Como limpar tela de notebook: qual a importância, dicas e passo a passo fácil

Feitas de LCD e LED, as telas dos notebooks são um alvo muito fácil da sujeira e limpá-las não é tão simples como imaginamos. Elas possuem a tendência de estragar com facilidade, exigindo cuidados precisos no processo de limpeza. Por conta da alta sensibilidade do material, uma pressão a mais ou a utilização de produtos inadequados podem resultar em um dano irreparável ao display.

Especialmente pela da alta demanda no uso de computadores em tempos de home office por conta da pandemia da COVID, há sempre muitas dúvidas de como limpar a tela de um notebook.

Afinal, por ser uma peça extremamente delicada, nunca sabemos bem qual produto pode ser usado sem correr riscos de danificar o equipamento, não é mesmo?  Mas não se preocupe! Siga lendo esse artigo e sabia mais sobre como limpar a tela de seu notebook sem medo.

O que você deve saber antes de limpar a tela do seu notebook?

Antes de iniciar o procedimento, é necessário ter algumas informações:

  • Nunca fazer a limpeza da tela do seu notebook Sempre desligue o computador e, também, desconecte a fonte ligada à tomada;
  • Limpe levemente a tela, ou seja, não faça muita força no momento da limpeza. Os aparelhos tecnológicos não costumam processar bem movimentos bruscos;
  • Não passe nenhum produto diretamente na tela do seu notebook;
  • E mais importante: nunca utilize fórmulas caseiras ou produtos químicos abrasivos, já que podem danificar a tela. Sempre busque por kits de limpeza especial para

A importância de limpar a tela do seu notebook

Primeiramente, considerando atualmente o momento em que estamos vivendo, a transmissão do vírus da COVID é muito alta e se você dividir seu computador com mais membros da família ou com quem divide sua residência, a higienização correta pode evitar qualquer contágio.

Outra questão é que com o tempo e a frequência na utilização, é normal que seu notebook necessite de uma limpeza geral, ou seja, teclado, entradas para cabos e pendrives, mouse – se houver – além da tela. Esse cuidado permitirá a durabilidade e o bom desempenho do seu computador por mais tempo.

Uma informação que poucas pessoas sabem é que a falta de limpeza no seu notebook pode acarretar no superaquecimento, por conta do acúmulo de gordura, poeira, fios de cabelos ou pelos do corpo, restos de alimentos e até mesmo, insetos mortos. O motivo pelo qual isso acontece é que o cooler – peça interna que ajuda a manter a temperatura estável – pode ter seu termostato alterado com todas essas sujeiras.

Há outras peças internas também, que podem ter suas funções prejudicadas por conta da má higienização do notebook. Por isso que todo cuidado com equipamentos eletrônicos é necessário neste momento em que redução de lixo e a sustentabilidade estão em voga no mundo.

Uma dúvida que pode surgir é, por conta de tamanha sensibilidade do notebook, será que não seria melhor levar em um local especializado em computadores?

Não, você mesmo, regularmente, deve fazer a limpeza da tela e de seu computador inteiro. Porém, para uma higienização mais especializada, uma vez por ano você deve levar a profissionais especializados para essa limpeza mais direcionada.

Materiais necessários para limpar a tela de seu notebook

O material mais importante nesse processo é o pano a ser usado. Além de estar limpo, ele deve ser de microfibra ou 100% algodão, já que estes possuem a maciez necessária para o procedimento.

Se houver apenas poeira na tela, um pano seco é suficiente. No entanto, se existirem manchas de gordura ou marcas de dedos, será necessário um borrifador com água destilada para aplicar levemente no tecido para usar na limpeza. A água destilada pode ser comprada em farmácias e por um preço muito acessível.

Além da água destilada, você pode usar as preparações já existentes no mercado e que são especialmente feitas para uso na limpeza da tela de notebooks. Esses produtos são encontrados, normalmente em papelarias, lojas com artigos para escritório e de eletrônicos ou especializados em computadores. Em média, eles custam R$ 20,00 e muitas vezes já vem com panos próprios para uso.

Sobre a composição desses líquidos: varia muito de fabricante para fabricante; alguns têm compostos com água e, outros, álcool isopropílico na fórmula. Na dúvida, leia as instruções contidas na embalagem para ter certeza para qual tipo de tela o kit é o mais indicado.

