Como limpar sofá de suede: dicas práticas de limpeza e conservação

Passamos boa parte do nosso tempo em casa e no sofá. Com crianças em casa, o tempo é ainda maior. Os cuidados com a escolha do tecido e limpeza desse móvel tão importante devem ser considerados, não é mesmo? Por isso, confira agora preciosas dicas de como limpar sofá de suede e cuide deste local que é tão importante em todos os lares, seja para descansar, comer, ler um livro, ouvir música ou assistir seu programa favorito.

O tecido suede é um dos preferidos das famílias atualmente. Além da beleza e conforto desse modelo, o processo de limpeza é bem simples e requer apenas cuidados básicos. Acompanhe este artigo e aqui você encontrará o passo a passo perfeito para deixar o seu móvel sempre limpo e com aparência de novo. Siga conosco. 

O que é suede e suas vantagens?

O que é suede e suas vantagens?

O suede é um tecido sintético de poliéster que se popularizou, principalmente, por seu uso em decoração, já que o seu acabamento (aparência) é muito similar a camurça. Com o passar do tempo, o material acabou se tornando uma das melhores opções de revestimento para móveis e acessórios, tais como sofás, poltronas e almofadas. Isso porque esse tecido é capaz de unir ótimas características funcionais e um excelente resultado estético.

Na prática, pode-se dizer que o suede une o “útil ao agradável”. Isso porque o suede é um tecido muito resistente e durável e, ao mesmo tempo é macio ao toque e muito bonito. Para quem tem crianças, animais de estimação ou um alto fluxo de pessoas em casa, o suede é um dos tecidos mais indicados, já que não se desgasta tão facilmente.

Se você quer sofisticação à sua sala ou quarto, aliado a facilidade de limpeza e conservação, o suede é realmente uma excelente opção para você e seus familiares.

Como ocorre a limpeza do sofá suede?

Os processos que envolvem como limpar sofá de suede são simples de serem executados, mas nem por isso devem ser negligenciados. Por isso, listamos um guia rápido para você inserir em sua rotina e manter por muito mais tempo a beleza e a qualidade do seu sofá.

Aspirador (1 x por semana)

Que tal aproveitar o momento da limpeza da casa para também aspirar o seu sofá? Não vai tomar muito tempo, mas os resultados são excelentes. Inserir na sua rotina de limpeza semanal e o aspirador de pó no sofá de suede é a forma mais eficiente de promover a limpeza constante do móvel. Com isso, você eliminará poeiras, pelos de animais, migalhas, cabelos ou quaisquer pequenas sujeiras que sempre caem no sofá.

Se você não puder fazer sempre a limpeza completa, passar o aspirador já garante resultados visíveis no seu dia a dia. 

Pano macio

Após retirar o excesso de pó e sujeiras do seu sofá com aspirador, caso não exista nenhuma mancha profunda ou para finalizar o seu procedimento de limpeza semanal, utilize um pano macio levemente umedecido com água sobre o estofado. Pode colocar algumas gotas de detergente neutro. 

Produtos específicos

A depender do tipo de mancha ou sujeira que está em seu sofá, será necessário a utilização de produtos específicos para uma limpeza mais pesada. Se este é o seu caso, você precisará buscar esses produtos em lojas de estofados ou grandes magazines. Não tem muito segredo, basta seguir a utilização indicada no rótulo em relação a quantidades e melhor forma de aplicação. Tais produtos são seguros e não alteram a cor ou e nem desgasta demais o tecido.

Água e vinagre branco

Se você não tem manchas muito intensas, um bom substituto para os produtos específicos é o vinagre branco. As propriedades do vinagre branco na limpeza são muito conhecidas e também estão listadas nas dicas de como limpar sofá de suede. Para utilizar, basta que você prepare uma mistura com partes iguais de água e vinagre branco e alocar em um borrifador. Faça um teste em uma pequena parte para se certificar de que não manchará.

Assim, aplique um pouco da mistura e esfregue levemente com o auxílio de um pano macio. Não é necessário utilizar muita força.

Manchei o meu sofá, e agora?

Na maioria esmagadora das vezes, as manchas ocorrem nos momentos mais inapropriados. Por isso, se você não tiver em casa nenhum produto específico para remover manchas do seu sofá de suede, existem outras opções caseiras que te auxiliam na hora de desvendar todos os segredos de como limpar sofá de suede. Vamos conhecer quais são elas:

Detergente neutro

Além do vinagre branco, o detergente neutro é outro grande aliado na hora de remover manchas e sujeiras causadas por gordura, alimentos ou bebidas em praticamente todas as superfícies, incluindo os móveis com tecido de suede. Assim, caso tenha acontecido algum incidente de mancha no seu sofá, o detergente neutro pode acabar tirando a mancha.

