Como organizar potes na cozinha: conheça dicas essenciais para você seguir

Sejam eles de vidro, plástico ou reutilizáveis; os potes são utensílios essenciais para o cotidiano de uma casa. Utilizados para o armazenamento de forma higiênica e segura, podem ocupar um verdadeiro espaço em armários e gavetas. Em uma rotina de cozinha, é fácil perdê-los em meio ao caos. A melhor pedida é encontrar algumas maneiras de como organizar potes na cozinha de forma prática e segura. Separamos abaixo 8 dicas de como abrir espaço para esses volumosos utensílios do dia a dia.

Como organizar potes na cozinha

Potes reutilizáveis fazem parte da rotina de qualquer casa, mas tendem a trazer uma certa bagunça se não organizados. Quer saber como acabar com o problema? Leia o post até o final para conferir nossas 8 dicas de como organizar potes na cozinha. Uma outra forma de organizar potes na cozinha é reutilizá-los. Se estiver procurando dicas de como reutilizar potes na cozinha continue lendo o post para 3 ideias incríveis de decoração!

Com tampa ou sem tampa?

Para isso não existe uma receita certa, na verdade. A praticidade de colocar os potes tampados e empilhados vai assegurar que você não perca as tampas. Por outro lado, pode causar mau cheiro, além de ser um problema se o espaço for pequeno. Empilhar os potes destampados um dentro do outro e separá-los das tampas também é comum, e ótimo para espaços menores!

Faça uma marca

Caso sua maior preocupação em como organizar potes na cozinha seja o mau cheiro, preste atenção nessa dica simples. Você pode fazer uma marcação discreta com caneta permanente ou esmalte nos potes que fazem conjuntos próprios com tampas. Assim, pode garantir também que ele volte completo do trabalho ou no caso de empréstimo.

Crie um espaço no armário da cozinha

Os melhores lugares para armazenar e guardar seus potes são nos armários e gavetas pela cozinha. Tenha em mente que para organizar potes na cozinha, você vai precisar abrir alguns espaços ou criá-los. Ter um lado do armário só para eles, se possível, é uma boa pedida. Assim, você vai saber exatamente onde estão e poderá ter um ambiente mais organizado!

Prepare uma gaveta embaixo da pia

Um gavetão embaixo da pia para organizar potes na cozinha é algo bastante prático. Abra espaço em um que seja fundo e que tenha um espaço bom para objetos volumosos. A praticidade de tê-los a uma distância curta é garantida.

Ou abra um espaço embaixo da pia

Se você utiliza a parte de baixo da pia para organizar suas panelas, procure uma forma de organizar um lado deste espaço para guardar seus potes. Assim, eles estarão a uma distância boa. Ah, providencie para que tenha acesso fácil e livre a eles!

Utilize caixas plásticas ou baús 

Caso seus armários não comportem o número de potes, outra boa pedida de como organizar potes na cozinha são as caixas plásticas organizadoras. Com capacidades de litros e volumes variadas, são extremamente versáteis e ajudam em qualquer ambiente da casa. Para utilizar um melhor espaço, coloque os potes destampados e empilhados do maior para o menor. Deixe um vão livre nas extremidades para colocar as tampas em pé.

Cestos organizadores

Parecidos com as caixas organizadoras, os cestos não possuem tampa e são menores. Pela sua praticidade, podem tranquilamente auxiliar na organização embaixo da pia. Utilize-os de forma semelhante ao das caixas. Com os potes destampados e as tampas apoiadas ao lado, você vai garantir um melhor aproveitamento de espaço.

Grelhas organizadoras

Utilize grelhas organizadoras de escritório para potes menores, ou apenas para tampas. Grelhas organizadoras compartimentadas são uma boa pedida para uma organização fácil e prática!

Como utilizar potes na decoração da cozinha

Existem outras formas de como organizar potes na cozinha. Como armazenamento para mantimentos ou reutilizá-los como decoração em diversos ambientes da casa. Você já pensou em eliminar caixas da dispensa? Ou fazer daqueles vidros de conserva um porta-canetas ou vaso para plantinhas estiloso? Quer algumas ideias? Preste atenção nas dicas abaixo.

Tire os potes do armário

Potes plásticos hermeticamente fechados podem fazer parte da decoração da cozinha. Deixá-los à mostra em prateleiras com os mantimentos traz uma organização divertida e diferente à cozinha. Dessa forma você também estará eliminando caixas e embalagens plásticas que ocupam espaço na dispensa!

Como criar etiquetas para potes

Você já deve ter visto potes de mantimentos etiquetados de acordo com o conteúdo que armazenam. Já pensou em fazer essa etiquetagem dentro de casa? Aprenda a fazer etiquetas para organizar potes na cozinha e em outros ambientes! Você vai precisar apenas do auxílio de uma impressora a laser, papel, fita crepe ou papel contact. Confira o passo a passo no vídeo abaixo.

Como reutilizar potes de vidro

Está buscando ideias para enfeitar e transformar potes de vidro em objetos de decoração para diversos espaços da casa? Assista o vídeo abaixo para dicas de como reutilizar potes de vidro na cozinha, sala ou banheiro! 

Organizando os potes na cozinha

Os potes são verdadeiros quebra-galhos na hora de armazenar alimentos. Seja para manter a comida armazenada em segurança ou como reutilizar potes de vidro transformando-os em objetos de decoração para novos ambientes. O importante é deixá-los sempre organizados e à mão de formas práticas. Gostou de nossas dicas como organizar potes na cozinha? Tem alguma ideia incrível que ficou de fora? Deixe seu comentário abaixo compartilhando sua experiência!