Como limpar ventilador: veja um passo a passo simples para a limpeza

Os meses de calor intenso se aproximam e, nessas horas, qualquer medida para refrescar o ambiente vale à pena! O ventilador é a primeira coisa que pensamos para nos livrar do calor e circular o ar, mas é importante que você faça a limpeza do seu antes de ligá-lo, especialmente se ele ficou guardado por muito tempo. Mas, você sabe como limpar ventilador? Nesse post, trouxemos várias dicas para que você não fique com nenhuma dúvida!

Seja de teto ou de chão, os ventiladores são grandes aliados na hora de lidar com as altas temperaturas. Mas, além de refrescar, eles são uma excelente maneira de manter o ar circulando nos ambientes, principalmente agora que essa medida é tão importante para reduzir a circulação dos vírus e outros micro-organismos.

Porém, para garantir que você não irá piorar a qualidade do ar, ao invés de melhorá-la, é necessário fazer a limpeza adequada do seu ventilador.

Muita gente acha essa limpeza complicada e fica com dúvidas na hora de fazê-la. Entretanto, manter o seu ventilador sempre limpinho evita o acúmulo de poeira e outras partículas que podem causar inúmeros problemas respiratórios, principalmente naquelas pessoas que já sofrem com asma, rinite e alergias.

Siga a leitura para aprender como limpar ventilador de forma prática e eficiente!

Como limpar ventilador: dicas iniciais

Como limpar ventilador: dicas iniciais

A limpeza periódica do seu ventilador preserva não só a saúde da sua família, como, também, garante o bom funcionamento do seu aparelho, aumentando sua durabilidade.

Abaixo você encontrará dicas gerais para a limpeza de qualquer tipo de ventilador.

Desconecte o ventilador da fonte energia

Para começar a limpar qualquer ventilador, certifique-se de que ele está desligado da energia. É muito importante que você não pule essa etapa, pois ela evita choques, acidentes e, também, que você danifique a parte elétrica do ventilador durante a limpeza. Portanto, tire os ventiladores móveis da tomada e desligue a chave de força quando for limpar ventiladores de teto.

Desmonte o ventilador

Caso o seu ventilador seja de um modelo que permite a remoção da grade, você deverá retirar a proteção antes de começar a limpeza para conseguir acessar as hélices e demais partes do eletrodoméstico.

Muitos modelos permitem a remoção da grade sem precisar de nenhuma ferramenta, basta conferir as instruções no manual do fabricante. Os modelos que necessitam de ferramenta para essa etapa, normalmente requerem o uso de uma chave de fenda.

Tome cuidado ao desmontar ventiladores de parede, certifique-se de que a escada ou cadeira que você usou para ter acesso ao ventilador seja bem firme e segura.

Não deixe de desmontar o seu ventilador antes de começar a limpeza, só assim ela será completa e eficiente!

Comece a limpeza com um aspirador de pó!

Caso você tenha um aspirador de pó em casa, ele é um aparelho excelente para iniciar a limpeza do seu ventilador. Seja ventilador de teto, parede ou móvel, o aspirador é a melhor forma de remover toda a poeira acumulada.

Capriche na hora de aspirar a poeira das hélices e de qualquer outra parte do ventilador. Não se esqueça de limpar a grade que você retirou!

Após a remoção do pó, você vai finalizar a limpeza com as orientações descritas a seguir.

Agora que você já sabe como começar, chegou a hora de aprender o passo a passo para cada tipo de ventilador! Siga a leitura para ficar por dentro de tudo!

Como limpar ventilador de chão

Como limpar ventilador de chão

Para limpar um ventilador móvel, ou de chão, você primeiro deve seguir os passos iniciais de desligá-lo da tomada e, então, desmontar a grade.

Em seguida, tire o pó do ventilador usando um aspirador de pó, um espanador, ou simplesmente um pano macio seco. Procure retirar toda a poeira acumulada nas hélices, na grade, próximo ao motor, na base e em todas as partes do ventilador.

Use um cotonete ou uma escovinha de dentes velha para tirar o pó das partes que o pano não alcança.

O próximo passo será limpar o ventilador com um pano úmido. Você pode utilizar produtos desengordurantes, detergente, vinagre, álcool, ou um limpador multiuso para potencializar a sua limpeza. Novamente, use um cotonete para acessar as partes menores do ventilador.

Para limpar as grades, uma boa dica é utilizar uma escova de roupas. Coloque um pouco de água e o produto de sua preferência em uma bacia e molhe a escova na mistura. Esfregue as grades por dentro e por fora para remover toda a sujeira.

Tome cuidado com o motor! Não deixe a escova e nem o pano muito encharcados.

Para finalizar, use um pano úmido apenas com água para remover o produto e com um pano macio seco, seque todo o ventilador.

Quando tiver certeza de que ele está seco, monte-o novamente e está pronto!

Como limpar ventilador de parede

Os passos para limpar um ventilador de parede são muito similares aos que você aprendeu para o ventilador de chão. A principal diferença é que você deverá tomar muito cuidado em todo o processo, pois precisará subir em uma escada ou cadeira para fazer a limpeza.

Primeiro, desligue o ventilador da tomada e certifique-se de que você irá subir em uma escada ou cadeira firmes e estáveis. Em seguida, desmonte o ventilador com cuidado.

Tire o pó usando um aspirador de pó, ou pano seco. Dê atenção especial para a parte de trás do ventilador, aquela que fica encostada na parede e geralmente acumula a maior quantidade de poeira.

Em seguida, utilize um pano úmido para limpar tudo. Você pode utilizar qualquer um dos produtos que já citamos anteriormente.

Não se esqueça de usar um cotonete para as partes pequenas e uma escova de roupas para limpar bem as grades!

Retire todo o produto usando um pano com água e, então, seque o ventilador por completo.

Por fim, retorne a grade para o lugar correto e ligue o ventilador na tomada novamente.

Como limpar ventilador de teto

Como limpar ventilador de teto

Da mesma forma que o ventilador de parede, o perigo de limpar o ventilador de teto está em usar uma escada ou cadeira que não são firmes e estáveis o suficiente. Outro cuidado que você deve tomar ao limpar ventiladores de teto é em nunca apoiar o seu peso nas hélices, pois elas não são fixas o suficiente para aguentar qualquer tipo de peso sobre elas.

Comece desligando a chave de energia, para evitar choques e danos elétricos. Então, retire o pó do seu ventilador com um pano seco, espanador, ou aspirador de pó. Capriche na parte de cima das hélices e no local onde o ventilador se fixa ao teto.

Em seguida, você irá utilizar um pano úmido com o produto de sua preferência para limpar toda a superfície do ventilador.

Use um pano com água para retirar o produto e, com um pano seco, seque bem.

Limpe o seu ventilador regularmente

Agora que você já sabe tudo o que precisa para limpar o seu ventilador, não tem mais nenhuma desculpa para não incluir a limpeza desse eletrodoméstico na rotina das suas faxinas!

Independente do modelo do seu ventilador, mantenha-o sempre limpo para usufruir do ventinho e se refrescar, sem comprometer a sua saúde e nem a qualidade do ar do ambiente.

Gostou das nossas dicas de como limpar ventilador? Comente abaixo as suas dúvidas e sugestões!