Como pintar móveis de madeira: aprenda como fazer e obter um resultado incrível

Como pintar móveis de madeira

Em tempos de crise (ou não) é sempre bom reciclar e ressignificar os mais diversos itens, tais como roupas, aparelhos eletrônicos, móveis, dentre outros. Pensando em te auxiliar nessa missão tão gostosa e útil, elaboramos um artigo para você aprender como pintar móveis de madeira, que são os mais fáceis para customizar e obter um móvel único, diferenciado e cheio de valor emocional. Ficou interessado? Então é só seguir e acompanhar a leitura.

Porque é tão importante incentivar a reutilização?

O consumismo exagerado e desenfreado nos últimos tempos está em xeque atualmente, já que a sociedade está redescobrindo seus valores. A crise sempre imputa pensamentos e ideias de renovação, em diversas áreas. Uma delas, envolve a reutilização ou reciclagem daquilo que já temos. Tornar novo, único e especial algo que você já tem em casa é uma das ações mais gratificantes, já que esses objetos podem ser utilizados, vendidos ou até mesmo doados.

Por isso é tão importante mantermos em uso aqueles objetos que temos e tanto gostamos, já que evitará uma grande quantidade de lixo. O meio ambiente agradece e certamente o seu lar ficará ainda mais aconchegante. Sem mais delongas, que tal colocar, literalmente, a mão na massa e começar a colocar em prática tudo o que você vai aprender sobre como pintar móveis de madeira?

Você vai descobrir quais são os materiais necessários, quais são os principais tipos de tintas que podem ser utilizadas e, ainda, como é possível restaurar móveis de madeira com pintura uma nova. Siga conosco e se inspire.

Materiais necessários para pintar móveis de madeira

Como pintar móveis de madeira: materiais necessários

O primeiro passo, que é o de buscar o conhecimento teórico para aprender como pintar móveis de madeira você já deu, chegando até essa leitura. Agora, o próximo passo é tomar nota da lista de materiais que serão necessários para essa empreitada. Os materiais básicos necessários para a pintura de móveis de madeira devem contar com os seguintes:

  • Papelão ou jornal para cobrir e proteger a área onde você realizará a pintura;
  • Fita crepe;
  • Luvas, máscara e equipamentos para se proteger dos respingos;
  • Lixas especiais para madeira;
  • Massa para reparo em madeira, caso seja necessário;
  • Fundo preparador para madeira ou primer;
  • Tinta esmalte ou acrílica (ou outro tipo de tinta, desde que seja à base de água);
  • Rolo de espuma para pintar e/ ou pincel de cerdas macias; 
  • Verniz protetor de madeira;
  • Panos para higienização.

Passo a passo de como pintar móveis de madeira

Como pintar móveis de madeira

Agora que você já separou o seu material de trabalho, existe uma sequencia lógica a ser seguida para que você faça um bom trabalho. Além disso, seguindo as etapas você irá gastar menos tempo e obter um resultado excepcional. 

Etapa 1: Cuidando dos preparativos

Antes de mais nada, você deverá cuidar do entorno, para que a reforma do seu móvel de madeira não causa prejuízos ou dissabores. Por isso, forre com jornal, papelão ou qualquer outro material o chão e tudo o que for importante ao redor. Agora, você deve estar com todos os equipamentos de proteção para evitar qualquer tipo de acidente; lembre-se que a experiência deve ser prazerosa, sem correr nenhum tipo de risco, não é mesmo?

Etapa 2: Preparando o seu móvel

Se você busca o acabamento perfeito, cuide da preparação do móvel. O primeiro passo é retirar os puxadores, alças e qualquer outro acessório ou cobrir cada um desses itens que eventualmente não podem ser retirados, utilizando a fita crepe.

Etapa 3: É hora de usar a lixa

Agora, com suas luvas nas mãos, você pode utilizar uma lixa mais grossa, ela servirá para promover a remoção de toda antiga pintura ou brilho do móvel que está sendo reformado. A etapa do inicial do lixamento e crucial para o resultado final. Executar corretamente esse processo fará com que a nova tinta obtenha uma boa fixação e, ainda, contribuirá fortemente na aparência final, para um bom acabamento.

Etapa 4: Corrigindo as imperfeições

Se o móvel que você estiver reformando conter imperfeições, buracos ou cortes na madeira, tudo isso pode ser facilmente resolvido. A massa para madeira que você separou servirá para corrigir qualquer tipo de imperfeição. Tudo isso ao alcance de sua mão: basta utilizar a massa nos locais a serem corrigidos, esperar secar (aproximadamente 30 minutos, a depender da quantidade utilizada e indicação da embalagem).

Depois de aplicar a massa em todos os buracos e aguardar a secagem, basta que você lixe até obter uma superfície completamente lisa e livre de imperfeições. Tenha calma nesta etapa, já que ser detalhista e cuidadoso tornará o seu móvel como novo; acredite que seu esforço valerá a pena.

Etapa 5: Cuidados com a limpeza

Agora você deve estar visualizando um móvel cheio de poeira da lixa e da massa recém aplicada, mas não se preocupe. Com um pano levemente úmido, passe por todo o móvel, com cuidado. A intenção não é molhar o móvel, mas sim remover todo o resíduo deixado pelo processo de lixamento e também eventuais resíduos de onde o móvel estava guardado.  É muito importante estar atento nessa etapa, para que a sujeira não se misture com a tinta!

Etapa 6: Aplicando o fundo preparador para madeira (primer)

Embora a utilização do Primer seja opcional, ela é altamente recomendada. Isso porque a função do fundo preparador para madeira (primer) é proteger e promover a durabilidade da tinta. Os benefícios não param por aí. O primer também promove uma melhor fixação da tinta. Em muitos casos, é indicada a aplicação de duas demãos de primer! Cuidado para não exagerar na quantidade do produto. Se necessário, volte a lixar para retirar os excessos.

Etapa 7: Finalmente, é hora de pintar o seu móvel

Depois de cumpridas as etapas anteriores indicadas para quem quer aprender como pintar móveis de madeira, chegou a hora de pintar o seu móvel e deixa-lo com a sua marca. Prepare a tinta conforme as orientações indicadas na embalagem que você comprou, seguindo as orientações do fabricante, aplicando a pintura em sentido único para dar maior uniformidade.

Provavelmente, será necessário a aplicação de mais uma demão após a secagem completa, que leva no mínimo 6 horas. Utilize o rolo de espuma para áreas maiores e retas, e o pincel com cerdas macias para cobrir áreas trabalhadas. Procure trabalhar com o pincel sobre a tinta enquanto ela estiver úmida para que a cobertura fique bem uniforme. Caso você utilize tinta em spray, o tempo será menor para aplicação e secagem.

Etapa 8: Agora, só falta aplicar o verniz

Você está quase no fim! Depois da secagem completa do seu móvel, aplique o verniz. Ele será o responsável por proporcionar brilho e excelente proteção ao seu móvel de madeira. Na hora de comprar, cuidado para escolher um tom de verniz que não interfira no acabamento final da peça. Após a secagem final, já pode curtir, doar ou vender o seu móvel novinho.

Você aprendeu como pintar móveis de madeira?

Você acabou de conferir uma forma simplificada e bem didática de como pintar móveis de madeira. Reaproveitar e obter um móvel completamente novo em seu lar ou empresa certamente lhe trará grande satisfação, além de promover o consumo consciente na sociedade. Por isso, se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e comente aqui embaixo como foi a sua experiência na reforma. Aguardamos o seu contato.