Como organizar o guarda-roupa e manter tudo no seu devido lugar

O guarda-roupa é um dos espaços mais importantes do seu quarto. Afinal, é nele que você guarda suas roupas e até mesmo outros objetos, como cobertores e malas de viagem.

O detalhe é que, exatamente por você estar o tempo todo mexendo nesse espaço – imagino que você todo dia busque por roupas para usar – dificilmente ele se mantém organizado por muito tempo.

A boa notícia é que você pode mudar isso seguindo algumas dicas interessantes que vão contribuir para que o seu guarda-roupa se mantenha organizado por mais tempo. Vamos ensinar você a fazer isso a seguir, confira!

22 dicas práticas de como organizar um guarda-roupa

1. Não veja essa tarefa como um carma

Para muitas pessoas, arrumação é sinônimo de algo chato e até mesmo um carma. Tire essa ideia da cabeça.

Coloque uma música, aproveite o momento para testar a sua imaginação. O ideal é que seja sempre uma tarefa leve.

2. Organize o espaço ao menos uma vez por semana

Durante a correria da semana é normal que algumas roupas acabem largadas em uma cadeira. Ainda assim, todo final de semana, ou um dia qualquer a noite, você pode se programar para dar um fim nessa pilha de roupas.

Separe o que vai para lavar e guarde de volta aquilo que ainda pode ser usado de novo.

3. Deixe nos fundos do guarda-roupa peças que você não usa tanto

Sabe aquela camiseta ou aquele casaco que você usa pouquíssimas vezes? Deixe ele nas partes mais difíceis do guarda-roupa e não de fácil acesso, pois você sabe que aquela roupa pede uma ocasião especial.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Como limpar fogão: dicas práticas e passo a passo completo

Essa dica também é interessante na mudança de estação. As peças de inverno vão para o fundo do armário no verão e vice-versa.

4. Separe as roupas de sair das roupas de usar em casa

Para não ter problemas na hora de buscar por uma roupa, separe a pilha das roupas de sair e a pilha das roupas de usar em casa. Assim você evita bagunça na hora de buscar uma peça.

5. Tenha um espaço apenas para roupas de cama e toalhas

Toalhas no armário

Se você guarda as roupas de cama no guarda-roupa, cuide para que elas tenham um espaço especialmente dedicado, sem misturar com outras peças.

6. Pratique o desapego

Desapego

Uma vez por mês combine consigo mesma (o) que irá fazer aquela limpeza geral no guarda-roupa, mesmo que ele ainda esteja levemente organizado.

Nesse momento, pratique o desapego e separe para doar todas aquelas roupas que você definitivamente não usa e nunca mais irá usar. Assim você libera espaço no seu armário!

7. Separe as peças por cor

Roupas dobradas e separadas por cor

Tente separar suas roupas por cor quando for guardar no seu guarda-roupa. Ou ao menos separe peças claras de peças escuras.

8. Se policie para não deixar roupa suja no quarto

Quando usar uma roupa procure sempre se policiar para não deixar ela largada no quarto. Dá para usar de novo? Guarde de volta no guarda-roupa. Não dá? Coloque no cesto de roupa suja.

9. Dobre as peças direito

Guardar roupas no guarda-roupa não significa apenas jogar as peças lá de qualquer jeito. Procure sempre dobrar direito cada uma das roupas e pendurar em cabides aquelas que não podem ser dobradas.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Caixote de feira na decoração: veja tutoriais, ideias e como fazer

10. Comece a arrumação com o que você acha mais difícil

Para você o mais difícil é dobrar as roupas? Ou separar aquelas que podem ser penduradas das que devem ser dobradas?

Comece sempre por essa tarefa que você acha mais complicada. Assim que passar por ela, o restante da arrumação vai parecer moleza!

11. Separe pilhas de roupas antes de guardá-las

Roupas separadas por pilhas

Para deixar o trabalho mais fácil e rápido, ao invés de ir guardando peça por peça em seu guarda-roupa, monte pilhas de acordo com o que você deseja organizar: peças de verão, regatas, camisetas de manga curta e manga longa, calças, cores…

12. Faça uma arrumação mais pesada a cada mudança de estação

A cada mudança de estação é interessante mudar a forma como as peças estão guardadas, já que você passará a utilizar mais outro tipo de roupa. Já imaginou chegar no inverno com as roupas de verão ainda na parte da frente do armário?!

13. Coloque casacos e vestidos em cabides

Você até pode pendurar mais de um casaco ou vestido em um cabide. Ainda assim, não misture as peças.

Deixe as mais pesadas para os cabides de madeira, os casacos meia estação e os vestidos para os cabides de plástico, mas nunca no mesmo cabide, já que são roupas diferentes!

14. Passe um aspirador ou pano úmido no guarda-roupa

Quando for fazer a limpeza mais pesada do seu guarda-roupa, assim que deixar o móvel vazio, passe um aspirador ou um pano úmido por dentro, para tirar a poeira e a sujeira acumulada.

15. Tenha um espaço especialmente dedicado aos sapatos

Se você não usa uma sapateira e costuma guardar seus sapatos dentro do guarda-roupa, tenha um espaço dedicado especialmente a eles.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Como tirar cheiro de mofo: descubra em passo a passo simplificado

Além disso, mantenha os pares sempre juntos e organize por pilhas, daqueles que você usa menos até aqueles que usa com mais frequência.

16. Não tenha pressa na hora de organizar o guarda-roupa

A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o verso, então sem pressa nessa tarefa.

17. Use anéis de latinha para pendurar dois cabides juntos

Essa dica é interessante para ganhar espaço no guarda-roupa e ajudar a pendurar juntas peças que são semelhantes.

18. Amarre lenços e meia calças em cabides

Se você quer deixar seus lenços e meia calças juntos e não sofrer na hora de procurar por eles, invista nessa dica!

19. Antes de guardar as peças, separe-as em três pilhas

Assim que começar a arrumação e colocar todas as roupas em cima da cama, vá separando entre as peças que pretende manter, aquelas que você ainda não sabe o que fazer e aquelas que vão para doação.

20. Aposte em um organizador de gavetas

Pode ser muito útil para deixar suas roupas íntimas e meias mais organizadas.

21. Guarde roupas da outra estação em sacos à vácuo

Roupas em sacola plástica a vácuo

Quem nunca sofreu com roupas com cheiro de guardado na mudança de estação que por favor atire a primeira pedra.

Para evitar isso, sempre que for fazer a arrumação de mudança de estação, coloque as roupas da estação anterior em sacos fechados à vácuo e guarde-os no fundo do guarda-roupa.

22. Deixe seus sapatos em caixas

Sapatos em caixa de madeira

Apesar de ocuparem mais espaço, as caixas garantem que os sapatos não amassem, sujem ou mofem. Para facilitar na hora de descobrir qual sapato está ali, você pode colocar uma etiqueta descrevendo o modelo.

O que achou dessas dicas para organizar seu guarda-roupas? Comece hoje mesmo a colocá-las em prática e depois conte pra gente como foi.