Como organizar festa infantil: veja o passo a passo essencial

O aniversário é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelas crianças. Os pequenos sempre ficam ansiosos para qualquer oportunidade de encontrar os amiguinhos e a família, mas festas de aniversário são ainda mais especiais. Para fazer com que essa comemoração seja divertida e inesquecível, confira nossas dicas de como organizar festa infantil!

Independente de você fazer uma festa em casa, ou em um buffet de festas, é importante que você tenha informações básicas a respeito da organização de festas. O conhecimento fará com que você tenha mais controle sobre todo o processo criativo da festa, quais serviços contratar, ideias para decoração e, principalmente, controle dos gastos.

O maior segredo para não errar na hora da organizar de uma festa é sempre o planejamento. Começar a pensar na festa do seu filho com antecedência, fará com que o processo seja mais tranquilo e econômico. Quando você faz planos antecipadamente, consegue lidar melhor com os imprevistos e evita gastos de última hora.

Pensando nisso, trouxemos aqui um apanhado de tudo o que você precisa saber sobre como organizar festa infantil. Siga a leitura e fique por dentro.

Como organizar festa infantil: por onde começar?

 

Você já sabe que deve planejar a festa de aniversário do seu filho com antecedência, mas quanto tempo antes deve começar?

Tudo dependerá de local que você deseja fazer a festa, o ideal é que você comece a organizar com 2 a 3 meses de antecedência, caso a festa seja em casa. Se decidir fazer a festa em um salão, esse tempo irá variar com a disponibilidade do local, mas é aconselhável que você faça a reserva com, pelo menos, 6 meses de antecedência.

Uma dica de ouro é fazer uma planilha de ideias, orçamentos e gastos da festa. Assim você consegue ter controle sobre tudo o que está fazendo e não esquece de nenhum detalhe!

Como organizar festa infantil passo a passo

Confira a seguir um passo a passo para não esquecer de nada na hora de organizar uma festa!

1. Faça uma lista de convidados

A primeira coisa que você deve fazer é uma lista de convidados. É importante que esse seja o primeiro passo, pois todo o planejamento irá depender do número de pessoas que estarão na festa.

Uma dica é já ter em mente o local que você deseja fazer a festa, pois isso te ajudará a selecionar os convidados. Saber o tamanho da festa que você deseja organizar é fundamental.

2. Escolha a data e o local

Uma vez definidas quantas pessoas estarão presentes, você pode decidir a data e o local. Tenha em mente que a data da festa pode depender da disponibilidade do local escolhido, por isso decida as duas coisas juntas!

Para definir a data, cheque no calendário qual o melhor dia para a comemoração, atente-se para feriados e algum outro evento que possa interferir na data escolhida.

Para escolher o local, pense no seu orçamento e faça uma pesquisa de preços dos salões ou espaços que mais lhe agradam. Atente-se para a estrutura oferecida, conheça os banheiros, a cozinha, imagine o local decorado e pese tudo na hora da decisão.

3. Defina o tema

Defina o tema

A escolha do tema da festa pode ser um dos maiores desafios de toda a organização. Isso, porque são muitas opções já que, de maneira geral, crianças têm muitos interesses.

Uma dica é pesquisar ideias e fotos na internet e selecionar as que você mais gostou. Caso o aniversariante tenha idade para opinar, mostre para ele as possibilidades e, assim, vocês constroem juntos essa parte tão importante da festa.

O tema será o carro chefe de toda a decoração, portanto pense nele com bastante carinho!

4. Faça e envie os convites

Na hora de fazer os convites, é importante que você já tenha definido o tema da festa, pois ele pode ser a inspiração para o convite. Uma boa ideia é combinar fotos do aniversariante com as cores do tema da festa.

Você pode fazer os convites impressos, utilizando os serviços de uma gráfica, ou pode optar por enviá-los por e-mailou mensagem, caso queira economizar.

No convite, não podem faltar as seguintes informações:

  • Nome do aniversariante e idade;
  • Data e horário;
  • Endereço correto do local da festa;
  • Informações extras sobre o que levar, caso necessário;
  • Um número de telefone para eventuais dúvidas.

Independente da forma de envio do convite, é interessante pedir que os convidados confirmem presença. Assim, você consegue ter ideia de quantas pessoas receberá no dia.

5. Escolha o cardápio

Como organizar cardápio infantil

A escolha do que servir em uma festa infantil deve levar em conta todos os convidados, ou seja, você deve pensar nas crianças e, também, nos adultos. Busque balancear o cardápio para atender o gosto de todas as pessoas presentes no evento e não se esqueça de agradar o aniversariante!

As escolhas mais comuns de alimentos para festas infantis são: salgadinhos, mini pizzas, sanduiches, pipoca, docinhos, guloseimas e, é claro, o bolo. Para beber, sucos, água e refrigerantes são sempre a melhor escolha para esse tipo de evento. Você pode colocar opções de bebida alcoólica para os adultos e, também, adaptar o cardápio para uma versão mais saudável. Use a criatividade nessa hora!

Um cálculo básico de quantidade de comida por convidado é o seguinte: 15 unidades de salgadinho, 6 docinhos, 150 gramas de bolo, 500 ml de suco e de refrigerante, 500 ml de água e 3 latas de cerveja. Isso você deve considerar por pessoa acima de 6 anos.

Caso você vá servir outros tipos de comida, uma boa dica é procurar calculadoras online de quantidade de comida para festas.

6. Planeje o entretenimento

Festas infantis precisam de uma boa distração para a criançada. Dependendo do seu espaço e do orçamento, invista em brinquedos infláveis e recreadores para que a festa seja divertida sem que você precise se preocupar muito com inventar distrações.

Você pode contratar monitores, contadores de história, teatro de fantoches, pintura facial, mágica, ou qualquer outra opção que acredita que vá agradar o aniversariante.

Porém, se preferir cuidar dessa parte você mesmo, organize brincadeiras como dança das cadeiras, um jogo de futebol, teatros, contação de histórias, enfim! Tudo é válido para divertir a criançada.

Escolha, também, as músicas que irão tocar na festa. É legal mesclar músicas infantis com outros estilos, assim ninguém fica cansado de ouvir a mesma coisa. Separe playlists que você gosta, para que na hora da festa isso não seja uma preocupação!

O mais importante dessa parte é que você planeje exatamente o que irá fazer e que saiba quais são as pessoas responsáveis pelo entretenimento da festa.

7. Use a sua criatividade para a decoração

Com o tema da festa definido, fica mais simples pensar na decoração. Faça uma paleta de cores que combine com o tema e use-a em todos os elementos decorativos da festa.

Dependendo do espaço que você tem para fazer a sua festa, separe-a e áreas e dê uma atenção especial para cada uma delas. Você deve pensar: na mesa do bolo e das guloseimas, nas paredes do local e nas mesas dos convidados.

Use a sua criatividade para decorar de acordo com as cores e o tema escolhido, você encontra diversos artigos de decoração em lojas especializadas em festas.

8. Lembrancinhas

Um costume de festas infantis é entregar uma lembrancinha aos convidados. Nessa hora, você também pode apostar na criatividade para planejar a sua.

Ideias legais são lembrancinhas personalizadas com o tema da festa e fotos do aniversariante, como garrafinhas, chaveiros, imãs de geladeira, copos e canecas.

Caso o orçamento esteja curto, faça uma lembrancinha de guloseimas! Elas são super queridas e econômicas.

Com todas essas informações e dicas, ficou fácil organizar a próxima festa de aniversário do seu filho, não é mesmo? Coloque nos comentários qual é a sua parte favorita da organização!