Como limpar tela de celular: veja o passo a passo fácil e dicas essenciais

Em tempos de pandemia, uma de nossas maiores preocupações é com a higiene. Os principais órgãos de saúde de mundo orientam a lavagem constante das mãos, bem como a utilização de álcool gel para reduzir a taxa de transmissão do coronavírus. Essa constante atenção com a higiene também deve incluir objetos que tocamos constantemente, como nossos celulares. Mas então, como limpar tela de celular sem causar danos?

Você sabia que o seu celular pode ficar mais sujo do que o vaso sanitário do banheiro da sua casa? Sim, é verdade! Quando não fazemos a limpeza adequada de nosso aparelho de celular, ele acumula milhares e milhares de vírus, germes e bactérias.

Para saber mais como limpar o seu celular e se livrar desses micro-organismos, siga a leitura!

Por que é fundamental fazer a limpeza do seu celular regularmente?

A informação de que seu celular pode ficar mais sujo do que o vaso sanitário te chocou? Pois é, pesquisadores norte-americanos, da Universidade do Arizona, constataram que, muitas vezes, os aparelhos celulares são repletos de germes e bactérias que vão muito além do que imaginamos.

Isso ocorre, porque ficamos com o celular nas mãos o tempo todo! Inclusive, você deve estar com o seu aparelho nas mãos nesse momento. Certo? Então, o que acontece é que lavamos nossas mãos diversas vezes ao dia, mas nos esquecemos de que toda a sujeira que estava nelas antes da lavagem, fica no celular caso não fizermos uma higienização adequada dele.

Mas não é só a você que a sujeira prejudica, partículas de poeira e areia, por exemplo, podem riscar a tela do seu aparelho. E tem mais, a gordura que muitas vezes acumula no celular pode danificar o touch screen e reduzir consideravelmente a durabilidade do seu aparelho.

Confira abaixo um passo a passo simples!

Como limpar tela de celular sem danificar

1. Utilize um pano adequado

O melhor pano para limpar o seu celular sem danificar a tela, é o pano de microfibra. Você encontra esse tipo de pano em lojas de materiais eletrônicos, ou até mesmo em lojas de materiais para casa. Também vale usar paninhos de limpeza de óculos!

O pano deve estar sempre limpo e seco e é fundamental que não haja nenhum resíduo de produto de limpeza nele. O ideal é que você tenha um pano exclusivo para limpeza do celular.

Evite panos ásperos, toalhas, papeis e esponjas. Todos esses materiais podem riscar a tela!

2. Escolha o produto certo

Pode limpar tela de celular com álcool? Pode usar água? Água sanitária para acabar com os micro-organismos? Socorro!

Muitas pessoas não sabem qual produto usar para a limpeza de aparelhos eletrônicos e acabam utilizando produtos que danificam a tela, o touch screen ou até mesmo a parte elétrica do aparelho. Mas agora você vai saber exatamente o que usar para ter segurança na higiene do seu celular, tablet, notebook, enfim!

O produto mais indicado para a limpeza de qualquer eletrônico é uma mistura de água destilada com álcool isopropílico.

Cientistas demonstram que o cloro presente na água de torneira, ou até mesmo na água potável, com o tempo danifica a tela dos aparelhos. E o álcool isopropílico, que é livre de água em sua composição, acaba totalmente com os germes e bactérias presentes nos celulares, sem causar dano à tela ou estruturas internas.

Encontrar esses produtos é muito fácil, não se preocupe! O álcool isopropílico é vendido em lojas de equipamentos eletrônicos, ou pela internet. Um frasco de 100 ml custa em torno de 10 reais. A água destilada você pode encontrar facilmente em farmácias e o preço é aproximadamente 8 reais o litro.

Para a sua mistura, então, você pode colocar 100 ml de álcool e 500 ml de água destilada.

Também é possível encontrar produtos “limpa tela” prontos. Você pode utilizá-los tranquilamente, mas certifique-se de que possuem álcool isopropílico na composição.

3. Desligue tudo!

Isso mesmo! Para limpar o seu celular, você deve primeiro desligá-lo. Isso evita danos elétricos ao aparelho.

4. Umedeça o pano e capriche na limpeza!

Antes de limpar o seu celular, retire a capinha! Você deverá higienizar os dois, mas comece pelo celular para garantir que seu pano estará livre de qualquer resíduo que possa danificar a tela.

Umedeça uma parte do pano usando a sua mistura de água destilada e álcool isopropílico. De preferência, use um borrifador, assim você evita que o pano fique molhado demais. Mas atenção! Nunca aplique o produto diretamente no seu aparelho, pois o líquido pode danificar o interior do celular.

Com o pano umedecido, inicie pela limpeza da tela. Faça movimentos de cima para baixo, sem colocar muita pressão contra a tela para evitar danos. Quando finalizar a limpeza dessa parte com a parte úmida do pano, utilize a parte seca para finalizar a higienização.

Terminada a tela, utilize o pano para limpar o resto do aparelho. Comece pela lente da câmera e, então, vá para as outras partes. Capriche para garantir que você eliminou o maior número de micro-organismos possível!

Finalize a limpeza do seu celular pela higiene da capinha. Você pode utilizar o mesmo pano e o mesmo produto, ou pode lavá-la com água e sabão, caso preferir.

Pronto! Faça isso, pelo menos, uma vez ao dia para certificar-se de que não está carregando em suas mãos algo mais sujo do que tampa de vaso sanitário!

O que evitar ao fazer a limpeza do seu celular

Como limpar tela de celular

Nunca limpe o seu aparelho quando ele estiver conectato ao carregador na tomada. Você deve retirá-lo do carregador e desligá-lo para, então, fazer a limpeza.

Não use produtos como água sanitária, desinfetante, detergentes ou vinagre para a limpeza da tela do celular. Os componentes químicos desses produtos podem causar manchas e até mesmo danificarem os componentes internos do seu aparelho.

Não use água de torneira (e nem mesmo potável) para limpar o seu celular. Como já vimos, o cloro presente na água, bem como outras substâncias, pode ser prejudicial ao seu aparelho. Prefira sempre a água destilada.

Nunca limpe o seu celular com lenços umedecidos, buchas, tolhas, ou tecidos de roupas. Esses materiais, mesmo que não pareçam, são ásperos e podem riscar a tela.

Se você notar, na tela de seu celular, a presença de poeira, grãos de areia ou terra, nunca esfregue ou passe pano para removê-los! Uma dica de ouro é usar fita adesiva para retirar os resíduos sem arranhar a tela. Cole a fita no local que está sujo e comprima levemente. Quando você retirar a fita, notará que a tela estará limpa.

Pode usar álcool comum na limpeza do celular? E álcool em gel?

A resposta para as duas perguntas é não! O etanol, popularmente conhecido como álcool de limpeza, não é apropriado para a limpeza de aparelhos eletrônicos. Embora ele seja excelente para a higiene das mãos e superfícies por ser capaz de remover germes e bactérias, o álcool comum danifica a tela do seu celular.

Principalmente se usado com frequência, esse produto pode manchar o display do seu aparelho, bem como causar danos ao touch screen e a peças internas.

Portanto, priorize a mistura de álcool isopropílico e água destilada. Evite danos ao seu celular e gastos desnecessários com reparos futuros!

Limpe o seu celular diariamente e evite transtornos!

Agora que você já sabe como limpar tela de celular, não tem mais desculpa para deixar nada sujo. Com os produtos e materiais adequados, você preza pela sua saúde e não danifica o seu aparelho.

Gostou das dicas? Compartilhe nos comentários qualquer dúvida ou sugestão!