Como plantar abacaxi: confira 3 formas diferentes para você fazer no vaso ou no jardim

O sabor cativante, o aroma agradável e a marcante aparência garantiram ao abacaxi o título de rei das frutas. Rico em vitaminas A, B e C, fibras, açúcar e enzima bromelina, o abacaxi traz inúmeros benefícios para a saúde, ajudando na digestão, emagrecimento e prevenção de doenças cardíacas. O abacaxi também é uma planta de fácil plantio e plantação, como veremos neste texto que vai te ensinar diversas formas diferentes de como plantar abacaxi, começando com a preparação da muda até a colheita!

Como fazer muda de abacaxi

O processo para aprender como fazer muda de abacaxi é muito mais prático do que você esperaria. Com um abacaxi não muito maduro em mãos, corte ou arranque a coroa dele. Para arrancar a coroa, basta girá-la com uma das mãos enquanto segura o abacaxi com a outra. Agora com a coroa solta, é preciso retirar o excesso de folhas, deixando apenas as maiores folhas ligadas à coroa e jogando o resto fora. Essa limpeza é necessária para evitar fungos e mofo durante o plantio e crescimento do fruto, garantindo a qualidade do abacaxi.

Em seguida, basta cortar uma pontinha pequena da parte limpa da coroa, e colocar assim a coroa em um copo com um pouco de água, o suficiente para molhar apenas parte da ponta dela. Recomendamos utilizar um copo transparente para acompanhar o processo e checar sempre que preciso.

A parte final de como fazer muda de abacaxi é deixar a ponta da coroa em contato com a água entre 7 e 15 dias, trocando a água diariamente. No fim desse período, as raízes terão crescido e sua muda estará pronta para ser plantada.

Este vídeo mostra passo a passo como realizar a limpeza da coroa e o começo do plantio:

Como plantar muda de abacaxi

Após a muda de abacaxi criar suas raízes, é preciso decidir onde plantá-la. Existem algumas opções que vamos explicar mais para frente. Entretanto, é bom ter em mente que a muda do abacaxi sempre vai gostar de certos cuidados específicos, como uma terra ou substrato mais arenoso, com uma certa acidez. A planta prefere que seu solo não seja encharcado, além de suportar muito bem temperaturas entre 5ºC e 35ºC, tornando-a perfeita para cultivar no clima tropical.

Uma dúvida frequente é “um pé de abacaxi dá quantos frutos?” Bom, um pé de abacaxi dá apenas um fruto. Porém, após a colheita deste fruto é possível fazer mudas e plantar novos pés de abacaxis, tornando o plantio uma atividade sustentável.

Como plantar um abacaxi no vaso

Embora possa parecer desafiador, não é preciso muito para aprender como plantar o abacaxi no vaso. Assim que a muda já estiver com raízes, escolha um vaso grande (de no mínimo 15 litros), para servir de lar para seu abacaxi. Coloque uma mistura de terra e adubo neste vaso e faça uma cavidade circular, não muito funda. Plante a muda nesta cavidade e cubra as raízes com terra, amaciando o solo com as mãos para garantir que as raízes estejam bem cobertas, deixando apenas a coroa para fora. Logo em seguida, regue bem a sua muda, tomando cuidado para não encharcar o vaso.

O abacaxi é um fruto que lida bem tanto com as temperaturas mais quentes quanto as mais frias, mas o ideal é não o deixar isolado em uma delas apenas. Para manter sua planta saudável, regue-a a cada 3 ou 4 dias e adube no mínimo uma vez a cada três meses. O tempo de colheita pode variar entre 1 e 2 anos, mas valerá a pena.

Este vídeo mostra o processo de como plantar um abacaxi no vaso:

Como plantar abacaxi de jardim

O abacaxi de jardim, também conhecido como abacaxi ornamental ou mini abacaxi, trata-se de uma planta decorativa do tipo bromélia. Essa espécie de abacaxi é muito bonita e dá um charme especial para sua casa, horta ou jardim.

Diferente do seu primo para consumo, o abacaxi de jardim pode ser plantado diretamente a partir de seu fruto. Em um vaso, pequeno ou grande, com furos na parte de baixo para ajudar com a drenagem, coloque um filtro, tecido pequeno, argila ou pedriscos. Então, encha o vaso com terra e esterco misturados. Faça uma cavidade circular e coloque o mini abacaxi, cubra o fruto e deixe a coroa para fora, aperte um pouco a terra em volta e regue após 3 dias.

Caso você esteja usando um vaso médio ou grande, a semente irá germinar um novo mini abacaxi, caso esteja em um vaso pequeno, a bela folhagem será o grande destaque, sendo que ela pode adquirir uma coloração mais esverdeada se for criada longe do sol e mais amarronzada quando exposta ao sol com maior frequência.

Há como plantar o abacaxi de jardim por sua coroa também, tendo a fruta já seca, basta separar fruto e coroa, fazer a limpeza das folhas ressecadas da coroa e deixá-la pendurada longe do sol por 2 dias. Agora basta repetir o mesmo processo que com o fruto, mas plantando apenas a parte limpa da coroa.

Este vídeo demonstra como plantar abacaxi de jardim passo a passo:

Como plantar abacaxi na garrafa pet

Aprender a como plantar um abacaxi na garrafa pet pode parecer uma tarefa peculiar, mas definitivamente é possível e muito viável, tanto para o abacaxi para consumo quanto para decoração.

Primeiro, corte a garrafa pet pela metade. Na metade de baixo, faça furos para que a drenagem seja facilitada. Coloque substrato ou terra com adubo, pó de ossos ou de ovos, faça uma cavidade circular e insira a muda de abacaxi ou fruto ou coroa do mini abacaxi. Regue o substrato até ele ficar úmido, lembre-se que nenhum tipo de abacaxi gosta da terra encharcada. Os cuidados com o abacaxi plantado na garrafa pet são os mesmos que o plantado em vasos.

Com este vídeo, você pode ver como plantar abacaxi na garrafa pet a partir da muda:

E agora você sabe como plantar abacaxi desde a muda até a colheita!

Não se esqueça de comentar este texto se você tiver mais dicas e compartilhe este texto com seus amigos que também querem aprender como plantar abacaxi.