Como limpar TV de LED: veja dicas importantes e passo a passo

A televisão é um dos aparelhos eletrônicos domésticos mais utilizados em todas as casas. Mas, por incrível que pareça, poucas pessoas sabem fazer a limpeza da sua TV de forma adequada. O erro mais comum é utilizar produtos de limpeza para tirar manchas, marcas e a poeira da tela da televisão. Esse ato pode causar danos irreversíveis ao display. Se você deseja aprender como limpar TV de LED corretamente, não deixe de conferir nossas dicas!

Hoje em dia, a televisão de LED é o modelo mais comum na maior parte das residências. Aparelhos de TV de tubo e até mesmo televisores de plasma raramente são vistos atualmente. Com o avanço da tecnologia e a chegada do sinal digital no Brasil, a preferência pelos aparelhos de LED aumentou consideravelmente.

Fazer a limpeza da sua televisão é essencial e, muitas vezes, faz parte da faxina da sala, do quarto, ou do local em que ela fica. E é aí que mora o perigo, pois nosso primeiro impulso é querer limpar a TV com os produtos de limpeza que utilizamos na faxina doméstica.

Porém, o uso de determinados produtos, principalmente na tela da televisão, pode danificar o display e causar manchas permanentes.

Para que você aumente a durabilidade da sua televisão e garanta uma limpeza sem risco de causar danos, leia a seguir algumas dicas essenciais de como limpar TV de LED.

O que nunca fazer ao limpar a sua TV de LED

A melhor forma de saber o que você deve e não deve fazer na hora de limpar a sua televisão é ler o manual do fabricante. Além de trazer informações mais específicas sobre o seu aparelho, ao ler o manual você evita cometer erros que irão afetar a garantia da sua TV.

Entretanto, existe um consenso entre os fabricantes de televisões a respeito do que você nunca deve fazer ao realizar a limpeza do seu aparelho.

Nunca utilize produtos de limpeza

Como já vimos, utilizar produtos de limpeza na TV pode danificar não somente a tela, como também a estrutura do aparelho.

Isso ocorre, porque produtos de limpeza geralmente contêm compostos químicos abrasivos, como amônia, álcool etílico, acetona, ácido e diversos tipos de sais. Todos esses são componentes muito comuns dos produtos de limpeza e são extremamente danosos para qualquer tipo de aparelho eletrônico.

Além de causar manchas, os produtos de limpeza podem danificar a tela internamente, de tal maneira que a qualidade da imagem será prejudicada.

Portanto, mantenha os produtos de limpeza longe da sua TV! Inclusive os limpa-vidros e o vinagre!

Tome muito cuidado com a água

Você nunca, em hipótese alguma, deve jogar ou borrifar água diretamente na sua televisão. Evite, também, panos muito encharcados. Mesmo uma pequena quantidade de água pode escorrer para dentro do aparelho e danificar componentes internos.

Além disso, a água de torneira e até mesmo a água potável não são recomendadas para a limpeza de aparelhos eletrônicos. Por conter elementos como o cloro e outros sais, a água de torneira deve ser evitada e substituída pela água destilada.

Não utilize toalhas, papeis ou panos de tecidos ásperos

Você nunca deve utilizar toalhas outros panos de tecido áspero para limpar a sua televisão. Evite também qualquer tipo de papel, como papel higiênico ou papel toalha. Devido à alta sensibilidade da tela, esses materiais podem causar riscos e arranhões.

Diferente das televisões antigas de tubo, que tinham sua tela feita de vidro, os aparelhos mais modernos possuem telas extremamente sensíveis a qualquer tipo de material que não seja a microfibra. Portanto, para limpar a sua TV, use sempre um pano de microfibra.

Como limpar TV de LED: um passo a passo simples e seguro

Agora que você já sabe o que deve evitar ao limpar a sua TV, chegou a hora do passo a passo.

É importante lembrar que você deve fazer uma limpeza regular de sua televisão, para que fique mais fácil retirar qualquer tipo de sujeira. Com limpezas frequentes e tomando os cuidados necessários, você aumentará a durabilidade do seu aparelho e evitará gastos com assistência técnica.

A melhor forma de saber como você deve proceder com a limpeza da sua TV é ler o manual do fabricante. Entretanto, a seguir você encontra dicas básicas que são válidas para os aparelhos mais recentes.

Confira abaixo o nosso passo a passo como limpar TV de LED!

1. Desligue o aparelho da tomada

Antes de começar a limpeza, você deve retirar a TV da tomada para evitar danos na parte elétrica e choques. Além disso, desligar o aparelho é importante para que você consiga ver melhor qualquer sujeira ou partícula de poeira depositada na tela da TV.

2. Retire o pó da tela

Utilize um pano de microfibra limpo e seco para limpar suavemente a tela da TV. Certifique-se de que o pano está mesmo limpo e livre de qualquer resíduo de produto de limpeza ou água.

O ideal é que você tenha um pano exclusivo para a limpeza da sua TV. Assim você evita qualquer contato de produtos inadequados com a sua tela de LED.

Enquanto faz a limpeza da poeira, tente retirar também as manchas e marcas de gordura da tela. Segundo os fabricantes de TV, a melhor forma de limpar a sua televisão de LED é somente com o pano de microfibra seco, portanto capriche nessa etapa!

Caso você não possua um pano de microfibra, você pode compra-lo em lojas de equipamentos eletrônicos.

3. Utilize um produto apropriado para a limpeza de manchas e marcas na tela

Caso a limpeza da tela somente com o pano seco tenha sido insuficiente e você ainda consiga ver manchas e marcas de gordura na superfície, chegou a hora de utilizar algum produto para auxiliar na limpeza.

Você já sabe que não pode usar produtos de limpeza comuns e que a água da torneira deve ser evitada. Mas, afinal, qual produto usar?

No manual da sua TV, provavelmente há uma indicação de um produto específico para limpar a tela e você pode encontrá-lo em lojas de aparelhos eletrônicos. Normalmente, esses produtos são feitos com compostos que otimizam a limpeza da tela, mas que não são abrasivos e, portanto, são seguros.

Porém, caso você não encontre nenhum desses produtos, pode utilizar água destilada para a limpeza da sua TV. Ela é facilmente encontrada em farmácias.

Independente do produto que você escolha, umedeça o pano de microfibra e esfregue a tela com movimentos circulares.

4. Limpe as outras partes da TV

Agora que você já limpou a parte mais sensível da sua TV, limpar o resto é mais simples. Utilize o mesmo pano de microfibra seco para retirar o pó e as marcas das outras partes do aparelho.

Da mesma forma que na tela, caso o pano seco não seja suficiente para a limpeza, use a água destilada para umedecer o pano e se livrar das marcas.

Utilize um cotonete seco para limpar entradas USB e HDMI que ficam ao lado, ou na parte de trás do seu aparelho. Você também pode usar o cotonete para garantir que os cantinhos da tela estejam bem limpos, mas tome cuidado e limpe tudo com delicadeza.

E não esqueça de limpar o controle remoto! Para isso, você pode utilizar um pano úmido com álcool e assim garante que ele ficará livre de germes e bactérias presentes nas mãos. Mas tome o cuidado de retirar as pilhas do controle antes de começar a limpeza.

Agora você já sabe tudo o que pode (e o que não pode) fazer na hora de limpar a sua TV. Gostou desse passo a passo de como limpar TV de LED? Deixe um comentário com as suas dúvidas e sugestões!