Como passar pano no chão: veja guia de como fazer passo a passo

Não. Não é só molhar o pano e sair por aí, passeando com ele em todo canto da casa e dizer que passou pano no chão. Não é assim que se faz. Aqui, neste guia prático, você aprenderá como passar pano no chão do jeito certo e, ainda por cima, descobrirá que é fácil e muito eficaz. Uma boa passada de pano limpa não só o chão, mas todo o ambiente, pois fica tudo mais fresco, cheiroso e com aquele aroma de casa limpa.

Entendido isso, pegue uma vassoura, um rodo, um balde, todos os produtos que você tem em casa para passar pano no chão e prepare-se para entender o processo de limpar a casa de um jeito bem feito. Passar pano de chão bem passado em casa é o mesmo que tomar um banho com esponja natural, esfregando tudo e ainda usar um esfoliante. Você sai do banho se sentindo outra pessoa. É assim que a sua casa quer se sentir, então faça bonitinho.

Sai da frente

Primeiro de tudo, tudo, tudo: tire tudo o que for possível da frente e do chão. Põe as cadeiras no chão, o tapete na área, ou em cima do sofá, caso more em apartamento. As cômodas, as mesinhas de centro da sala. Se a geladeira tiver rodinhas, arrasta ela um bocadinho, porque é sempre um parto limpar embaixo dela, e arraste os sofás para a extremidade da sala. Faça o mesmo nos quartos, pois, quando você toma banho, você não lava só um pedaço, certo?

Comece com o grosso

Tirou tudo? O caminho está aberto para procissão? Ótimo. Então mão na vassoura. Antes de pensar em passar um pano, deve-se tirar o grosso da sujeira acumulada que de toda a semana em que teve o entra e sai da casa, com as janelas abertas. O pó invade e suja tudo, mesmo que você não veja.

Varra em todos os cômodos das extremidades para o centro. Acumule tudo no meio do quarto, da sala, da cozinha e, com uma pá, recolha tudo e jogue no lixo. É muito importante tirar essa camada mais aparente de sujeira, pois, com o pano, essa sujeita pode apenas ser esfregada de um lado para o outro, e não sair dali, efetivamente. As etapas são importantes para isso e para não encardir tanto o pano também. 

Pano de chão: qual ideal para saber como passar pano de chão?

Pano de chão deve ser um pano limpo e em bom estado. Independentemente se for novo, ou não, mantenha-os limpos sempre. Não é porque o pano de chão é para manter o chão limpo que ele mesmo deve ficar imundo. Apesar que, em muitos lares, o pano de chão vem a ser uma cueca furada, ou uma camisa velha que não dava mais para ser usada como pijama de tão esgarçada, furada e manchada que ela estava. Ainda assim, lave-a e a use quando estiver seca.

Tipos de chão

Qual o tipo de chão da sua casa? Dependendo do tipo de piso que compõe seu lar, um produto que pode ser bom para um, pode danificar a de outro. Por isso é importante saber com que material você está lidando. Logo mais, uma lista de tipos de pisos e os tipos de cuidados que cada um exige para não mancharem, criarem mofo, ou ficarem inchados, ou encharcados.

  1. Piso de taco – Com uma solução de detergente neutro e água, com um pano úmido, mas muito bem torcido, passe o pano no piso. Não deixe encharcar, pois o taco absorve a água e pode ficar inchado. Isso pode causar fungos, ou mesmo apodrecer a madeira. Caso tenha algum resíduo conforme você passar o pano úmido, passe um seco logo em seguida. Para deixar brilhoso, o ideal é encerá-lo.
  2. Piso de porcelanato – Esse tipo de piso é mais abrangente no quesito tipo de produto para se passar e é preciso saber bem como passar pano de chão em porcelanato para não estragar o piso. Nesse caso, recomenda-se qualquer produto de limpeza de chão, diluído em água, assim como vinagre de álcool diluído em água, ou mesmo água sanitária, também diluído em água.
  3. Piso de cerâmica – Para a cerâmica, o ideal é utilizar uma mistura mais caseira como água morna e detergente. O uso de qualquer produto abrasivo, como água sanitária, pode queimar o piso a ponto de manchá-lo com o passar do tempo.
  4. Piso de granito – Assim como a cerâmica, o granito requer uma solução simples com água e detergente já basta para limpar e não manchar. Para conseguir mais brilho, o ideal é encerar com produtos específicos para a cerâmica.

