Como limpar sofá de tecido: dicas infalíveis para cada tipo de estofado

Como limpar sofa de tecido

Um dos itens indispensáveis do lar é, sem dúvidas, um sofá confortável. Isso porque é exatamente no sofá onde passamos boas horas descansando, nos informando por meio de jornais ou documentários ou curtimos um entretenimento. O sofá também é o local onde recebemos visitas e um dos lugares preferidos da casa. No entanto, uma preocupação com a limpeza desse móvel sempre surge, e neste artigo você aprenderá como limpar sofá de tecido.

No mercado existem diversas variações na composição dos sofás, tais como sofás de couro, vinil ou algum outro tipo de tecido. A depender do tipo de material que é feito o seu sofá, existe uma maneira específica para conservação, manutenção e limpeza. Os mais comuns, e também os mais difíceis de limpar, são os sofás de tecido. Por isso, se este é o seu caso e você não sabe muito bem como limpar sofá de tecido, então este artigo é para você. Confira.

Materiais, instruções e passo a passo

Veja como limpar sofá de tecido passo a passo

O sofá é um item indispensável no cômodo mais social da casa: a sala. Além disso, é comumente alocado em salas de TV, jogos ou varandas. Por isso, o sofá precisa estar sempre em boas condições de limpeza, não é mesmo? Se na sua casa tem pets ou crianças, esse cuidado deve ser redobrado. Os mateias básicos que você precisa ter para oferecer todo o conforto que deseja aos seus familiares e visitantes são:

  • Aspirador de pó;
  • Vinagre branco;
  • Água morna;
  • Borrifador;
  • Detergente neutro;
  • Álcool líquido;
  • Pano branco, macio e limpo;
  • Escova de cerdas macias ou esponja.

O passo a passo e as instruções para aprender como limpar sofá de tecido você confere agora, de acordo com o tipo de tecido do seu sofá. Acompanhe.

Como limpar sofá de tecido grosso

Se você precisa aprender como limpar sofá de tecido grosso, seja para retirar odores fortes, tais como cheiro de mofo ou de animais de estimação, além dos materiais básicos, você pode precisar bicarbonato de sódio. Polvilhe no seu estofado de tecido grosso e deixe agir por 12 horas. Em seguida, retire o bicarbonato com a ajuda de um aspirador de pó e faça a limpeza tradicional.

Para as manchas em geral, principalmente para as cores mais escuras, elas podem sem facilmente retiradas usando uma mistura de água e detergente neutro ou bicabornato de sódio e vinagre branco. O ideal é fazer a limpeza semanal ou, ao menos, sempre que for identificada as sujidades no seu sofá. Assim, você irá para mantê-lo sempre limpinho, com cheiro agradável e sem riscos de bactérias.

 

Como limpar sofá de camurça

Os sofás de camurça são um dos mais elegantes e procurados, seja por sua textura agradável ou aparência elegante. No entanto, como limpar sofá de tecido camurça exige um cuidado adicional em relação aos outros modelos de tecido. Por isso, manter o seu móvel limpo e higienizado é indispensável para que ele não manche, estrague e perca toda sua sofisticação.

Se o seu sofá de camurça está manchado, fedido ou com muita sujeira, é só separar os matérias básicos que mencionamos no artigo, um pouco de amaciante e seguir o passo a passo indicado no vídeo. Com a limpeza correta e as manutenções periódicas, como limpar sofá de tecido vai se tornar parte da sua rotina de limpeza. 

 

Como limpar sofá de suede

Os sofás de tecido de suede são os atuais queridinhos dos novos sofás. Além se ser um tecido que transmite elegância e sofisticação, o estofado de suede tem o poder de deixar a sua sala muito mais bonita e aconchegante, graças ao seu toque macio. No entanto como limpar sofá de tecido suede não pode ser de qualquer jeito, já que a delicadeza desse material é notável, já no primeiro contato. 

Para a manutenção diária, o seu sofá de suede deve ser aspirado e limpo, com a ajuda de panos brancos (para não transferir cor e não correr o risco de manchar o seu sofá) e que estejam levemente umedecidos. Atenção especial ao tecido, ele deve ser macio, de modo a não agredir as fibras do suede. Os materiais para essa limpeza básica são apenas o detergente neutro e uma escova macia. Para uma higienização mais profunda, confira o vídeo abaixo.

