Como pintar garrafa PET: passo a passo que você deve seguir

Como pintar garrafa PET

Garrafas pet são encontradas bem facilmente. Basta comprar um refrigerante, água ou suco que você terá uma delas em mãos. No entanto, na grande maioria das vezes, depois de consumido o líquido a garrafa é descartada.

O fato é que você pode encontrar muitas utilidades para uma garrafa pet e o melhor seria reaproveitá-la e usar sua criatividade para criar algo artesanal. É possível fazer vasos, apoio de vasos, acessórios, brinquedos, enfeites, porta-coisas, pufes e até mesmo luminárias. Talvez nas épocas festivas você já até tenha visto por aí uma árvore de Natal feita de garrafa pet.

Claro que para transformar a garrafa será necessário seguir as dicas do que você deseja fazer e pintá-la, para dar uma cor diferente e mais viva. Então se você está pensando em pintar garrafas pet, veja como pode fazer isso:

Como pintar garrafa PET: materiais necessários

Para pintar garrafa pet você vai precisar de:

  • Garrafa pet;
  • Tinta vitral;
  • Primer;
  • Verniz;
  • Pincéis;
  • Fita crepe;
  • Esponja;
  • Rolo de pintura pequeno;
  • Lápis;
  • Carbono;
  • Álcool;
  • Prato descartável;
  • Cartolina;
  • Lixa;
  • Tinta dimensional.

Tipos de tintas

Não é qualquer tinta que pode ser aplicada na garrafa pet o ideal é apostar na acrílica, látex, esmalte sintético ou tinta spray. Todas são vem fáceis de encontrar.

Se decidir usar verniz no acabamento, aposte no acrílico ou sintético.

Como pintar garrafa PET passo a passo

Como pintar garrafa PET 2

1. Limpar a garrafa

Mesmo que já tenha lavado a garrafa pet com água, use álcool para limpar novamente a parte interna e externa. Talvez você já tenha cortado a garrafa no formato desejado, o que pode facilitar essa parte de passar o álcool por toda sua superfície.

2. Isolar partes com fita crepe

Analise se você tem interesse em deixar áreas sem pintar, com a ideia de fazer listras ou outros desenhos na cor original da garrafa. Se a resposta foi sim, passe a fita crepe nessa parte da pet.

3. Prepare a tinta

Veja quais são as instruções do fabricante e prepare a tinta corretamente. Deixe-a separada em um pires ou recipiente de plástico. Se preferir pode usar aqueles próprios para pintura artesanal. Deixe preparadas todas as cores que você for utilizar no projeto.

4. Lixe a garrafa

Pegue uma lixa nº 150 ou 180 e esfregue em toda a garrafa pet antes de aplicar o primer ou começar a pintura. A ideia é deixar a superfície lisa e facilitar a absorção da tinta.

5. Coloque um prato plástico embaixo da garrafa

Mesmo na aplicação do primer (que será a próxima etapa) o ideal é cuidar para não pingar tinta por toda a sua mesa e material de trabalho. Coloque um prato plástico embaixo da garrafa antes de tudo.

6. Aplique primer

Com a ajuda do rolo de tinta (o ideal é que seja de lã de carneiro e não aqueles de esponja) aplique a primeira demão de primer. Espere secar e então aplique uma segunda demão. Confira no rótulo o tempo médio de secagem e respeite isso entre cada aplicação.

7. Pinte com a tinta escolhida

Depois que a segunda aplicação do primer secar é hora de aplicar a primeira mão da tinta que você escolheu. Espere secar e veja se a cor ficou como você desejava. Caso ache necessário, passe uma segunda mão de tinta.

8. Retire a fita crepe

Você passou fita crepe em algumas partes da garrafa, com o intuito de fazer algum desenho ou deixar alguma parte sem pintar? Assim que a tinta estiver menos úmida é o momento de retirar a fita crepe. Não espere secar, pois há o risco de danificar parte da garrafa que já foi pintada e estragar a tintura.

