Como limpar tela de TV: passo a passo e descubra porque é tão importante

Se você também acha complicada a tarefa de como limpar tela de TV, saiba que não está sozinho. A televisão é, sem dúvida, um dos eletrodomésticos mais usados da casa, principalmente agora com as mudanças no cotidiano da maioria das pessoas, adultos e crianças. Por isso, é comum negligenciarmos na limpeza, já que muitas vezes ela pode até mesmo estar ligada na hora da faxina.

Mas não se preocupe, se você chegou até aqui, significa que também acredita que o seu televisor também precisa receber atenção quanto a limpeza, já que é um grande acumulador de pó. Pensando nisso, vamos preparar uma série de dicas para inserir na sua limpeza cotidiana. Isso vai facilitar e sua vida e não demandará muito tempo; o resultado é uma TV limpa, bem cuidada e prontinha para curtir seu programa favorito. Confira agora nossas dicas.

Por que limpá-la?

Os motivos são muitos e o primeiro deles é que a sujeira não é benéfica em nenhum local da casa. Ao contrário, ela é a causadora de diversos problemas, inclusive e principalmente doenças de ordem respiratória. Independentemente se você tem ou não alguma complicação relacionada, saiba que o excesso de poeira pode desencadear alergias, até mesmo em animais de estimação.

Além disso, o excesso de poeira também faz mal para qualquer eletrodoméstico. Para as TVs, especialmente, graças as pequenas aberturas na parte traseira. O excesso pode se acumular no interior do aparelho, o que irá prejudicar seu funcionamento a médio e longo prazo. De qualquer forma, sem a limpeza adequada é certo que a vida útil da sua televisão será diminuída e a durabilidade do aparelho não será aquela indicada pelo fabricante.

Por isso, com uma limpeza adequada e constante, você será capaz de evitar todos esses problemas. Além disso, poupara gastos não planejados com consertos ou mesmo com a compra de uma nova TV. Não é raro encontrar aparelhos em assistências cujo único problema seja a sujeira acumulada prejudicando os circuitos internos. Se você não quer passar por isso, siga conosco para descobrir os materiais necessários para a limpeza.

Como limpar tela de TV: materiais necessários

Antes de começar a limpeza, certifique-se de que você tem em sua casa parte desses materiais de como limpar tela de TV. Eles são de suma importância já que garantem uma limpeza segura e sem riscos para as telas frágeis dos aparelhos presentes na maioria das casas. Sem mais delongas, os materiais que você vai precisar são:

  • Panos macios (pode ser flanela ou pano de microfibra específico para TV);
  • Pincel pequeno;
  • Produto específico para limpeza de LED ou LCD;
  • Detergente neutro;
  • Água destilada;
  • Água;
  • Balde;
  • Borrifador;
  • Álcool isopropílico;
  • Vinagre branco.

Calma, a lista é grande, mas você não precisa ter todos eles. Abaixo separamos as formas mais comuns e eficientes para você proceder com a limpeza da sua tela de TV, que está divida entre limpeza simples, aquela indicada para o dia a dia, e a limpeza pesada, para aqueles que negligenciaram por muito tempo a limpeza do eletrodoméstico.

Passo a passo: como limpar tela de TV

Antes de mais nada, você precisará identificar o atual estágio de sujeira da sua TV. Isso significa que ela pode estar precisando apenas de uma limpeza de manutenção, ou então aquela limpeza caprichada. Para começar, trataremos a respeito da limpeza simples:

Como limpar tela de TV: limpeza para o dia a dia

Os materiais que você vai precisar para a limpeza simples serão apenas um pano macio, água e pincel. Com os materiais em mãos, certifique-se de que a sua TV está completamente desligada (desplugue da tomada). Caso ela esteja em uso recente, aguarda alguns minutos para que a tela esfrie, principalmente se a sua TV for plasma.

Basicamente, a limpeza consiste em passar o pano em toda a tela, fazendo movimentos leves e suaves com cuidado. De modo algum coloque força no ato de limpar, pois há um risco muito alto de acabar danificando o seu aparelho. Se você notar a presença de muita poeira, pode molhar o pano em água. Cuidado com o excesso, o pano deve estar apenas umedecido, sem que haja qualquer possibilidade de escorrer pela tela ou em qualquer lugar da TV.

A limpeza simples termina com a utilização do pincel. Com o pincel em mãos, passe pelos cantinhos, entre a tela e a parte plástica que a recobre. Isso trará total segurança e maior durabilidade para a sua TV.

Limpeza pesada com detergente neutro

Se você precisa retirar manchas mais complexas da sua tela de TV, apenas um pano umedecido com água não vai resolver. Caso o seu problema seja mancha de gordura (muito comum para quem tem crianças o dia inteiro em casa, não é mesmo?), além dos materiais anteriormente citados, você também vai precisar de um pouco de detergente e um balde.

Separado o balde, encha com um litro de água; em seguida, adicione uma colher de sopa de detergente neutro e misture bem. Pegue um pano macio e limpo e molhe nesse líquido. Certifique-se de torcer bem, já que o excesso provavelmente vai danificar a sua TV. Com o pano bem torcido, passe sobre a tela da TV, do mesmo modo que faria com o pano seco, focando onde você identificou as manchas.

Como limpar tela de TV: limpeza pesada com vinagre e água

Dentre as formas de como limpar tela de TV, mais uma vez o vinagre está presente. Um grande aliado em praticamente todos os lares, o vinagre serve para o preparo de alimentos e também para a limpeza de diversos itens. Neste caso, para limpar a sua TV você deve preparar uma solução com partes iguais de vinagre e de água. Pode ser pouca quantidade, já que a área a ser limpa é relativamente pequena.

Utilize o balde ou o borrifador, para preparar a mistura. Caso opte por utilizar o borrifador, lembre-se de nunca espirrar diretamente na tela. Umedeça sempre o pano. Com movimentos leves e circulares, esfregue a tela com movimentos delicados, focando principalmente nas regiões onde você identificou manchas ou sujeiras mais difíceis.

Limpeza pesada com água destilada

Aqui, você também precisará do pincel para a tarefa de como limpar tela de TV. Com o pincel limpo, molhe na água destilada. Certifique-se de que todo o excesso de água foi retirado das cerdas e passe sobre as manchas que estejam na tela da sua TV. Em seguida, repita o mesmo processo utilizando um pano macio umedecido com a água destilada.

Produtos específicos para limpar tela de TV

Caso você não seja adepto a limpeza caseira ou acredita que essas dicas não servem para a rotina do seu lar, você também pode encontrar produtos específicos para retirar todas as manchas e sujeiras mais pesadas da sua tela de TV. Se este é o seu caso, você encontra o produto em grandes redes de mercados e lojas de produtos eletrônicos.

Cuidados finais: como limpar tela de TV com segurança

Ler o manual de instruções é muito importante, mas não são raras as vezes que deixamos esse momento de lado. Como limpar tela de TV é uma tarefa simples, mas bem delicada; por isso, inspira cuidados. Por fim, certifique-se de não utilizar nenhum produto químico ou abrasivo, tão pouco panos sujos com restos de outros produtos ou ásperos. Seguindo todas as recomendações, a sua TV estará sempre limpa e no seu pleno funcionamento por mais tempo.