Como limpar sofá de veludo

O sofá de veludo não é tão usual nos dias de hoje. No entanto, sua sofisticação persiste em diversos lares. O processo de como limpar sofá de tecido de veludo é bem parecido com os tecidos correlatos de suede e camurça. O ideal é você usar a misturinha “mágica”, que serve não apenas para limpeza dos sofás, mas como diversos outros locais da casa, tais como armários, box, etc.

Os materiais para essa mistura são: álcool, água, amaciante e bicabornato de sódio. Borrife essa mistura por todo o sofá, principalmente nos locais mais sujos. Em seguida, molhe um pano levemente na solução e passe por toda a superfície do sofá. Cuidado com a dosagem da água para não encharcar demais o seu sofá, sob pena de gerar novas manchas no seu estofado, principalmente se for em um tom claro.

A limpeza deve ser realizada sempre no sentido da fibra do tecido, deixando depois o móvel secar naturalmente em local seco e arejado. A dica principal é aguardar 24 horas sem ninguém utilizar o sofá após a limpeza. Se houver muitas manchas ou outras sujeiras mais difíceis, repita o processo até removê-la, usando uma esponja macia no lugar do pano.

Como limpar sofá com vanish

Antes de começar qualquer forma de como limpar sofá de tecido, é indispensável aspirar todo o móvel, tirando toda sua sujeira mais grossa, tais como migalhas, pelos de animais, etc. Em seguida, borrife a mistura de vanish com água e esfregue delicadamente com uma escova macia. Lembre-se: a escova necessariamente precisa ter as cerdas macias, para não correr o risco de danificar o sofá.

Neste caso, sugerimos fazer um teste em uma pequena parte do seu sofá. Dando tudo certo, repita a operação até obter o resultado desejado. Para finalizar, passe o pano branco úmido para retirar toda a sujeira. 

Como limpar sofá de linho

Provavelmente, os sofás de linho são os mais delicados. A maioria das pessoas não se sentem confortáveis ou seguras para efetuar a limpeza e higienização em casa. No entanto, no vídeo que separamos para você, é possível conferir uma forma simples de remover manchas, cheiros ou qualquer outra sujeira no seu estofado de linho. Para evitar manchas difíceis de remover, é ideal realizar manutenções, no mínimo mensais.

Para este tecido que é extremamente delicado, é importante ressaltar a necessidade de utilização de uma esponja macia para ajudar na tarefa. Nunca utilize uma escova ou qualquer outra coisa que possa danificar o tecido.

Como limpar sofá de chenille

Os sofás de chenille ou jacquard exigem cuidados de limpeza mais específicos. Para esse tipo de estofado, pode-se utilizar detergente neutro e escova de cerdas macias. No entanto, existem produtos específicos para esse material. De qualquer forma, este processo básico é suficiente para uma limpeza diária.

Se você possui bichinhos de estimação em casa, sabe bem que os pelos estão por todo canto, inclusive presos no sofá. Neste caso, o aspirador de pó não pode ficar de fora do seu dia a dia. O procedimento de como limpar sofá de tecido não muda muito em relação aos outros. Para conferir os detalhes, clique no vídeo abaixo.

Como limpar sofá de tecido vermelho

Os sofás de tecido vermelho podem causar um certo medo na hora da limpeza. No entanto, a limpeza e higienização é bem simples e não precisa de grandes esforços. Por mais que a sujeira não apareça muito nessa cor, não negligencie na hora da limpeza. Siga o modo de preparo indicado no vídeo e mantenha seu sofá como novo por muito mais tempo. Finalize com um pano seco, deixando secar naturalmente.

 

Como limpar sofá de tecido nunca foi tão simples

Agora você já sabe como limpar sofá de tecido em casa, sem precisar gastar fortunas com empresas especializadas. Com um pouco de cuidado e manutenções periódicas, o seu sofá de qualquer tecido estará sempre limpo, cheiroso e bonito, mesmo com crianças ou pets. Caso ainda tenha alguma dúvida, compartilhe conosco no campo aqui embaixo.