9. Faça desenhos com ajuda da cartolina

Que tal decorar sua garrafa pet com algum desenho, além das partes que você deixou em branco? Use a cartolina para ajudar nessa tarefa. Você pode desenhar pequenas flores (basta pegar o molde na internet), recortar, passar sobre a tinta e aplicar na garrafa. Caso ache mais prático troque a cartolina por um molde de EVA.

10. Use o pincel fino para desenhos manuais

Se você pretender desenhar algo na garrafa, por cima da tinta ou nas partes que não foram pintadas, use o pincel fino. Quem não tem prática com desenho pode apostar em detalhes mais simples, como riscos, bolinhas e tracejados.

11. Passe tinta dimensional nas bordas ou contornos

A tinta dimensional é aquela que fica com um toque em 3D, usada em vários trabalhos manuais. Você também pode aplicar em sua garrafa pet e nossa dica é apostar em cores bem vivas e com glitter. Passe nas bordas da garrafa e se preferir contorne alguns dos desenhos que você fez anteriormente.

Essa tinta também é prática para fazer pequenos pinguinhos ou bolinhas, dando um toque bem especial e diferente ao seu trabalho artesanal.

12. Passe o verniz

Para finalizar e deixar a tintura mais bonita, passe um verniz ao longo de toda a garrafa pet. O verniz vai proteger o objeto e garantir que dure por muito mais tempo. Se você quer usar como um vaso, por exemplo, o verniz evita que a tinta vá descascando a cada vez que a garrafa é lavada.

Outras recomendações ao pintar garrafas PET

Algumas recomendações importantes para garantir que seu trabalho artesanal vai ficar do jeitinho que você imaginou:

  1. Antes de fazer a pintura não se esqueça de lixar a garrafa pet. Nós colocamos acima como parte das dicas, mas vale reiterar aqui.
  2. Primer é ideal para quando você quer cores bem definidas. Ele é importante tanto para tons mais claros quanto os mais escuros e diminui a quantidade de demãos necessárias na pintura.
  3. Quer fazer efeito vitral? Pule a etapa do primer e use tintas com esse efeito. A garrafa pet ficará parecida com como ela era antes, sendo possível ver seu conteúdo interno. O que vai mudar é a cor.
  4. Para pinturas mais resistentes aposte na tinta esmalte no lugar das outras. Isso se você não quiser aplicar uma mão de verniz ao finalizar a pintura.
  5. Não dispense a etapa do verniz mesmo que seu trabalho artesanal não vá ter contato com água. O acabamento fica mais bonito e resistente.
  6. Quer uma cor mais clara para sua garrafa pet? Misture a tinta escolhida com um pouco de tinta branca. O tom vai ficar mais delicado, mas não transparente ou com efeito vitral.
  7. Use a fita crepe para fazer listras verticais ou horizontais. Para outros desenhos o melhor é pintá-los sobre a cor que você decidiu para a garrafa ou fazer a aplicação direto sobre o primer.
  8. Faça moldes de diversos desenhos. Estrelas, corações, bolinhas, quadrados e até flores são facilmente encontrados nos furadores de EVA e papel. Para facilitar seu trabalho, fure esses desenhos (em EVA ou cartolina) e use-os como molde.
  9. Vai pintar a garrafa de uma única cor? Aposte na tinta spray. A tarefa de colorir a pet se torna mais rápida e prática.
  10. Proteja o espaço em que você vai trabalhar com folhas de jornal velho ou caixa de papelão. Assim não corre o risco de sujar a mesa ou derrubar tinta no chão.
  11. Lave os pinceis e feche as tintas depois que terminar. Assim você garante que o material estará pronto para uso em um próximo trabalho artesanal com garrafas pet.

Você fazia ideia de que pintar garrafa pet fosse assim tão simples?

Recomendado para você