Como limpar tênis branco: veja o passo a passo e dicas práticas

Tênis branco são um daqueles calçados que não saem de moda em nenhum período. Seja casual ou esportivo, a maior parte das pessoas possui um exemplar destes no seu armário. 

Eles são básicos e combinam com todos os estilos, a desvantagem é que sujam com muita facilidade. Mas com algumas dicas e cuidados, é possível manter um tênis branco como novo com facilidade. Neste post, selecionamos algumas receitas de como limpar o tênis branco. 

A base das receitas vão elementos muito simples e que já fazem parte da dispensa da maioria das casas brasileiras. Você não irá precisar gastar a mais para fazer a manutenção do seu tênis e usá-lo por bastante tempo! 

Importante: Antes de prosseguir com qualquer opção de limpeza que apontamos abaixo, é preciso retirar as palmilhas e os cadarços do tênis (se houver). Eles devem ser lavados a parte, como ensinaremos mais adiante no post!

Como limpar tênis branco de tecido…

 

Abaixo, separamos algumas opções de lavagem que vão deixar o seu tênis branco de tecido limpinho como novo. 

…Com sabão em pó

A primeira opção de limpeza não poderia ser outra senão o sabão em pó. Utilizado principalmente para lavar-roupas, o sabão em pó dilui facilmente na água e tem um grande poder de limpeza. 

Esta receita é indicada para lavagens completas do tênis e para retirar manchas superficiais ou que ainda estejam frescas. Confira o passo-a-passo:

  1. Utilize um balde ou bacia grande o suficiente para caber o seu tênis dentro. Você também irá precisar de água o bastante para cobrir o seu tênis dentro da bacia e deixá-lo lá de molho. 
  2. Adicione o sabão em pó e mexa na água para diluir. A quantidade de sabão irá variar, dependendo da quantidade de água. Nossa recomendação é que você vá adicionando o sabão aos poucos. Coloque uma colher de sopa e verifique se é o suficiente. Utilizar pouco sabão faz a limpeza não ser efetiva. Enquanto que muito sabão pode fazer com que seu tênis fique manchado e o tecido endureça quando secar, se você não tirá-lo bem no enxágue. 
  3. Deixe o tênis de molho na água com sabão por cerca de 1h
  4. Passado o tempo, utilize uma escova multiuso ou esponja para esfregar a superfície do tênis.
  5. Quando conseguir retirar toda a sujeira, enxágue bem o tênis em água corrente. 
  6. Coloque para secar em um local bem ventilado, posicionando o tênis na vertical, para que a água restante escorra. Verifique na etiqueta interna do tênis as instruções do fabricante: alguns tênis podem ser secados ao sol, outros precisam de um ambiente de sombra.

… Com bicarbonato de sódio

Um produto que pode estar tanto na despensa da cozinha quando na área de serviços. O bicarbonato é um ótimo produto para lidar com manchas mais pesadas e limpezas mais profundas na casa. Na limpeza do tênis branco, ele ajuda as fibras do tecido a liberarem a sujeira mais facilmente. Além de ajudar a manter o branco natural do tecido. 

Existem várias maneiras de usar o bicarbonato para limpar manchas pesadas de tênis branco. A que vamos apresentar aqui leva água e detergente e pode ser usada antes de uma lavagem completa ou para a retirada de manchas específicas. 

  1. Em uma tigela, adicione 1 parte de bicarbonato de sódio, 1 parte de água e 1 parte de detergente líquido. 
  2. Misture os três ingredientes até obter uma pasta homogênea. 
  3. Utilize uma escovinha ou uma esponja para espalhar a pasta no tênis todo.
  4. Aguarde alguns minutos para a pasta fazer efeito e diluir a sujeira do tênis. 
  5. Com a escovinha ou a esponja, esfregue o tênis com cuidado, verificando se a sujeira está saindo. 
  6. Utilize um pano molhado ou enxágue o tênis direto na água corrente. Você também pode seguir com a lavagem geral das outras partes do tênis com sabão.
  7. Em seguida, coloque o tênis para secar, seguindo as recomendações do fabricante.

