Como limpar tênis: confira o passo a passo prático para você seguir agora

Se tem um calçado que adoramos é o tênis. Afinal, além de serem confortáveis, eles estão cada vez mais versáteis, duráveis e permitem looks estilosos, descontraídos e divertidos.

Quem tem o hábito de limpar os tênis em casa sabe que as vantagens são muitas: além de fácil e barato, o tênis passa ter mais durabilidade. Sem contar que ele fica com aparência de novo toda vez que é higienizado.

Porém sabemos que muitas pessoas evitam a limpeza por um simples motivo: não sabem como limpar o tênis da maneira correta e não querem correr o risco de danificá-lo. Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas e simples sobre como limpar o tênis sem sofrimento e sem prejuízos.

Como limpar o tênis sem correr risco de errar

Antes de iniciar a limpeza, devemos sempre considerar o modelo do tênis, seu material e o tipo de sujeira. Também é importante verificar cada uma das partes móveis do tênis. Se é possível remover a palmilha e o cadarço, faça isso antes de começar o processo. Também é importante, independente do modelo do tênis, lavá-lo à mão e secá-lo à sombra em uma superfície plana.

Geralmente, todos os tênis já vêm com instruções de limpeza feitas pelo fabricante, mas sabemos que nem sempre guardamos a etiqueta ou a caixa do produto. Por isso, separamos dicas seguras de como limpar o têniscom os ingredientes corretos, que vão conservá-lo como novo por mais tempo. Acompanhe!

Como limpar tênis de tecido

Como limpar tenis de tecido

Tênis de tecido, como lona ou tela, tendem a desbotar ou a ficar com uma aparência puída com o tempo. Mas, se seguirmos corretamente as instruções a seguir, conseguimos mantê-los novos por mais tempo. Quer saber como?

  • Após remover a palmilha e o cadarço, retire o excesso de sujeira do tênis ainda seco com a ajuda de uma escovinha.
  • Em seguida, molhe o calçado com um pano e esfregue-o delicadamente com a ajuda de uma escova e sabão neutro, sem se esquecer das costuras, dobras e solado.
  • Não é necessário encharcar. No caso de manchas mais difíceis, deixe o tênis de molho em uma bacia com água limpa e sabão por alguns minutos, cuidando que apenas a parte suja fique imersa.
  • Enxague muito bem o tênis, com cuidado para não deixar vestígios de sabão, o que pode desbotar ou manchar a cor.
  • Coloque para secar em uma superfície plana e na sombra, para não esvanecer a cor. Nunca use a secadora, nem pendure o tênis no varal.
  • Para eliminar odores desagradáveis, use solução de limpeza para lavar as palmilhas dos tênis e com a ajuda de uma escovinha macia. Depois de esfregar toda a palmilha, enxague-a em água corrente e coloque-a para secar.
  • Lave os cadarços separadamente. Deixe-os de molho por alguns minutos em uma solução de água e sabão. Em caso de cadarços brancos, você pode até usar um pouco de alvejante. Esfregue suavemente com uma escova de dentes velha. Após enxaguar muito bem, deixe secar no varal.

Como limpar tênis branco ou claro

Como limpar tênis branco ou claro

Tênis brancos costumam amarelar ou manchar quando não são limpos corretamente. A melhor forma de conservá-los é lavando com uma misturar detergente neutro com água morna. Um truque excelente é aplicar algumas gotas de vinagre branco diretamente nas manchas e na parte interna para remover possíveis odores.

Outra dica é usar uma colher de chá de detergente neutro e outra de amônia, dissolvidos em 150 ml de água. Esfregue com uma escova para remover a sujeira. Depois, é só enxaguar bem para remover qualquer vestígio de produto.

Como limpar tênis branco de couro

Os tênis de couro costumam ser mais resistentes, mas, mesmo assim, merecem também todo o cuidado para se manterem impecáveis.

  • Inicie a limpeza com um pano seco e limpo. Evite mergulhar o tênis na água para não comprometer o material.
  • O solado de borracha pode ser lavado com água e sabão e a ajuda de uma escova.
  • Finalize passando uma solução de água com vinagre com um pano por toda extensão do tênis, ou mesmo álcool para manchas mais escuras.
  • Uma dica bônus: leite hidratante é ótimo para hidratar tênis de couro.

Como limpar tênis branco com pasta de dente

Com o tempo, é comum que tênis branco fique com aspecto encardido, independente do material. Este é um dos truques mais famosos de como limpar tênis branco amarelado: usar pasta de dente branca.

  • Aplique um creme dental branco no local da mancha.
  • Esfregue delicadamente com uma escova de dentes.
  • Depois, remova o produto com um pano úmido e lave o calçado normalmente.

Como limpar tênis com bicarbonato de sódio

Como limpar tênis com bicarbonato

O bicabornato de sódio é um coringa da limpeza e pode ser muito eficiente na remoção de manchas de tênis. Basta fazer uma pasta com bicarbonato e um pouco de detergente líquido neutro.

Aplique a mistura nas partes mais sujas dos tênis seco. Esfregue com uma escova suavemente e, em seguida, prossiga com a lavagem normal.

O bicarbonato de sódio também pode ser usado para eliminar odores desagradáveis de palmilhas. Basta deixá-las de molho por alguns minutos em uma solução de água e bicarbonato de sódio.

Como limpar tênis preto

Para limpar um tênis preto, é preciso evitar o uso de qualquer tipo de alvejante ou produtos que possam desbotá-lo.

  • Molhe aos poucos o calçado enquanto esfrega usando uma escova e uma mistura de água e detergente neutro. Não é necessário encharcar o tênis preto ou deixá-lo de molho.
  • Esfregue as partes de borracha nas laterais dos tênis. Muitos tênis têm solas pretas de borracha, o que facilita a limpeza. Se as solas forem brancas, esfregue-as por mais um tempo até limpar bem. Você pode até usar a solução de bicarbonato de sódio, desde que tome cuidado e não deixe espirrar na parte preta.
  • Tire o excesso da solução com um pano molhado água limpa e torça-o para remover o excesso. Em seguida, use-o para tirar o detergente dos tênis. Molhe o tecido de novo e continue repetindo o processo, até perceber que retirou completamente qualquer resíduo de produto de limpeza.
  • Deixe os tênis secarem à sombra, em superfície plana.

Alguns tênis pretos podem ser engraxados. Se for o caso, espere secar completamente, proteja o solado e logos com fita adesiva e passe a graxa de acordo com a instrução do fabricante. Examine o tênis de perto, observe se há pontos saturados ou com marcas visíveis e, se necessário, retoque as imperfeições até adquirir uma cor consistente ao calçado. Espere secar antes de colocar o cadarço.

Como limpar tênis New Balance

Como limpar New Balance

Tênis esportivos e com logo, como o New Balance, costumam ter um período de garantia e sempre apresentam as instruções de lavagem para manter a qualidade do produto. Os produtos New Balance ou modelos equivalentes devem seguir as seguintes instruções de limpeza, de acordo com o fabricante:

  • Não colocar na máquina de lavar.
  • Não usar alvejantes, sabão em pó, detergente e nenhum outro produto químico.
  • Não deixar de molho.
  • Limpar com pano ou esponja úmida.
  • Deixar secar a sombra em superfície plana.
  • Não secar em secadora.

Gostaram das dicas de como limpar tênis em casa?

Fácil, não é? Se você também conhece dicas e truques de como limpar seus tênis e mantê-los como novos, comente aqui.