Misturebas para passar pano no chão

Algumas boas misturas para passar pano no chão são as mais simples. Dependendo do tipo de chão, de piso que se tem em casa, deve-se sempre optar por aquele que melhor se adeque. Caso contrário, qualquer produto específico para o chão, sempre diluído e água, serve para limpar o piso de maneira eficácia. Um exemplo de mistura simples é a de água com detergente neutro. Também pode-se usar vinagre de álcool em algumas situações.

Um produto muito eficaz e caseiro para deixar o chão brilhando é a mistura de vinagre branco, bicarbonato de sódio, detergente neutro e água. Além de tirar o excesso de gordura do piso, ao secar, ele deixa o piso mais brilhoso. Aqui vai a receita: 1 litro de água, 200 ml de vinagre branco, uma colher de detergente neutro e uma colher de bicarbonato de sódio. Mistura tudo e jogue nas partes encardidas. Essa é uma boa mistura para passar pano no chão.

Como passar pano de chão para dar um cheiro bom ao ambiente

Alguns produtos já vêm com um cheiro específico para deixar a casa perfumada, mas não é porque você gosta, que você deve usar em excesso. Além de deixar a casa fedida com tanto perfume, depois que seca, o produto começa a grudar no chão, o que vai fazer você querer passar um pano úmido novamente só para tirar esse excesso. Por isso, não exagere. Dilua bem com água e aplique aos poucos.

Em outros casos, se você não quiser ficar comprando outros produtos de limpeza só para dar um cheiro gostoso na sua casa, uma saída é utilizar seu amaciante de roupas. Dilua um pouco com água e passe no chão. O cheiro permanece e, se não estiver concentrado demais essa solução, o chão não grudará. 

Secando

Uma vez que o pano foi passado, e que todo o chão está limpo, cheiroso e com aquele brilho bonito, é hora de secar. Normalmente o chão seca sozinho, mas também varia muito da temperatura ambiente. Nem sempre o tempo está ensolarado, ou há aquele bafo, aquele mormaço de verão para esquentar e secar tudo o que tem por aí, na sombra, ou não. Em dias chuvosos, então, se a preguiça não vencer, como secar o chão úmido?

Pois, bem. No caso de dias frios, úmidos, em que nada seca, a dica é passar um pano seco logo após passar o pano úmido, mas não se esforce muito, uma vez só já basta. Esse processo é só para ajudar a secar o piso. Depois, abra as janelas e as portas de casa, se possível, para deixar secar naturalmente. Caso não dê, por vários motivos, ligue um ventilador e deixe que ele trabalhe para você.  

Gostou das dicas de como passar pano no chão?

Agora que você aprendeu o jeito certo de como passar pano de chão, ou melhor, de como passar pano de chão e não ficar manchado, e como passar pano de chão e não ficar grudento, você já pode se considerar um passador de pano nível mítico. Veja, nem todos entendem a importância de passar o pano em casa, e quem está começando essa prática agora, talvez não tenha ideia de como fazer, deixando o chão de casa grudento, manchado e ainda sujo.

Então, para você que já é um especialista em como passar pano de chão, deixe seu recado. Comente suas dicas aqui para quem precisar de mais orientações quanto ao que deu certo para você. Das dicas desse artigo, o que você já viu, ou fez de diferente? Às vezes a sua experiência pode ajudar outras pessoas que estão passando pelo mesmo que. Então não deixe de comentar.