Como organizar sapatos: dicas para você se inspirar e personalizar do seu jeito

Aprender como organizar sapatos muitas vezes pode parecer uma tarefa complexa. Seja para quem possui muitos pares no armário, ou então para quem tem pouco espaço na casa para acomodar todos eles. Isso é um verdadeiro dilema para aqueles que não contam com um closet enorme e precisa trabalhar bem na hora da organização para que, além de efetivamente organizados, os sapatos não sejam estragados pelo mau armazenamento.

Assim, entende-se que a tarefa de acomodar bem os calçados não é simplesmente uma questão de organização, que por si só já seria um excelente motivo. Uma das questões principais desse processo envolve a durabilidade dos pares. Caso sejam armazenados em locais úmidos, a proliferação de fungos nos tecidos estará aumentada, causado mau cheiro e danos muitas vezes irreparáveis.

Além disso, a praticidade do dia a dia também é um fator muito importante e não deve ser ignorada, não é mesmo? Viu só como é importante aprender como organizar sapatos? Pensando nisso, separamos esse artigo para você conferir as melhores dicas e formas de como organizar sapatos. Siga conosco e tome nota daquelas que mais fazem sentido para você.

Como organizar sapatos em prateleiras

Como organizar sapatos em prateleiras

Aprender a melhor forma de como organizar os calçados em prateleiras é uma das soluções mais simples. Uma dica para deixar o ambiente mais bonito é utilizar prateleiras; se as suas prateleiras foram da mesma cor da parede, certamente causará um efeito bem moderno e bonito no seu ambiente. Você pode intercalar os pares, de modo que um pé fique direcionado para frente e outro pé direcionado para trás.

Assim, todos os seus modelos ficarão bem visíveis e organizados. Uma outra sugestão é separar os pares de acordo com os modelos; por exemplo calçados com ideais para o verão, calçados de inverno e sapatos para ocasiões festivas. Você pode, ainda, personalizar as prateleiras de acordo com o seu ambiente. Aproveite a dica para unir a organização dos sapatos com a decoração do seu quarto.

Como organizar sapatos na sapateira

Como organizar sapatos na sapateira

Se você dispõe de uma sapateira, é importante se certificar de que ela não estará próxima de um lugar com umidade. Isso pode ocasionar danos aos seus calçados e atrapalhar a durabilidade deles. Além disso, ainda pode causar o temido “chulé” e te causar ainda mais problemas. Por isso, a melhor forma é alocar a sua sapateira em um ambiente seco e arejado.

Caso ela esteja como parte do seu móvel, disponha os sapatos em cores. Além disso, você também pode separar por tipos de ocasiões. Tais como sapatos sociais, sapatos de festas, chinelos, botas, etc. Aliás, falando em botas, guardar as botas sempre é uma dificuldade na sapateira.

Por isso, certifique-se de que suas botas ficarão com os canos protegidos. Para isso, você pode utilizar a dica de usar cabides com prendedores para armazenar dentro do armário. Se você acha que o material da sua bota possui de um material muito delicado, basta colocar um pedacinho de feltro na parte do prendedor para não marcar o tecido das suas botas. Assim, você une organização com praticidade. Ideal para quem adora toda casa organizada.

Como organizar sapatos gastando pouco

Existem diversas formar de como organizar sapatos gastando pouco. Você pode utilizar canos de PVC, latas de tinta, escadas, dentre tantos outros. Uma das formas mais criativas e baratas é utilizando uma escada de madeira, de preferência aquela escada rústica e pouco utilizada que você tem no quintal. Basta que você dê um acabamento novo na escada, que combine com o ambiente em que ela será alocada. Abuse da criatividade nas cores e na textura.

Prontinho. Agora você poderá alocar na escada personalizada todos os seus pares de sapato. Além disso, ela também pode ser utilizada para alocar outras peças de roupas, tais como aquelas que você ainda pretende utilizar. Essa é uma forma divertida, autêntica e bem orgânica de organização. Atitudes como essa favorecem a extinção do consumo desmedido e ainda faz bem para a natureza. Sapatos e roupas jogados pela casa só se você quiser.

Como organizar sapatos no guarda-roupa pequeno

Como organizar sapatos no guarda-roupa pequeno

A utilização de nichos é uma excelente alternativa para organizar seus calçados e botas em guarda-roupa pequeno, pois não amassa ou danifica o material. Além de garantirem uma boa visualização, os nichos deixam um visual bonito no seu armário. Dependendo do espaço de guarda-roupa, será necessário contar com o auxílio de outros locais, tais como caixas embaixo da cama, puffs, etc.

Um dos erros mais comuns de quem não tem muito espaço na hora de guardar os calçados é colocar um par sobre o outro. Esse tipo de armazenamento é completamente não recomendado. Isso porque, além de deformar os sapatos, podem acabar causando manchas e arranhões inesquecíveis.

Por isso, se pretende utilizar o guarda-roupa na hora de como organizar sapatos, certifique-se de que eles sejam guardados nas caixas ou em saquinhos. Além disso, aposte no alinhamento dos pares, colocando um ao lado do outro, nunca empilhados.

Como organizar sapatos em espaços pequenos

Como organizar sapatos em espaços pequenos

Guardar sapatos em espaços pequenos exigem criatividade extra na organização. Encontre-os na sua casa e utilize os saquinhos de TNT coloridos ou na mesma cor. Assim, ficará bonito, organizado, higiênico e bem prático.

Como organizar sapatos em caixas de papelão

Guardar os sapatos em caixas de papelão por muito tempo pode não ser a melhor solução. Além de ocuparem muito espaço, serem de difícil visualização, esse tipo de material ainda deixa o ambiente propenso ao aparecimento de traças e baratas. O ideal é alocar seus pares dentro de sacos de flanela ou de TNT, de preferência com um visor que facilite a sua visualização na hora de utilizar cada um dos seus pares.

Como organizar sapatos em gavetas

As gavetas fundas podem ser uma boa opção de como organizar sapatos em gavetas, principalmente os tênis, chinelos e outros calçados que não sejam delicados. Aqui, a dica de guardar seus calçados embalados em um saco de TNT com visor é uma opção indispensável se você não quer ficar horas procurando o sapato que você deseja.

Se o que você precisa é espaço, as gavetas de camas podem ser uma opção. Embora elas sejam geralmente utilizadas para armazenar objetos que são usados com menor frequência, você pode aproveitar esse local para armazenar botas e sapatos de festa que utiliza menos no dia a dia.

Como organizar sapatos com garrafa pet

Se você é fã de decoração artesanal, aprender como organizar sapatos com garrafa pet é altamente recomendável. Você só precisa cortar a parte superior da garrafa, fazer uma boa limpeza e secagem para, então, ir adicionando os pares. Ocupa pouco espaço e é altamente sustentável. O planeta agradece.

Como organizar sapatos: dicas que você pode utilizar em qualquer espaço

Se você quer garantir que seus calçados estejam sempre em ordem, que durem por mais tempo e fiquem fáceis de serem encontrados, basta você seguir alguma (ou algumas) das dicas de como organizar sapatos que acabamos de listar. Certamente, uma delas vai encaixar direitinho com o que você precisa.

Utilize nossas dicas como base para a sua criatividade: utilize os armários que tem à disposição, faça nichos, instale prateleiras, sapateiras ou o que for preciso para que você tenha, de uma maneira prática, segura e organizada todos os seus sapatos. Gostou do nosso artigo ou quer deixar alguma sugestão? É só partilhar conosco aqui embaixo nos comentários.