Como pintar geladeira: deixe a sua cozinha mais charmosa com essas dicas

Bateu a vontade de renovar a sua cozinha e deixá-la mais colorida e moderna? Você pode fazer isso pintando a sua geladeira! Para substituir as cores monótonas das geladeiras e trazer mais vida para a sua casa, separamos aqui todas as informações que você precisa de como pintar geladeira. Não perca!

A geladeira é um dos itens mais importantes de qualquer cozinha, porém, nem sempre o visual desse eletrodoméstico favorece a decoração do ambiente. Geladeiras mais modernas (e, também, mais caras) até costumam ter opções de cores diferentes, mas quem tem um refrigerador antigo em casa, provavelmente tem um grande trambolho branco na cozinha.

Pintar a sua geladeira pode ser uma excelente opção para cobrir qualquer falha na tinta, ou ferrugem causada pelo tempo e umidade. Ao final do processo você terá um eletrodoméstico novinho em folha!

Nesse texto, reunimos tudo o que você precisa saber sobre os principais métodos de como pintar geladeira. Siga a leitura e fique por dentro!

Qual o melhor método?

Spray? Tinta? Pincel? Rolo de pintura? O que é melhor? Não se preocupe, te ajudaremos a tornar essa escolha algo fácil!

Para escolher como você irá fazer a pintura da sua geladeira, você precisará considerar três pontos:

  • Quanto você está disposto a investir na reforma da sua geladeira?
  • Qual será o espaço que você irá usar para fazer a pintura? É um local amplo e aberto? Ou você tem um espaço reduzido em sua casa?
  • Qual a sua experiência e destreza com pincéis e rolos de pintura?

Com tudo isso em mente, vamos conhecer um pouco de cada método.

Spray

O spray de pintura é a forma mais comum de pintar geladeira, pois é um procedimento simples e rápido. Além disso, é o mais indicado para pessoas que não têm muita afinidade com trabalhos manuais, pois a aplicação do spray é fácil e o acabamento fica super homogêneo.

Entretanto, o spray é, também, o método mais caro para pintar a sua geladeira, pois você precisará de várias latas de tinta spray para cobrir todo o eletrodoméstico.

Outro ponto importante a se considerar é que você precisará de um espaço amplo para fazer a pintura da geladeira com o spray. Isso, porque ao pulverizar a geladeira, a tinta irá se espalhar e pode manchar espaços pequenos. Portanto os locais ideais para fazer o uso do spray são a garagem, o quintal, ou o jardim da sua casa. Caso você não tenha esse espaço, escolha outro método!

Pincel

Utilizar o pincel para pintar a sua geladeira é a forma mais econômica de reformá-la. Você irá utilizar somente 1 galão de tinta e poderá fazer a pintura em espaços pequenos, protegendo somente o chão com algum material.

A maior desvantagem do pincel está no tempo que você gastará no processo. O pincel exige um pouco mais de cuidado e dedicação da sua parte, pois você terá que tomar bastante cuidado para não deixar a pintura marcada.

Mas não é nada de outro mundo! Com o nosso passo a passo você certamente irá ter sucesso com esse método. Então, caso você tenha pouco espaço e queira economizar, o pincel é o ideal para você!

Rolo de pintura

Semelhante ao pincel, o rolinho de tinta é um jeito econômico de pintar a sua geladeira e perfeito para pequenos espaços. Você também irá utilizar somente 1 galão de tinta, mas deverá investir em uma bandeja de pintura para garantir que a tinta seja bem distribuída em seu rolinho.

A vantagem do rolo quando comparado ao pincel, é que ele costuma ser mais fácil de utilizar e deixa menos marcas no acabamento. Uma dica é comprar tamanhos diferentes de rolo, para facilitar a pintura e melhorar ainda mais o resultado.

Como pintar geladeira: materiais e preparação

Como pintar geladeira: materiais e preparação

Antes de começar a pintura, você precisa separar os materiais, preparar o local e a sua geladeira.

