Como organizar o quarto: veja dicas para seguir

Como Organizar Quarto

Você quer aprender como organizar o quarto? Separamos diversas dicas interessantes para otimizar o espaço do quarto e deixar tudo no seu devido lugar, usando truques diferentes e funcionais.
Saiba como usar adequadamente as gavetas, abuse de ganchos, suportes, prateleiras, compre móveis práticos, inove em alguns objetos e use muito a sua criatividade para deixar o seu quarto mais organizado. Confira agora mesmo!

30 dicas para organizar o quarto de forma impecável

1. Use gavetas embutidas

Se você quer algo prático, que seja compacto e muito fácil de organizar, instale gavetas embutidas na parte de baixo da cama, de penteadeira ou armários. Dessa forma fica mais fácil guardar roupas e sapatos.

2. Coloque estante no quarto

Se o quarto for espaçoso, você pode colocar uma estante para organizar a bagunça. As estantes são práticas, altas e bem espaçosas para armazenar vários itens que se espalham dentro do quarto.

3. Tenha prateleiras

As prateleiras de parede são excelentes para otimizar o espaço do quarto. Nela você pode guardar desde sapatos até lençóis e roupas de cama. Além disso, as prateleiras podem ser encaixadas em diversas partes do quarto.

4. Pendure ganchos

Os ganchos são opções práticas e baratas que podem ser instaladas em várias partes do quarto. Os ganchos servem para deixar pendurado algumas peças mais usuais, chapéus e bolsas, além de ser um excelente objeto de decoração para o ambiente.

5. Use lacres de refrigerantes

Os lacres de refrigerantes são ótimas opções na hora de organizar suas peças. Você pode usá-los para pendurar um cabide no outro. Com isso, suas roupas ficam mais organizadas e fáceis de identificar.

6. Faça algo criativo com caixas de sapatos

Quer deixar as gavetas sempre organizadas? Coloque caixas de sapatos dentro delas para deixar as suas peças todas separadas. Depois disso, vá organizando as suas roupas de uma forma que elas fiquem bem visíveis.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Como limpar azulejo de banheiro passo a passo

7. Use caixas de vinho

Se você achava que as caixas de vinhos não serviam para mais nada depois de usadas, saiba que elas podem ser uma ótima opção para organizar os seus sapatos. Coloque-as debaixo da cama e otimize ainda mais o espaço do quarto.

8. Tenha um suporte para gravatas

Para os homens que possuem muitas gravatas, o ideal é organizá-las todas juntas no mesmo espaço. Para isso, faça um suporte e fixe na parede para ir encaixando cada gravata.

9. Pendure as malas

Coloque ganchos dentro do closet ou no próprio quarto para pendurar as malas. Isso ajuda muito, já que as malas ocupam bastante espaço dentro do quarto. Dessa forma, você terá mais espaço para deixar o quarto mais arejado.

10. Amarre os cachecóis em um cabide

Ao invés de colocar um cachecol por cabide, amarre vários cachecóis. Além de ficarem mais organizados, as peças ficam mais fáceis de serem encontradas. Você pode guardá-los conforme as cores.

11. Use macarrão de piscina nas botas

Para organizar melhor as botas, você pode usar macarrão de piscina dentro delas e posicioná-las na vertical. O macarrão vai manter as botas firmes e você pode guardá-las aonde você quiser.

12. Use PVC para organizar

Uma alternativa barata e prática para organizar as peças da sua roupa na gaveta é usar tubos de PVC. Você pode armazenar as peças dentro desses tubos que as suas roupas não vão ficar misturadas dentro das gavetas.

13. Organize colchas e travesseiros

As roupas e colchas de cama podem ser guardadas dentro das fronhas do travesseiro. Faça isso usando as fronhas que combinam com as roupas de cama e deixe as peças mais organizadas.

14. Saiba organizar as camisetas

Na hora de organizar as camisetas, empilhe-as verticalmente dentro das gavetas. Com isso, será mais fácil escolher a peça que você quer usar, sem precisar bagunçar o que você arrumou.

15. Organize as joias em formas de gelo

Para organizar as suas joias, você pode usar as formas de gelo armazenadas dentro das gavetas. Em cada cuba você pode colocar uma peça, ficando mais fácil de visualizar na hora que você for escolher o que usar.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Como tirar cheiro de mofo: descubra em passo a passo simplificado

16. Organize suas roupas por semana

Se você tem uma rotina de trabalho intensa, sem muito tempo para se organizar diariamente, pode separar as suas roupas de trabalho por semana. Dessa forma, você evita ter que correr atrás de tudo na hora que vai trabalhar.