Misture cerca de 10 gotas (ou 5 ml) de detergente em um recipiente com cerca de 250 ml de água morna e mexa até fazer espuma. Utilize essa espuma para passar sobre a mancha. Com ajuda de um pano ou uma escova específica para o tecido, esfregue delicadamente. Finalize utilizando um pano algodão branco levemente umedecido e papel toalha para retirar o excesso de água.

Pano de algodão branco levemente umedecido ou papel toalha

Se você derrubou apenas água no sofá, não espere que o líquido seque sozinho. Isso evitará que se formem manchas, principalmente se o sofá estiver com poeira. Para tanto, baste seguir o passo a passo indicado no item anterior: utilize um pano de algodão seco e aperte com uma leve pressão em cima da mancha. Utilizando um papel toalha o resultado também será positivo. O importante é não deixar que a água seque sozinha.

Álcool líquido

A utilização de álcool líquido pode ser adicionada na sua rotina de como limpar sofá de suede. Caso tenha sujeiras de alimentos, gordura ou bebidas, além da limpeza efetuada com o detergente neutro, o processo deve ser finalizado com o álcool líquido. O objetivo é promover a limpeza e a rápida evaporação do líquido do tecido do suede, para que seja minimizado qualquer risco de formação de manchas. 

Bicarbonato

A flexibilidade do tecido suede é realmente um ponto relevante na hora de decidir a escolha do seu sofá. Além do detergente neutro e álcool líquido, o bicarbonato é altamente eficaz na hora de promover a limpeza de manchas maiores. Para utilizar o bicabornato, misture-o com um pouco de água até que se forme uma pasta. Após, aplique diretamente sobre a mancha e deixe agir por cerca de 3 minutos. Em seguida, repita os passos anteriores.

Água morna com pano polonês de microfibra

Por último, sugerimos a utilização do pano polonês de microfibra. Ele é muito utilizado na limpeza doméstica, embora o seu nome não seja tão conhecido e é muito indicado para a limpeza de tecidos suede. Caso a sua mancha seja recente e pequena, basta umedecer o pano polonês esse pano junto com água morna e aplicar nas superfícies.

Agora, se as manchas são maiores ou antigas, esquente um pouco de água para que o pano fique umedecido com água quente. Os resultados são bons, mas pode ser que ainda seja necessária a utilização de produtos específicos. De qualquer modo, não custa tentar.

Cuidados /manutenção do seu sofá suede

Agora que você já conferiu todas as dicas necessárias para aprender corretamente como limpar sofá de suede, listamos os principais cuidados que você deve ter para promover a melhor conservação do seu móvel, já que além da limpeza, alguns cuidados com o sofá de suede são essenciais para garantir sua resistência e durabilidade. Dentre eles estão:

  • Evite panos reutilizados: tenha o cuidado de usar sempre panos limpos, de preferência branco, que não transfiram cor ou substâncias que podem estragar o seu tecido;
  • Não utilize produtos abrasivos: quaisquer produtos abrasivos, como por exemplo os que são à base de cloro ou sabão em pó, podem (e vão) danificar o suede.
  • Cuidado com o excesso de água: sempre que estiver promovendo a limpeza do seu sofá, jamais exagere na quantidade de água, que podem formar as indesejadas manchas.
  • Cuidado com a exposição ao sol: o sol pode danificar o seu sofá, e contra esse dano não há o que ser feito. Por isso, evite manchas e o desgaste do tecido. Após a limpeza, mantenha a área ventilada para a secagem completa, com as janelas abertas, por exemplo.
  • Spray protetor: para conservar ainda mais o seu sofá, o spray protetor é ideal para sofás novos ou que passaram por uma limpeza profunda recentemente.

Agora você está ciente dos cuidados e pode aplicar na prática todas as dicas de como limpar sofá de suede

Como limpar sofá de suede não é uma tarefa difícil. Poucos cuidados regulares na limpeza e conservação garantem uma vida útil e longa para o seu móvel. Siga as orientações do fabricante indicadas na etiqueta do seu sofá para não correr qualquer tipo de risco. É realmente muito fácil e prático fazer a limpeza do tecido de suede, não é mesmo? Basta seguir todos esses passos e tenha um sofá perfeito por muitos anos.

Se gostou das nossas dicas ou quer compartilhar uma sua, comente aqui embaixo nos comentários. Aguardamos o seu contato.