Como limpar piso de madeira: dicas para deixar o seu piso como novo 

Se você é mais um dos apaixonados pelo de madeira, deve saber que por trás de toda beleza e conforto trazido por esse tipo de material, é preciso tomar uma série de cuidados para a sua correta manutenção. Dentre as principais questões que envolvem esse tema, como limpar piso de madeira é a principal delas, já que a utilização de produtos ou procedimentos errados podem causar uma série de acidentes.

Pensando nisso, se você está em dúvida sobre qual tipo de piso escolher para sua casa ou então, se está querendo descobrir qual a melhor forma de como limpar piso de madeira, esse artigo foi feito para você. Aqui, você vai descobrir que é relativamente simples a limpeza e a conservação desse piso, bem como conferir os cuidados necessários para um piso sempre bonito. Siga conosco e confira.

Cuidados, dicas e passo a passo

Sem dúvidas, um dos locais da casa que mais acumulam sujeiras é no chão. O piso de madeira muitas vezes disfarça a maioria delas; no entanto, não podemos negligenciar nessa questão, inclusive por questões de saúde, não é mesmo? Por isso, se você também não quer

estar em uma casa cheia de pó, sujeiras ou manchas no seu piso de madeira, você precisa aprender a limpeza correta, que garante que o piso de madeira fique novo por mais tempo.

Antes de começar a limpeza de fato, será necessário identificar qual é o seu tipo de piso de madeira, já que existem no mercado diferentes opções. Assim, o processo de como limpar piso de madeira tem um passo a passo único para cada tipo de piso e sujeira. De um lado, alguns pisos permitem que você passe cera após uma limpeza pesada. Outros, por sua vez, não permitem nem o uso de água.

Seja qual for o seu tipo de necessidade de limpeza, para ter o seu piso sempre limpo e brilhante, confira agora o passo a passo de como limpar piso de madeira de diversas formas.

Como limpar piso de madeira com vinagre

Antes de mais nada, você deve retirar a sujeira mais grossa com o auxílio de uma vassoura ou aspirador. Em seguida, passe um pano úmido para retirar todo o pó que ainda restou. A misturinha para limpar o seu piso de madeira leva os seguintes ingredientes: lustra-móveis, vinagre, um balde e água. Após unificar todos os itens, você só precisa passar no seu piso e ver o resultado imediato na beleza do seu piso. Cuidado com o efeito escorregadio.

Como limpar piso de madeira taco

Se você tem em sua casa piso de taco, certamente ele pode estar velho. Essa limpeza é capaz de dar uma boa renovada nesse aspecto. O excesso de cera pode deixar uma aparência envelhecida e suja. Utilizando apenas água sanitária e amaciante, você conseguirá dar uma nova cara ao seu piso. Em seguida, você pode finalizar com lustra-móveis ou até mesmo um pouquinho de cera. Cuidado com os excessos. 

Como limpar piso de madeira no dia a dia

A limpeza diária do seu piso de madeira é bem simples, embora inspire alguns cuidados. A maioria dos pisos de madeira (madeira natural), é permitida a utilização de diversos produtos de limpeza e água. No entanto, sempre que for higienizar o seu piso, certifique-se de que a superfície esteja limpa, inclusive para que o chão não absorva essas sujeiras. Para isso, conte com o auxílio de uma vassoura de cerdas macias ou no aspirador de pó.

Além disso, como limpar piso de madeira diária pode ser realizada com um pano úmido. A depender do grau de sujeira, utilize detergente neutro, vinagre ou produtos desinfetantes com sua fragrância favorita. Se você tem crianças, alto fluxo de pessoas ou animais de estimação, essa limpeza deve ser realizada mais vezes. Finalize sempre com pano úmido e, em seguida, repita o processo com um pano seco, para secar o piso. Nunca deixe a madeira úmida.

Como limpar piso de madeira laminado

O piso laminado é, basicamente, várias placas de madeira que são encaixadas uma na outra. Se você tem piso laminado e não sabe os cuidados que deve ter, é só assistir ao vídeo que indicamos abaixo. O principal diferencial na hora de aprender como limpar piso de madeira laminado é que não pode molhar, de jeito nenhum.

Você pode utilizar os produtos específicos para o laminado ou, ainda, utilizar desinfetante, detergente neutro ou removedor. Lembre-se sempre de nunca encharcar o pano ou deixar o seu piso molhado. A água é verdadeira inimiga desse tipo de piso, por isso fique sempre alerta. Um outro cuidado é na hora de arrastar móveis, já que o piso costuma riscar bem fácil.

Como limpar piso de madeira com sinteco

Muita gente ainda não conhece, mas o sinteco é, na verdade, a marca de um produto muito utilizado nas aplicações sobre o piso de madeira. Ele serve para dar cor e brilho para a madeira após realização de lixamento ou calafetação do piso. Por isso, se o seu piso estiver muito sujo, velho, ou com acúmulo de cera, você pode fazer o lixamento. Em seguida, basta escolher um tipo de sinteco, seja o sinteco com efeito brilhante ou fosco.

Veja neste link

Como limpar piso de madeira com bona

As formas de como limpar peso de madeira são inúmeras. A limpeza com bona está entre elas e é muito utilizada, graças aos seus resultados incríveis sob os pisos para restaurar o seu pavimento usado, riscado e sem brilho. Sua utilização deve se dar após uma limpeza básica, retirando todas as sujeiras maiores com uma vassoura ou aspirador de pó e também com um pano úmido. O produto é ideal para uma aplicação direta sobre o pavimento em madeira.

Como limpar piso de madeira com querosene

Para aumentar a vida útil do seu piso, aprender a melhor forma de como limpar piso de madeira é essencial. Essa mistura é recomendada para os casos mais críticos, já que é bem forte. O passo a passo é indicado no vídeo, mas não se esqueça dos cuidados com a proteção.  Os ingredientes necessários são: 150 g sabão sem soda caseiro ou 200 g com soda, sabão em pó, querosene, sabão líquido, pinho sol ou desinfetante de sua preferência e água.

Teste em uma região escondida no dia anterior para verificar se o seu piso não irá reagir de forma diversa. Além disso, aproveite essa mesma mistura para limpar box, gordura, azulejos e outros, graças ao poder do querosene de uso doméstico, que você encontra em supermercados.

Como limpar piso de madeira manchado

Quando você conhece a técnica correta de como limpar piso de madeira, esse processo se torna uma atividade simples, rápida e super prática. Assista o vídeo para conferir o passo a passo e aprenda a retirar todas as manchas do seu piso de madeira.

Você ainda tem dúvidas de como limpar piso de madeira?

Como vimos, aprender como limpar piso de madeira é uma tarefa simples, quando bem executada. Tenha sempre muita cautela na hora de aplicar produtos de limpeza em excesso. Por fim, pense em colocar tapetes nos espaços comuns e mais frequentados da casa, de modo a impedir que a sujeira se espalhe pelo restante da casa. Agora, seguindo todas as dicas deste artigo, você terá sempre um piso limpo, bonito e deixar sua casa ainda mais aconchegante.