Como organizar bolsas: dicas para aproveitar espaço e conservar suas bolsas

Se você é uma pessoa apaixonada por bolsas e tem mais bolsas do que seu armário comporta, certamente se pergunta qual é a melhor maneira de organizar tudo de forma prática e funcional. Trouxemos aqui um compilado de dicas valiosas sobre como organizar bolsas, para você nunca mais precisar amontoar nada!

Qualquer fã de bolsas não abre mão de ter uma para cada ocasião ou look. E não tem nada de errado nisso! O único problema é ter espaço suficiente para guardar tudo e sustentar essa paixão, sem precisar se livrar de nada.

Se você também sofre sem saber como guardar bolsas e mochilas no espaço que você tem em casa, siga a leitura para conferir as melhores ideias e criar soluções simples para o seu problema!

Motivos para organizar as suas bolsas

Motivos para organizar as suas bolsas

Otimização de espaço

Bolsas tendem a ocupar bastante espaço quando não são organizadas de forma adequada, portanto a otimização do espaço é o primeiro motivo para qualquer tipo de organização.

Quando organizamos o que quer que seja, aproveitamos muito melhor o espaço que temos em casa. Seja do armário, do closet, do quarto, ou até mesmo do cabideiro que fica atrás da porta.

Praticidade

Se você tem um dia-a-dia corrido, perder tempo procurando as coisas é algo que você detesta. Com tudo organizado, isso não irá acontecer! Ao guardar as suas bolsas de forma adequada, você saberá exatamente onde está cada uma, o que trará muita praticidade aos seus dias.

Fora isso, a organização também permite que você veja todas as bolsas que tem, visualizando todas elas, você tem a possibilidade de criar novos looks e evita que uma de suas bolsas seja esquecida no fundo do armário!

Conservação

O problema de algumas bolsas é que certos materiais não podem ser guardados de qualquer jeito. Muitos deles são danificados quando são dobrados, outros sofrem efeitos da umidade como manchas e mofo. Logo, é fundamental que você organize as suas bolsas para garantir que nenhuma irá estragar por estar guardada de maneira incorreta.

Confira abaixo mais dicas de como organizar bolsas e mantê-las lindas e conservadas!

Comece a organizar as suas bolsas por aqui!

O primeiro passo de qualquer organização é a visualização. Coloque todas as suas bolsas em um mesmo espaço e olhe para cada uma delas.

Primeiro, você deve avaliar aquelas que não usa mais. Pense se deseja dar mais uma chance a elas, ou se elas serão mais felizes com outra pessoa. Não tenha medo de doar! Esse ato abrirá mais espaço para novas aquisições.

Em segundo lugar, separe aquelas que precisam ser consertadas. Zíper quebrado, alça estourada, tecido rasgado, nada disso entrará no seu novo espaço para bolsas. Arrume todas elas antes de guardar!

Dicas valiosas de conservação para bolsas e mochilas

Para garantir uma boa conservação para qualquer bolsa, você deve sempre limpá-la antes de guardar. Uma limpeza completa evita manchas e reduz a umidade do material, é um simples cuidado que evita surpresas desagradáveis no futuro. E não se esqueça de garantir que a bolsa está seca antes de guardá-la!

A umidade é uma das maiores inimigas das suas bolsas, especialmente em determinadas épocas do ano, quando a chuva não dá trégua. Se você não sabe o que fazer para evitar que bolsas e mochilas mofem, ou sofram outros efeitos danosos da umidade, aqui vão algumas soluções simples e baratas!

Coloque dentro de suas bolsas saquinhos antimofo, aqueles de sílica que encontramos para comprar em armarinhos! Eles funcionam perfeitamente para absorver a umidade.

Uma opção ainda mais barata é substituir os saquinhos de sílica por giz. Isso mesmo, giz de quadro! Ele funciona da mesma maneira e é ainda mais fácil de encontrar em qualquer papelaria.

Para evitar deformações em suas bolsas, providencie enchimento para elas! Você pode utilizar jornais, folhas de rascunho, revistas velhas, papelão, enfim, qualquer material que mantenha a estrutura da bolsa ao ser guardada.

