Como limpar rejunte: veja dicas práticas e eficientes

Como limpar rejunte

Se você está já se cansou das inúmeras tentativas de como limpar rejunte encardido, depois de tentar em vão esfregar com toda a sua força, saiba que esses problemas estarão resolvidos ao final deste post. Por isso, se você quer manter toda a sua casa limpa, em ordem e em um ambiente harmônico, a limpeza dos rejuntes precisam estar em dia, não é mesmo? Para saber quais são as melhores soluções de como limpar rejunte sem esquentar a cabeça, acompanhe.

Técnicas para cada tipo de sujeira no rejunte

Como limpar rejunte

Além de arregaçar as mangas, é preciso conhecer a raiz do problema com as sujeiras dos rejuntes. Basicamente, é possível listar três principais razões para o surgimento dessas manchas. A primeira delas é a gordura, seguidas de pó e resíduos e, por fim, mofo e bolor. Existem técnicas para cada um desses tipos e é partir deste ponto que vamos indicar o passo a passo de como limpar rejunte.

Para combater as sujeiras de gordura no seu rejunte, azulejo ou piso da cozinha e banheiros, você deve apostar em uma limpeza bem comum, com uma esponja e detergente neutro. Pode parecer simples, mas esse processo faz com que o rejunte não fique com um aspecto grudento e ainda colabora fortemente com a manutenção da limpeza. Fazer essa limpeza semanalmente irá retirar todo o excesso de gordura, seja dos alimentos ou resíduos deixados após o banho.

A segunda causa a ser tratada é a sujeira causada pelo o pó e os resíduos do dia a dia que, inevitavelmente, estão presentes em todas as casas. Caso esse tipo de sujeira não seja retirado frequentemente, há um risco de que ela grude nos rejuntes, causando um bom transtorno para serem retiradas. Por isso, é importante reforçar a importância da manutenção na hora de aprender como limpar rejunte.

Aqui, a dica de utilização de esponja e detergente neutro também é válida, desde que a sujeira não esteja impregnada. Se este é o seu caso, acompanhe a leitura e confira os produtos que podem te ajudar na limpeza mais pesada.

Por fim, o tipo de sujeira mais complexo é aquele causado por mofo ou bolor. Essas manchas são as mais difíceis de serem removidas, uma vez que a sujeira tende a impregnar profundamente no rejunte, ocasionando muitas vezes a necessidade de reparos técnicos no local.

Principais cuidados na hora de como limpar rejunte

Se você ainda não sabe por onde começar, a dica inicial é que, antes de qualquer coisa, você realize um teste com o produto que será utilizado na limpeza do rejunte em uma pequena área. De preferência, escolha uma área que fique bem escondida e aplique um pouco do produto na região; aguarde 24h e veja se ficou tudo certo. Não pule essa etapa!

Como limpar rejunte de porcelanato

Como limpar rejunte é uma rotina que praticamente ninguém adota no cotidiano. Você já parou para pensar em quantas vezes você limpou o rejunte do seu revestimento? Se a resposta for imprecisa, é sinal que você também só nota esse pedaço da casa quando o rejunte já começou a ficar impregnado de sujeira.

Isso porque o rejunte só fica amarelado ou mofado caso a limpeza cotidiana não tenha sido realizada ou, pior ainda, nos casos em que a limpeza não tenha sido realizada de forma correta. Por isso, se você já tentou de tudo para limpar os espaços entre o seu porcelanato e o encardido continua lá, estragando a sua decoração, saiba que não é necessário colocar toda a sua força, com escovinhas e produtos abrasivos.

O vinagre e o bicarbonato de sódio são grandes aliados multifuncionais para limpar o rejunte do seu lar. O passo a passo é bem simples e não envolve horas do seu dia. Misture o bicarbonato de sódio com 200 ml de água e 200 ml de vinagre. Adicione essa mistura em um borrifador e separe uma escovinha específica para a limpeza dos rejuntes.

Esfregue por todas as manchas identificadas e enxágue em seguida. Caso essa solução ainda não seja suficiente, adicione nessa mistura de bicarbonato de sódio e vinagre um pouco de água oxigenada, a mesma utilizada para machucados. Esse truque de como limpar rejunte de porcelanato é muito eficiente. De qualquer forma, não descuide da sua manutenção.

