Como pintar porta de madeira: veja o passo a passo para repaginar o seu ambiente

As portas estão presentes em todos os lares, seja em casas ou apartamentos. Por isso, cada vez mais as portas estão fazendo parte da decoração do ambiente. Aprender como pintar porta de madeira pode ser uma ótima opção para dar uma repaginada no seu lar. No entanto, cuidar das portas de madeira exigem cuidados que vão desde a instalação, para que durem por bastante tempo, até a pintura, escolha dos materiais e acabamento.

Antes de decidir a cor, você pode buscar inspirações na internet. Atualmente, principalmente nos ambientes internos, a grande aposta é aderir as tonalidades mais vivas de cores. Todavia, o principal é que a sua escolha esteja de acordo com as suas preferências, e que seja realizada da melhor forma para que você não se decepcione com o resultado final.

Pensando nisso, se você não pode ou não quer contratar um profissional da área, saiba que existem algumas formas diferentes de realizar esse processo. Quer conferir todas essas opções e dicas importantes para o sucesso do seu trabalho? Então, siga conosco e descubra tudo o que precisa saber sobre como pintar porta de madeira.

Como pintar porta de madeira: cuidados, dicas e passo a passo

Em praticamente todas as opções, o processo prévio de lixamento é indicado. Por isso, antes de começar a pintura, certifique-se de que possui todos os materiais de proteção necessários. O principal deles é utilizar a máscara de proteção, responsável por proteger a qualidade da sua respiração. Além disso, a utilização das luvas também é altamente recomendável. Isso porque no processo de lixamento de porta, é normal que levante bastante poeira.

Depois de finalizada a etapa com as lixas, é hora de caprichar na limpeza da porta e também do entorno. Trabalhar em meio a essa quantidade de pó pode comprometer todo o resultado do seu trabalho. Portanto, limpe bem toda a madeira com um pano molhado com água e sabão. Espere secar bem e não se esqueça de lixar também os batentes, que devem acompanhar a cor da porta, para um resultado mais harmônico.

Embora pareça óbvia, a dica de seguir todas as orientações dadas pelo fabricante sobre a preparação da tinta deve ser seguida. Aplique as demãos que achar necessárias até obter o resultado pretendido. Por fim, respeite o intervalo de tempo entre uma demão e outra. Do contrário, pode acabar deixando manchas na pintura, e estragar todo o seu trabalho. Listamos abaixo uma série de opções para você escolher como pintar porta de madeira. Confira.

Como pintar uma porta de madeira que já foi pintada

Para pintar uma porta de madeira que já foi pintada, sem precisar ter todo aquele trabalho em lixar a tinta anterior, você pode fazer a aplicação direta da batida de pedra e esmalte a base de água na “repintura” de portas. A batida de pedra é um produto automotivo e facilita muito na hora da pintura. Para quem mora em apartamento, um aviso: o bate pedra tem um cheiro fortíssimo.

De modo geral, a técnica em si é ótima é rápida, principalmente para quem não tem prática ou vai pintar pela primeira vez. Conte com o auxílio de um pincel e um rolo fino. Para diminuir as marcas deixadas pelo rolinho, aplique a segunda demão com uma espátula, o resultado fica bem mais liso. Faça o processo passando bem de leve e sem pressa.

Como pintar porta de madeira com verniz

Para pintar ou escurecer o verniz de uma porta, você precisa de uma lixa, “tiner” e o verniz na cor da sua preferência. Como é um trabalho mais delicado, é importante que você faça todo o processo pintura da porta durante o dia ou em local bem iluminado. Como o verniz não é uma tinta propriamente, certifique-se de utilizar o pincel sempre no mesmo sentido. Aplique pelo menos duas demãos para garantir o efeito desejado.

Como pintar porta de madeira com tinta esmalte

Para aprender como pintar porta de madeira com tinta esmalte, você precisa considerar alguns pontos. O primeiro deles é fazer o lixamento correto das portas, já que a tinta esmalte precisa de uma boa aderência. Lembre-se de cobrir todas as dobradiças e retirar as fechaduras. Isso garantirá um bom acabamento para o seu trabalho. Faça a diluição da tinta de acordo com as orientações e muito cuidado para não escorrer.

O passo a passo você confere no vídeo e aprenda o modo correto de como pintar porta de madeira, com qualidade profissional.

Como pintar porta de madeira com rolo

Se você quer aprender o passo a passo de como pintar porta de madeira desde o início, basta seguir todas as orientações do vídeo indicado abaixo. Você vai ver como é simples pintar porta com rolo, deixando um acabamento bem bonito. A utilização de tinta esmalte à base de água é a ideal. No entanto, para a utilização dessa tinta esmalte à base água (tanto a versão fosca, acetinada ou brilhante), é necessária uma certa experiência.

Isso porque esse tipo de tinta seca rápido ao toque, por isso se ficar muito tempo passando o rolinho, em um determinado ponto a tinta começa a “arrepiar” e acabar com a sua finalização.

Como pintar porta de madeira com tinta automotiva

A tinta automotiva (ou batida de pedra) tem sido muito utilizada para a pintura de portas de madeira, já que dispensa o lixamento da tinta anterior. Além das portas de madeira, essa tinta vem sendo utilizada para a pintura de diversos móveis, por exemplo, no fundo do guarda-roupa, já que barra toda a umidade e não permite o mofo.

Entretanto, se você quer aprender como pintar porta de madeira completamente lisa, as outras opções que envolvem lixamento são as mais indicadas.

Qual dessas formas de como pintar porta de madeira você mais se identificou?

Agora que você já escolheu o melhor método e a melhor tinta para pôr em prática tudo o que aprendeu sobre como pintar porta de madeira, só falta colocar a mão na passa. Caso você não utilize toda a tinta, certifique-se que a lata esteja bem fechada ao final do processo. Ademais, não se esqueça de limpar o rolo e o pincel em água corrente, caso a tinta usada seja à base de água. Caso sua tinta seja à base de solvente, será necessária uma limpeza específica.

Com esses cuidados, você terá um material de qualidade para pintar várias pontas, por um longo período. Se gostou do nosso artigo ou caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco nos campos abaixo.