… Com vinagre de álcool

O vinagre de álcool é a base para diversos produtos de limpeza caseiros. Além de ser mais concentrado, a vantagem do vinagre de álcool é a sua coloração transparente, que não mancha as superfícies em que é colocado. 

Esta receita com vinagre é ótima para retirar manchas mais difíceis do tecido branco, especialmente as amareladas. Confira como fazer:

  1. Utilize um balde ou bacia grande o suficiente para caber o seu tênis dentro e encha-o de água. 
  2. Adicione ½ xícara de vinagre de álcool (120mL) e ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio na água. 
  3. Coloque o tênis de molho na mistura por cerca de 1 hora. 
  4. Passado esse tempo, enxague bem o tênis em água corrente e coloque-o para secar seguindo as recomendações do fabricante.

… Com alvejante com cloro

Alvejante é um produto de limpeza com cloro ativo na sua composição. Também chamado de água sanitária, é conhecido por limpar e branquear superfícies e tecidos. É indicado para lavagens gerais e pesadas de tênis, já que o alvejante recupera o branco do tecido. 

Importante: Antes de utilizar esta técnica, verifique a etiqueta que contém as informações de lavagem do fabricante. Ela fica localizada na parte interna do seu tênis. Caso a etiqueta não recomende o uso de alvejante na lavagem, não utilize esta receita! 

Alvejante mancha e altera a cor de tecidos coloridos, mas é preciso prestar atenção também nas partes emborrachadas do tênis. O uso de alvejante pode deixar estas partes amareladas. Por isso, fique atento às recomendações do fabricante!

Confira como limpar seu tênis com alvejante:

  1. Encha um balde ou bacia com água o suficiente para deixar o seu tênis de molho. Adicione um pouco de alvejante e misture.
  2. Coloque o tênis de molho na mistura por cerca de 15 minutos. Cuidado para não deixar o tempo passar, a grande exposição ao cloro também pode manchar o seu tênis!
  3. Passado esse tempo, utilize uma mistura de água e detergente neutro ou outro sabão da sua preferência e esfregue seu tênis com uma escova multiuso. 
  4. Enxague em água corrente e coloque para secar, seguindo as indicações do fabricante. 

Como limpar tênis branco de couro…

O couro é um material que requer alguns cuidados específicos. Ele não pode ser limpo da mesma maneira de um tênis de tecido. Ele não pode ser mergulhado em água, pois tem a tendência a ressecar durante a sua secagem. Os ingredientes que facilitam a limpeza de tecidos também não funcionam da mesma maneira com couro.

… Com pasta de dente

Parece inusitado, mas a pasta de dente é um ótimo ingrediente quando o assunto é limpar sujeiras superficiais no couro. Além de ser simples, a vantagem é que não molha excessivamente o couro, impedindo que ele se danifique. Confira como limpar o seu tênis de couro com pasta de dente:

  1. Primeiramente, utilize um pano úmido ou esponja para remover o pó, sujeiras e manchas superficiais do seu tênis. 
  2. Em seguida, esfregue uma pequena quantidade de pasta de dentro nas partes emborrachadas e de couro do seu tênis. Para isso, você pode usar uma escovinha, um pano ou esponja, desde que esteja seca e limpa. A medida em que você vai esfregando, as sujeiras mais difíceis vão se soltando do calçado. 
  3. Quando já tive esfregado toda a superfície do tênis, passe um pano úmido para retirar a sujeira e o excesso de pasta de dente. 

Como lavar palmilhas e cadarços

Estes dois elementos do tênis devem ser lavados separadamente, como já apontamos no início do artigo. 

Para a lavagem das palmilhas, é recomendável deixá-las de molho na água com um pouquinho de bicarbonato de sódio. Ele ajuda a eliminar odores e ainda é um fungicida natural. Depois do molho, esfregue as palmilhas com uma escova e um pouco de sabão. Feito isso, é só enxaguar bem e por para secar.

Já para os cadarços devem ir de molho na água com sabão e bicarbonato. O sabão é importante para eliminar sujeiras mais pesada e gordura do ambiente que pode ter ficado no cadarço. Depois, é só esfregar um pouco com as mãos, enxaguar e colocar para secar.