17. Use sacola de roupas

Usar sacolas de roupas é uma ótima oportunidade para economizar espaço no quarto. Você pode usar para guardar roupas ou apenas armazenar as peças íntimas. De qualquer jeito suas roupas estarão mais organizadas e fáceis de pegar.

18. Utilize argolas para organizar shorts

Para deixar os shorts mais organizados, você pode usar argolas de metal. Coloque as argolas penduradas em um cabideiro e vá organizando cada short em uma argola. O ideal é arrumar por cor ou tipo de short.

19. Coloque as meias em uma caixa organizadora

Geralmente, as meias ficam espalhadas dentro das gavetas e quando você vai procurar, encontra apenas um lado do par. Para evitar isso, coloque uma caixa organizadora dentro das gavetas e vá arrumando as meias em cada cantinho.

20. Organize seus aparelhos dentro do criado-mudo

Dependendo da casa, a movimentação de entre e sai de pessoas pode ser intensa. Nesses casos o mais indicado é organizar seus aparelhos de celulares dentro do criado-mudo. Para isso, coloque extensão e os carregadores dentro do criado-mudo.

21. Evite acumular roupas

Antes de comprar qualquer peça, verifique como está o seu armário. Veja as roupas que você não usa há muito tempo e coloque-as para vender ou faça uma doação. O importante é desafogar o guarda-roupa e evitar que se acumulem muitas roupas.

22. Troque o armário pela haste dupla

Se o seu quarto não é muito espaçoso, você pode substituir o armário por hastes duplas. Para isso, fixe as hastes na parede, coloque as roupas no cabide e organize nas hastes. Na haste de baixo, coloque as calças tanto jeans quanto de tecidos.

23. Crie varais para organizar os sapatos

Você pode organizar algumas hastes dentro do armário para arrumar os seus sapatos. As hastes precisam ser encaixadas de uma forma que os sapatos fiquem bem posicionados em cima.

AQUI NO IDEIAS DECOR:  Como limpar porcelanato passo a passo: dicas completas

24. Compre um suporte com furos

Em algumas lojas especializadas ou até em supermercado você vai encontrar um suporte cheio de furos. Você pode aproveitar para usá-lo para pendurar seus brincos, cordões, pulseiras e outros objetos. Para isso, prenda esse suporte na parede.

25. Coloque gôndolas na porta do armário

Outra boa opção para colocar na porta do armário é colocar algumas gôndolas na parte interna do armário para armazenar algumas peças. No entanto, esse detalhe não pode ser colocado em armários com porta de correr.

26. Inove usando suportes para prateleiras

Já pensou em usar os suportes de prateleiras de cabeça para baixo? Pois bem, você pode fazer isso para pendurar os cabides com roupas, deixando de usar o guarda-roupa que ocupa muito espaço no quarto.

27. Transforme bancos em armários

Outra boa dica para quem deseja abrir mão dos guarda-roupas é transformar bancos em armários. É uma ótima forma de armazenar lenços, bolsas, livros, travesseiros e sapatos. O ideal é que o móvel fique instalado ao lado da cama.

28. Use roupeiro no lugar do armário

Se você não quer abrir mão de usar um espaço exclusivo para as suas roupas, pode apostar em um roupeiro menor e mais simples para organizar suas peças. Este tipo de móvel é mais prático e deixa suas roupas bem organizadas.

29. Abuse de móveis multifuncionais

Se o espaço do quarto é pequeno para guardar as suas coisas, você pode abusar de móveis multifuncionais como uma escrivaninha com gavetas para guardar as maquiagens, joias e ao mesmo tempo pode servir como uma mesa para estudar ou trabalhar.

30. Use a TV na parede

Caso você seja uma pessoa que não abre mão da TV no quarto, pode optar em instalá-la diretamente na parede usando um painel ou suporte específico para isso. Dessa forma você vai economizar um enorme espaço no quarto.

Agora que você já sabe como organizar o quarto, siga as dicas que mais atendem as suas necessidades e coloque a mão na massa. Muitos dos truques que compartilhamos neste post podem ser feitos por você.