Como limpar rejunte de banheiro

Não é novidade para ninguém que o vinagre branco tem um poder absurdo na hora de facilitar a limpeza doméstica, não é mesmo? Além de muito eficiente, a melhor notícia é que esse produto é acessível, custando muitas vezes menos que um detergente líquido. A mistura mais indicada para como limpar rejunte de banheiro envolve a aplicação direta do vinagre nos rejuntes manchados, escovando levemente com uma escova específica para este fim.

Após esfregar, aguarde cerca de 15 minutos e enxágue completamente. Além de remover as manchas do rejunte, o vinagre branco também evita o surgimento de mofo e bolor. Se você precisa saber como limpar rejunte de piso ou como limpar rejunte de azulejo, também pode apostar nessa dica e utilizar o vinagre.

Como limpar rejunte encardido

A principal causa responsável pelo encardimento do rejunte do seu banheiro, cozinha ou lavanderia é, invariavelmente, o acúmulo de sujeira. E é justamente esse acúmulo que acaba deixando o seu rejunte com aspecto feio e sujo, tirando o frescor da limpeza do seu ambiente. Antes de aprender como limpar, aprenda a evitar esse fato. Para isso, a dica é direta: crie uma rotina semanal e mensal de limpeza.

Com essa finalidade, manter o seu rejunte limpo e higienizado não será uma tarefa difícil. Agora, se precisa limpar o encardido do banheiro, passe um pouco de vinagre de álcool no rejunte. Deixe agir por, no máximo, 3 minutos. Em seguida, esfregue o local com uma esponja de limpeza. Em seguida, utilize um alvejante de limão (se você não tiver, substitua pelo seu alvejante preferido) para finalizar a limpeza.

Por fim, enxágue muito bem, sem deixar nenhum resíduo de produto e finalize passando um pano úmido sobre o piso e nas frestinhas do rejunte, deixando secar naturalmente com portas e janelas abertas.

Como limpar rejunte branco

O rejunte branco é lindo, mas exige cuidados extras, não é mesmo? Por isso, tenha atenção redobrada antes de limpá-lo. A mistura ideal envolve um pouco de vinagre de álcool e amônia. Depois de fazer a limpeza básica, misture em um balde ou tigela 7 copos de água quente, meio copo de bicarbonato de sódio, 1/3 copo de amônia e 1/4 copo de vinagre branco. Essa mistura é poderosa e não deve ficar por muito tempo no seu rejunte. Não pense em utilizar água sanitária, por mais que seja tentador.

A água sanitária até pode retirar as manchas mais aparente de imediato, mas os efeitos tardios são graves e podem deixar o seu rejunte branco completamente amarelado. Se você é mais conservador, aposte nos produtos industrializados específicos para a limpeza dos rejuntes. O rejunte branco é delicado e merece ser tratado de forma especial.

Aqui, a recomendação de uma rotina de limpeza é reforçada. As manchas do rejunte branco são mais aparentes e você pode evitá-las sem grandes esforços.

Dicas para manutenção após descobrir tudo sobre como limpar rejunte

Se depois de todas essas dicas você conseguiu, finalmente, obter o seu rejunte limpo novamente, é preciso cuidado! Se você quer manter seus ambientes sempre limpos e bonitos, anote essas dicas finais que o ajudarão nessa manutenção a longo prazo. A primeira delas é deixar os ambientes sempre bem ventilados, de modo que evite a proliferação de bolor no rejunte do banheiro.

Já na cozinha, cultive o hábito de sempre limpar o rejunte toda vez que algum líquido, gordura ou outra substância. Ao cozinhar, procure manter as janelas abertas, de modo que a gordura não impregne no seu rejunte. Por fim, não abuse dos produtos industrializados; boa parte deles são caros e ineficientes na hora da limpeza, além de poder danificar o seu rejunte. Ciente disso, é só colocar a mão na massa e se livras de uma vez de toda a sujeira do rejunte.

Gostou das dicas sobre como limpar rejunte?

Agora, como limpar rejunte não é mais um problema, já que apresentamos as melhores soluções para você. Seja com bicabornato de sódio, vinagre branco, álcool ou água sanitária, não se esqueça de fazer um teste antes em uma área escondida, um dia antes. Isso evitará que o seu problema seja agravado e te causa ainda mais dores de cabeça. Se você gostou do nosso artigo ou ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários abaixo.