Como limpar sanduicheira e aumentar a vida útil do seu aparelho

A sanduicheira é um eletrodoméstico democrático, que serve para todos os públicos: dos solteiros aos casados, até os que moram sozinhos ou em uma grande família. O único problema reside na hora de como limpar sanduicheira. Isso porque remover os resquícios de alimentos que estão grudados nas chapas podem causar um certo transtorno. No entanto, existem solicitações práticas e rápidas para facilitar o seu dia a dia.

Por isso, não se desespere ao se deparar com uma sanduicheira suja. Você pode preparar os seus lanches sem medo e de forma muito rápida e gostosa com o auxílio desse aparelho, que é tão funcional. Se você também passa por isso, mas não quer abrir mão desse item na sua cozinha e utiliza-lo para preparar carnes e vegetais grelhados, além dos clássicos sanduíches – confira agora as dicas que preparamos para você.

Chega de sofrimento na hora de preparar seus pratos. A limpeza da sua sanduicheira nunca mais vai te causar problemas. Siga conosco e descubra como!

Dicas essenciais e passo a passo

Dicas essenciais e passo a passo

Se a sua sanduicheira acabou de chegar e ainda está novinha, o ideal é você fazer a limpeza mais simples e comum. Vale também para aqueles dias em que você usou só um pouco a sanduicheira e ela não está com nenhum tipo de resíduo grudado nas chapas. Essa limpeza básica consiste apenas em passar um pano macio para remover esses resíduos leves ou de pó, bem como para absorver manchas de gordura (do queijo ou da manteiga, por exemplo).

Lembre-se que esse método só é valido quando a sua necessidade é uma limpeza rápida, e que em breve você voltará a utilizá-la. Se você pretende guardar no armário por tempo indeterminado, aposte em uma limpeza mais completa para garantir que não haja nenhum microrganismo no seu aparelho. Caso exista qualquer alimento grudado, essa limpeza não atenderá essa demanda. Se este é o seu caso, pule para as próximas dicas.

Como limpar sanduicheira mofada

Boa parte das sanduicheiras é feita a partir de materiais antiaderentes, que fazem com que os alimentos não fiquem grudados no aparelho. No entanto, nem todas utilizam um material de qualidade comprovada, causando diversos aborrecimentos na hora de retirar esses resíduos. Se você esqueceu restos de alimentos na sua sanduicheira, a chance de proliferação de bactérias e microrganismos é imensa, levando muitas vezes ao mofo.

Para conseguir entender como limpar sanduicheira mofada, esqueça as limpezas superficiais.

Com cautela, umedeça um pano com água morna e deixe de molho com uma generosa quantidade de detergente neutro. Depois de meia hora, utilize uma esponja macia e mais detergente neutro para esfregar, tomando cuidado para não arranhar o material e nem molhar demais, principalmente na parte interior do seu aparelho.

Se necessário, repita o processo e deixe mais 30 minutos com água morna e detergente. Ao final, utilize um pano limpo e seco para que não reste nenhum resíduo de alimento ou água na sua sanduicheira. Lembre-se sempre: toda limpeza exige que o aparelho esteja desligado na tomada! Muito cuidado.

Como limpar sanduicheira de pão

Como limpar sanduicheira de pão

Limpar apenas os farelos de pão é uma tarefa realmente fácil, não é mesmo? A coisa complica quando o recheio extrapola do pão e fica grudado na sanduicheira. Isso é muito comum quando utilizamos o queijo na composição do nosso sanduba. Nestes casos, a receita é bem caseira e funciona. A melhor maneira de limpar esses resíduos é utilizar um pano macio e palitos de dente. Não entendeu nada?

Calma, explicaremos agora. Umedeça o seu pano com água e detergente neutro. Envolva a ponta do palito de dente e vá “raspando”, até o queijo desgrudar. Resista a tentação de utilizar facas, esponjas de aço ou qualquer outro tipo de material parecido, que podem danificar permanentemente o efeito antiaderente da sua chapa.