Por outro lado, atente que água de torneira não pode ser usada já que o cloro presente pode danificar a tela.

Outros produtos como álcool, detergente, multiuso ou limpa-vidros não devem ser jamais usados. Eles são extremamente abrasivos para telas de LED ou LCD. O resultado dessa limpeza é desastroso: rachaduras e manchas permanentes já que ressecam a tela, danificando-a permanentemente.

Colocando em prática a limpeza da tela do seu notebook

Antes de qualquer passo, desligue o notebook, inclusive da tomada. Além de evitar qualquer tipo de acidente com relação à eletricidade, isso vai permitir enxergar sujeiras que estão no display.

Atenção: posicione o monitor contra a luz para que prováveis impurezas fiquem em evidência.

Pegue o pano que será usado na higienização da tela do seu notebook, borrife uma quantidade pequena do líquido que será usado – conforme instruções acima. Outro ponto importante nessa etapa: jamais espirre o líquido diretamente no monitor, já que existe o risco de escorrer e entrar no computador, atingindo partes internas e com possibilidade de estragar o equipamento.

Somente espirre o líquido para limpeza conforme você notar a necessidade para eliminar essas manchas e sujeiras. Afinal, se o pano estiver encharcado, ele poderá escorrer pela tela e o prejuízo poderá ser incalculável.

Comece a passar o tecido já sobre a tela do seu notebook, fazendo movimentos leves e circulares, sem pressionar o vidro. Até mesmo o pó pode arranhar seu computador. Quando houver sujeiras mais “pesadas”, a higienização deve ser repetida quantas vezes for necessária, mas sempre com delicadeza nas manobras.

Acabou o procedimento? Passe a parte seca do pano, certificando-se que manchas ou gorduras não existam mais na tela de seu notebook.

Volte a ligar seu computador e com a tela acessa, veja se está tudo em ordem. A partir desse momento, você pode prosseguir com a limpeza no teclado e outras partes do seu equipamento.

Cuidados adicionais na limpeza da tela do seu notebook

É impossível não sujar o computador, mas algumas atitudes antecessoras podem desacelerar para que isso ocorra.

A primeira – e dica muito simples – é fechar seu notebook após o uso do mesmo. Essa ação reduz drasticamente o acúmulo de poeira.

Não use como pano camisetas velhas ou retalhos de tecido. Eles costumam soltar pelos, tornando o seu trabalho redobrado. Isso também serve para o prático papel toalha, já que fibras de madeira são usadas na fabricação, consequentemente arranhando seu display.

Uma outra invenção que vem sendo muita usada em diversos tipos de limpeza é o lenço umedecido para higiene pessoal. Só que estes jamais devem ser uma escolha para limpar equipamentos eletrônicos, já que o líquido contido não é para essa categoria de limpeza e, claro, pode danificar seu computador facilmente. Mas não fique triste, hoje no mercado já é possível comprar lenços específicos para limpeza de tela.

Uma sugestão interessante é aplicar uma película na tela de seu notebook, assim como as existentes para celulares e tablets. Mas ao invés de ser sua função a de proteção contra quedas, ela evitará sujeiras, auxiliando no reflexo e visibilidade. Não esqueça dos cases de transporte, pois eles reduzem a quantidade de poeira, mesmo se você não transportar de um lugar para outro.

Pincéis, cotonetes e escovas dentes com cerdas macias podem ser grandes aliadas para remoção daquelas sujeirinhas que dificilmente saem com pano para limpar a tela de seu notebook.

Última dica preciosa: evite comer e beber perto de seu computador. Além da possibilidade de existirem acidentes, você evitará manchas de gorduras tanto na tela como no teclado de seu notebook.

A importância da limpeza da tela do seu notebook

Além da manutenção e, até mesmo, de questões higiênicas que tem relação com a limpeza da tela do seu notebook, aumentar a sobrevida de equipamentos tecnológicos tem uma relevância não somente no “bolso”, mas também, na quantidade de lixo tecnológico produzido.

E você, o que considera mais relevante para limpeza de seu notebook? Deixe nos comentários abaixo!