a mancha ficar na parede, será mais difícil de retirá-la.

Como limpar parede suja: passo a passo

Independente de qual seja a sua necessidade ao buscar meios de como limpar parede suja, o passo a passo pode ser aplicado em qualquer uma delas. Avalie a intensidade das sujeiras que você pretende remover e escolha a partir de qual dos pontos abaixo você deve iniciar:

  • Separe um pano limpo;
  • Umedeça o pano limpo (de preferência branco, para não transferir cor e macio, para não agredir) com água;
  • Esfregue a área suja. Aqui, você pode precisar de produtos mais potentes, a depender do tipo de mancha da sua parede;
  • Para a limpeza geral, aplique três gotas de detergente neutro na parte macia de uma esponja e esfregue com movimentos suaves na horizontal ou vertical;
  • Não faça movimentos circulares com a esponja, se não vai espalhar ainda mais sujeiras;
  • Após a limpeza, certifique-se de secar a área limpa da parede com pano macio de algodão, para evitar a formação de novas manchas causadas pela água.

Limpeza diária/ profunda das suas paredes

A limpeza de rotina das paredes não precisa diária. Considere a utilização de um pano seco apenas para retirar o excesso de poeira semanalmente ou quinzenalmente, conforme a necessidade do seu lar. Ademais, quando surgir pequenas manchas do dia a dia, tais como marcas de dedos, sapatos ou pequenas manchas “misteriosas”, elas podem ser eliminadas com esse procedimento rápido que utiliza água, detergente neutro e um pano limpo.

Para a limpeza profunda das paredes, é necessário a utilização de produtos mais fortes, tais como o vinagre, bicabornato ou, em casos mais críticos, pode ser necessário uma nova pintura. Por isso, é sempre muito importante cuidar preventivamente da limpeza das suas paredes.

Cuidados com a limpeza das paredes

Os cuidados com as paredes devem começar desde o início. Ou seja, elas devem ser corretamente preparadas antes mesmo de serem pintadas. Por isso, nada de pressa na hora de fazer a sua pintura. Cuide para que os interruptores, teias de aranha nas esquinas, sabão nas paredes da casa de banho, manchas de fumo e de gordura nas paredes da cozinha sejam retirados completamente antes de pintar as paredes.

Isso porque a tinta não é capaz de fazer desaparecer este tipo de marcas e, invariavelmente, fará com que a pintura não fique bem feita. Além disso, procure utilizar sempre materiais adequados e de boa qualidade, desde a escolha dos pinceis até a marca e o tipo de tinta. Por fim, não deixar sujeira acumular, fazendo sempre a limpeza imediata assim que notar o surgimento de alguma macha. Quanto mais tempo demorar, mais difícil será de remover.

Você já sabe tudo sobre como limpar parede suja, agora é só manter a limpeza

Se você também é uma daquelas pessoas que aprecia um lar perfeitamente limpo e organizado, as técnicas de como limpar parede suja são indispensáveis para o seu dia a dia. Isso porque você vai economizar tempo, dinheiro e energia fazendo os reparos somente quando forem realmente necessários. Se você gostou desse artigo ou ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários aqui embaixo. Aguardamos o seu contato.