Como limpar sanduicheira com vinagre

Como limpar sanduicheira com vinagre

O bom, velho e conhecido vinagre branco também está entre a nossa seleção de dicas. Esse produto, quase milagroso, também serve como alternativa ou potencializador para o detergente na hora de como limpar sanduicheira. Por isso, caso opte por utilizar o vinagre branco, faça imediatamente após o uso, com a chapa ainda quente. Mas, lembre-se, sempre fora da tomada e com muito cuidado para não queimar sua mão e dedos.

Com o auxílio de um pano macio e limpo, umedeça todas as chapas com vinagre branco. Se a sujeira estiver pesada, adicione detergente neutro também. Agora, estique esse mesmo pano sob a chapa da sanduicheira e feche. Deixe agir por cerca de 20 minutos. A sujeira deve estar bem maleável, por isso, basta finalizar com o auxílio do mesmo pano toda a superfície. Se os cantinhos ainda permanecerem sujos, utilize a nossa dica do palito de dente.

Como limpar sanduicheira com papel toalha

Como limpar sanduicheira com papel toalha

Sempre que você não puder contar com um pano limpo e macio, pode substituir por papel toalha. Ele pode servir como base para amolecer as sujeiras ou, principalmente, retirar todo o excesso de gordura, deixado pelos queijos, manteigas, carnes, etc. Por isso, como limpar sanduicheira com papel toalha é um grande aliado, já que é descartável e agiliza muito o seu processo de limpeza.

A melhor forma de como limpar grill mondial é aplicar essa técnica sempre, imediatamente após o uso. A gordura utilizada no seu grill pode secar e acabar dando muito trabalho na hora da limpeza. Por isso, tenha sempre em mãos um rolo de papel toalha.

Como limpar torradeira

Como limpar torradeira

O processo de como limpar torradeira não é tão simples quanto o de como limpar sanduicheira; você precisará de alguns materiais e uma boa dose de paciência. Os materiais que você precisará ter em mãos são os seguintes:

  • Pano macio;
  • Jornal;
  • Sal grosso;
  • Vinagre branco
  • Detergente neutro;
  • Uma escova de dentes nova.

Com a sua torradeira desligada e sem estar aquecida, adicione um punhado de sal grosso dentro da torradeira. Pegue o jornal e envolva todo o seu aparelho e chacoalhe bem até o sal grosso se espalhar completamente. Depois desse processo, coloque a sua torradeira de ponta cabeça, de modo que tanto o sal quanto as migalhas caiam no jornal. Chacoalhe algumas vezes até não ouvir mais o barulho do sal.

Se você notar que ainda sobrou algum resquício de migalhas, utilize a escova de dentes; ela serve para alcançar aquelas partes mais difíceis de alcançar, sabe? Prontinho, o processo é basicamente este. Agora, se a sua torradeira é do tipo que tem bandeja de migalhas, é só retirar e limpar com detergente neutro e água morna. Para secar, use um pano de macio, para evitar riscos.

Como limpar sanduicheira de fogão

Essa sanduicheira não exige tantos cuidados. Você só precisa mantê-la sempre limpa para evitar sabores desagradáveis no seu lanche. Por isso, sempre que utilizar já coloque de molho em água morna, detergente ou vinagre. Esses três ingredientes certamente deixarão a sua sanduicheira de fogão sempre como nova.

Para aumentar a durabilidade da sua sanduicheira, sempre que for preparar seu sanduíche, unte a parte externa do pão com um pouco de manteiga, margarina ou azeite. Isso fará com que nenhuma parte do pão fique grudada. Além disso, tenha especial atenção na hora da secagem, para que sua sanduicheira não enferruje. Uma boa dica é que, após a lavagem, você seque a sanduicheira na chama baixa do fogão.

Você acabou de conferir as melhores formas de como limpar sanduicheira

Já mencionamos acima, mas não custa reforçar: antes de iniciar o processo de como limpar sanduicheira, torradeira ou como limpar grill mondial, sempre retire o aparelho da tomada e verifique se ele já está frio para que você não se queime. Seguindo todas as nossas sugestões, você ficará muito satisfeita com seu aparelho. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, compartilhe conosco nos campos abaixo.