Como passar camisa social: cuidados essenciais e passo a passo sem mistérios

A camisa social é uma peça de roupa necessária no dia a dia de muitas pessoas, mas, mesmo que você não precise vestir uma todos os dias, eventualmente precisará usar uma roupa mais formal para algum evento. Para garantir que a sua camisa social esteja impecável e que você passe a melhor das impressões, trouxemos aqui as melhores dicas de como passar camisa social. Não perca!

Quando vestimos uma camisa social, queremos que ela esteja livre de marcas e que não esteja amassada. Porém, pode ser complicado deixá-la apresentável, caso você não tenha muita experiência com o ferro de passar.

Para facilitar a sua vida e ajudar no seu visual, preparamos algumas dicas básicas e um passo a passo simples e eficaz de como passar camisa social. Siga a leitura e confira!

Como passar camisa social: cuidados iniciais

Existe uma série de coisas que você pode fazer na hora de lavar e secar a sua camisa social que irão auxiliar, e muito, o momento de passar. Para fazer com que a sua camisa fique mais fácil de passar, alguns cuidados básicos são essenciais.

1. Leia as informações da etiqueta

Na etiqueta da sua camisa social você encontrará informações sobre o que pode e não pode fazer na hora de lavar. Normalmente ignoramos essas etiquetas e até as cortamos e jogamos fora. Porém, para garantir que você não estrague a sua roupa, é importante que você se atente para as orientações do fabricante.

Veja se a sua camisa social pode ser colocada na máquina de lavar, se você pode fazer uso de amaciante de roupas e, principalmente, se o tecido pode ser passado com ferro. Confira também qual é a melhor temperatura para o ferro!

2. Não abuse da capacidade da sua máquina de lavar

Na hora de lavar camisas sociais, procure não sobrecarregar a sua máquina. Colocar muitas roupas juntas para lavar pode tornar a limpeza ineficiente, danificar as peças e amassá-las muito mais no processo.

3. Utilize amaciante de roupas

Caso não seja contraindicado pela etiqueta da sua camisa social, use amaciante de roupas na hora da lavagem. O produto vai tornar o tecido mais macio e auxiliar muito na hora de passar! Além, é claro, de deixar a camisa com um cheirinho de roupa limpa.

4. Coloque a sua camisa social para secar pendurada em um cabide

Quando terminar a lavagem das suas roupas, ao tirar as camisas sociais da máquina, sacuda-as de modo a deixá-las menos amassadas. Na hora de colocar no varal, pendure-as em um cabide primeiro. Isso vai ajudar muito na hora de passar, pois as peças estarão mais lisas.

Evite colocar as camisas para secarem no sol e tire-as do varal assim que estiverem secas. Roupas que ficam muito tempo expostas ao tempo ressecam demais e são mais difíceis de passar.

5. Não passe camisas manchadas ou sujas

Antes de passar qualquer roupa, confira se ela não está com manchas, ou então suja. Passar o ferro por cima de qualquer tipo de sujeira pode tornar a lavagem muito mais difícil. O calor faz com que as manchas fiquem ainda mais aderidas aos tecidos, portanto tire as manchas da sua camisa antes de qualquer coisa!

Como passar camisa social: passo a passo

Após tomar esses cuidados iniciais, passar a sua camisa social ficará muito mais fácil. Se você usa camisa no seu dia a dia, verá o quanto essas atitudes simples te farão perder menos tempo no cuidado com as suas roupas.

Para passar a sua camisa social, você vai precisar de:

  • Ferro de passar roupas (preferencialmente a vapor);
  • Tábua de passar roupas (ou superfície adaptada);
  • Borrifador com uma mistura de 500ml de água e 1 colher de amaciante de roupas.

Use o borrifador para aplicar um pouco da mistura nas partes da camisa que estão muito ressecadas e difíceis de passar. A água e o amaciante, combinados ao calor do ferro, irão dar um acabamento excelente e deixarão a sua camisa super bem passada!

A seguir, te ensinaremos um passo a passo super simples para acabar com todos os mistérios sobre como passar camisa social.

1. Comece pela gola da camisa

O primeiro passo para passar a sua camisa social é passar o colarinho. Ajuste a temperatura do ferro de passar conforme as orientações da etiqueta da sua camisa e verifique se a gola possui palheta, você deve retirá-las antes de começar a passar.

Então, estique bem a gola e passe pelo avesso. Comece pelo centro, pela parte de baixo, e vá subindo e direcionando o ferro para as pontas. Em seguida, vire a gola e faça a mesma coisa do outro lado.

2. Passe os ombros

Após desamassar a gola, você irá para os ombros da sua camisa. Para facilitar, encaixe o ombro da camisa na ponta da tábua de passar ou superfície adaptada, isso evitará que, ao passar um lado, você faça marcas no outro.

Uma vez posicionada, passe o ferro no ombro da camisa e repita o procedimento do outro lado.

3. Vá para os punhos

Agora você irá desabotoar os punhos da sua camisa e tomar um cuidado especial para não passar o ferro sobre os botões. Comece passando o ferro na parte interna dos punhos desabotoados e, então, vá para a parte externa. Repita o processo do outro lado.

4. Passe as mangas

Um dos maiores desafios de quem não sabe como passar camisa social é, sem dúvidas, passar as mangas sem deixar marcas e vincos. O segredo é esticar bem o tecido antes de passar o ferro, manter o punho desabotoado nesse momento e passar os dois lados da manga.

Comece pela parte da frente da camisa. Não há diferença de resultado na direção do ferro, portanto você pode escolher se quer começar pelos ombros, ou pelos punhos. Escolha um sentido e passe o ferro com cuidado para não criar marcas.

Em seguida, vire a camisa e passe a parte de trás seguindo o mesmo processo. Estique bem o tecido para evitar a formação de vincos e repita dos dois lados.

5. Mova para a parte da frente da camisa

Para passar a parte da frente da sua camisa, você deve desabotoá-la e encaixá-la na tábua para evitar vincos na parte da trás, da mesma forma que fez quando passou os ombros.

Passe as suas mãos sobre o tecido para deixá-lo bem liso antes de começar com o ferro e, então, mova o ferro na direção dos ombros para a parte inferior da camisa.

Repita o mesmo processo do outro lado e tome cuidado para não passar o ferro por cima dos botões! Use a pontinha dele para passar ao redor dos botões e desamassar o tecido desses locais.

6. Termine pela parte de trás

O último passo será passar a parte de trás da sua camisa. Da mesma forma que fez com a frente, encaixe a camisa na tábua e desamasse o tecido primeiro com as mãos.

Então, comece a passar da gola para baixo. Procure fazer movimentos em apenas um sentido para evitar a formação de vincos.

7. Coloque a camisa social em um cabide imediatamente

Assim que terminar de passar a sua camisa, pendure-a em um cabide imediatamente. Isso irá evitar que ela amasse novamente. Antes de guardar, você pode abotoar a frente e os punhos.

Acabaram-se os mistérios!

Prontinho! Agora você já sabe como passar camisa social de forma rápida e eficaz. Gostou das nossas dicas? Escreva nos comentários o que você fazia de errado antes de aprender esse passo a passo.