Você também pode utilizar saquinhos de TNT para guardar as bolsas mais delicadas. Eles são excelentes, pois protegem o material, mas permitem a passagem do ar, evitando umidade. Em hipótese alguma use saquinhos de plástico!

Agora que você está por dentro das principais formas de aumentar a durabilidade das suas bolsas, está na hora de conferir algumas ideias de como organizá-las no espaço que você tem!

Como organizar bolsas: 4 ideias simples para qualquer espaço

Como organizar bolsas: 4 ideias simples para qualquer espaço

 

Chegou a hora de colocar as mãos na massa com essas 4 soluções para organizar as suas bolsas e mochilas de forma prática e funcional.

1. Penduradas em cabideiros

Cabides de pé, ou aqueles fixos à parede são excelentes maneiras de economizar espaço no guarda roupas, além de serem super práticos na hora de escolher qual bolsa usar. A dica para manter o cabideiro organizado está na distribuição adequada das bolsas. Como ficarão à vista, é importante tornar as suas bolsas parte da decoração do espaço!

Não amontoe todas elas no mesmo gancho! Dê preferência para pendurar bolsas pequenas e de tecido e nunca pendure bolsas pesadas ou cheia de coisa, pois isso poderá causar deformações, especialmente se ficarem penduradas por um longo tempo.

2. Guardadas nichos ou prateleiras

Guardadas nichos ou prateleiras

Se você tem espaço em casa para nichos e prateleiras, essas são opções perfeitas para guardar bolsas, pois comportam bolsas de tamanhos variados, sem deformá-las na hora de guardar. Além disso, são formas de integrar a sua paixão por bolsas à decoração da sua casa!

Organize as bolsas por tipo, tamanho ou cor, use a sua criatividade para tornar o ambiente mais bonito e agradável. Se você prefere não as deixar à mostra, também é possível planejar nichos e prateleiras dentro de armários e closets.

3. Penduradas atrás da porta

Penduradas atrás da porta

Uma solução clássica para a otimização do espaço é guardar suas bolsas e mochilas penduradas atrás da porta. Para isso, você pode utilizar ganchos e cabideiros, uma opção incrível é utilizar ganchos elásticos. Busque colocá-los em alturas diferentes da porta, assim você evita que todas se acumulem em um lugar só.

Da mesma forma que nos cabides de pé ou cabideiros de parede, evite pendurar bolsas pesadas e cheias de coisa. Você não quer deformar a alça da sua bolsa por deixá-la pendurada!

Uma dica de ouro é pendurar atrás da porta somente aquelas bolsas que você mais utiliza no dia-a-dia. Assim você terá todas sempre à mão e evita danificá-las.

4. Guardadas em cestos ou caixas

Cestos e caixas organizadoras são uma ótima opção para você que não quer deixar suas bolsas à mostra. É possível guardar várias bolsas em um só local, sem poluir o visual da casa. Você pode até esconder a caixa com bolsas embaixo da cama! Você ganha espaço sem perder em praticidade.

Ao guardar suas bolsas em caixas ou cestos, busque sempre mantê-las enfileiradas para que fique fácil encontrar a que você procura. Além disso, quando dispostas em fileiras, é mais simples tirá-las do lugar para usar.

Tome cuidado para não amassar as bolsas feitas de materiais que podem deformar! Atente-se também ao local onde irá armazenar esta caixa, lembre-se de que a umidade é uma vilã para as suas bolsas.

Bolsas organizadas, espaço otimizado e agradável

Agora que você já sabe como organizar bolsas e mantê-las sempre lindas e conservadas, está na hora de colocar as ideias em prática! Use a sua criatividade para adaptar as dicas ao espaço e à quantidade de bolsas que você tem em casa.

Não precisa deixar a sua paixão por bolsas de lado, basta organizar!

Tem alguma dica diferente das que trouxemos aqui? Ficou com vontade de arrumar seu guarda roupas? Nos conte tudo nos comentários!