Materiais necessários:

  • Jornais, papel kraft ou lona para proteger o chão;
  • Fita crepe;
  • Lixa para metal;
  • Panos de limpeza;
  • Tinta: spray ou esmalte sintético à base de solvente (não é indicado o uso de esmalte à base de água!)
  • Pincel ou rolinho de pintura;
  • Ferramentas para desmontar partes da geladeira que não serão pintadas;
  • Máscara de proteção, óculos e luvas.

Em posse dos materiais, você deve preparar o local e a sua geladeira para receber a pintura. É importante que você não pule essas etapas, pois elas irão garantir a qualidade do acabamento e aumentar a durabilidade da tinta.

Proteja o local

Cubra o chão com jornal, papel kraft ou alguma lona para evitar manchas de tinta. Proteja as partes da geladeira que não são removíveis. Use fita crepe para cobrir a borracha da porta. Lembre-se que se você for utilizar o spray, faça em um espaço amplo!

Limpe a geladeira

Desligue a sua geladeira da tomada e, então, desmonte as partes dela que não serão pintadas. Em seguida, capriche na limpeza! Use um pano úmido com água e detergente para retirar toda a sujeira, gordura, poeira e ferrugem que estiver acumulada. Esses resíduos irão manchar a tinta e prejudicar o acabamento, portanto limpe bem.

Aproveite para limpar a geladeira por dentro também. Ao final da limpeza, seque tudo com um pano.

Lixe

Utilizando uma lixa apropriada para metais, lixe toda a geladeira, principalmente as partes enferrujadas. O objetivo da lixa não é remover a tinta original por completo, mas criar uma superfície fosca que irá ajudar na absorção da tinta.

Proteja-se!

A última parte da sua preparação será proteger-se com óculos, máscara e luvas para evitar que a tinta cause danos à sua saúde. É fundamental que você utilize os equipamentos de proteção adequados!

Como pintar geladeira: passo a passo

Confira a seguir o passo a passo para cada método de pintura!

1. Tinta spray

Tinta spray

Pintar geladeira com spray não tem nenhum segredo! Agite bem a lata e passe a tinta sobre a superfície que deseja pintar. Uma dica é seguir sempre um mesmo sentido, assim você garantirá um acabamento uniforme. Lembre-se de que você precisará de várias latas para completar a pintura.

Caso for necessário, passe uma segunda demão e deixe secar pelo tempo indicado na embalagem.

2. Pincel

Pincel

Coloque um pouco de tinta em um recipiente separado do galão e inicie a pintura pela lateral da geladeira. Passe o pincel sempre em um só sentido para evitar marcas no acabamento. Não encha demais o pincel de tinta, aplique camadas finas!

Finalizadas as laterais, pinte a frente da geladeira usando a mesma técnica. Deixe a parte superior por último.

Aguarde a tinta secar pelo tempo indicado na embalagem e, então, aplique a segunda demão para que o acabamento fique bem feito.

3. Rolo de pintura

Rolo de pintura

Despeje um pouco de tinta em uma bandeja de pintura e siga os mesmos passos da pintura com o pincel: comece pelas laterais, vá para a frente e finalize pela a parte superior.

Siga sempre um único sentido ao passar o rolinho e não o encharque! Use a bandeja para retirar o excesso de tinta antes de aplicar na geladeira.

Caso você tenha comprado tamanhos diferentes de rolinho, use os maiores para as partes mais largas e um menor para o acabamento.

Aguarde a tinta secar e aplique a segunda demão.

4. Verniz

Verniz

Finalize a pintura da sua geladeira aplicando um verniz para aumentar o tempo de vida da tinta e evitar manchas.

Geladeira colorida e super moderna!

Agora que você já tem todas as informações de como pintar geladeira, escolha o melhor método para você e coloque a mão na massa!

Escreva nos comentários de que cor você irá pintar a sua geladeira e qual método irá utilizar!