Como plantar alface: veja passo a passo e qual a forma ideal de cultivo

Se você é mais um dos apaixonados pela hortaliça mais queridinha de todas, vai ficar feliz ao descobrir como plantar alface é simples, acessível e com cuidados básicos e de baixa complexidade. Pensando nisso, elaboramos uma série de opções para você aprender como plantar alface e aproveitar toda a variedade de espécies, cores e texturas que a alface tem. Quer saber como? Siga conosco na leitura deste artigo e tenha um alimento saudável em casa.

Como plantar alface em vasos

Se o seu espaço é pequeno e você quer aprender como plantar alface em vasos, você vai precisar de um recipiente plástico para iniciar o cultivo das sementes. Em seguida, “forre” a superfície do seu recipiente com pedrinhas em uma altura aproximada de 1 centímetro. Misture duas partes iguais de terra para uma parte de areia e prontinho: seu vaso está pronto para receber as sementes de alface.

Certifique-se de que elas sejam colocadas separadas uma das outras em uma profundidade de 1 centímetro. Cubra as suas sementinhas com delicadeza, e borrife uma pequena quantidade de água. Dentro de 15 dias você verá as sementes germinando. Após o período de 25 dias, é hora de transportar suas mudas para os vasos.

Nesta etapa, você deve deixar um espaço de 20 centímetros entre as mudas, com a terra preparada com pedregulhos na base (de modo a facilitar a drenagem), utilizando terra adubada, preferencialmente com húmus de minhoca. Agora com as alfaces já transplantadas para os vasos, certifique-se de que haja exposição ao sol por pelo menos 6 horas por dia, regando diariamente com bastante cautela.

Depois de 60 a 90 dias será possível a colheita da hortaliça. Acompanhe pela quantidade e coloração das folhas.

Como plantar alface com o talo

Como plantar alface com o talo

Plantar alface com o talo é uma das formas mais simples de iniciar o plantio desse alimento. A metodologia é realmente bem fácil; basta encher um recipiente com a altura de cerca de dois dedos de água e, então, mergulhar o talo da alface na água por cerca de 5 a 10 dias, até que apareçam algumas raízes na parte de baixo dele e algumas folhas novas na parte de cima. Nessa etapa, você deve transplantar o alimento para um recipiente com terra, conforme indicado no item acima. 

Como plantar alface com a raiz

Para essa opção de plantio, você precisará de pouquíssimos materiais: a raiz daquela alface que você comprou na feira, um recipiente transparente e água. Coloque a raiz da alface em um recipiente com água por cerca de 15 dias. Nesse período, faça a troca da água sempre que ela estiver acabando ou com cor amarronzada. Depois de poucos dias, brotos irão começar a aparecer. Para aumentar a vida útil das alfaces, transfira os brotos da alface para vasos com terra preparada.

Como plantar alface em apartamento

Se você mora em apartamento, mas não quer abrir mão de ter suas próprias alfaces fresquinhas e, ainda, economizar na hora da compra, saiba que é possível o cultivo mesmo em um espaço mais restrito. Isso porque a alface é capaz de se adequar em qualquer ambiente. Os materiais necessários são os seguintes: sementes ou mudas de alface, vaso, terra adubada, água, pedra e um local onde ela possa receber luz solar direta.

Forre a base do seu vaso com as pedras, a fim de facilitar o processo de fertilização e drenagem. Adicione a terra e, sob a superfície, sua muda ou semente de alface, regando diariamente. Para tornar ainda mais rápido o processo de desenvolvimento, você ainda pode adubar semanalmente a sua alface com métodos caseiros, tais como borra de café, casca de ovo triturada, etc. Em cerca de 60 dias a suas folhas estarão bonitas e volumosas. 

Como plantar alface crespa

A hortaliça é deliciosa, saudável e com pouquíssimas calorias; por isso, muita gente quer aprender como plantar alface crespa, já que essa é uma das mais consumidas no Brasil. Por isso, se você quer sua alface crespa fresquinha, é bem simples de cultivar e ter sempre à mão. É importante que no momento de plantar as sementes a temperatura não esteja tão elevada, para que não haja risco de as sementes entrarem em dormência.

Escolha um local onde seja possível que o vaso receba iluminação solar direta, pois as sementes precisam de iluminação para germinar. A colheita poderá se dar entre 60 e 130 dias depois da semeadura. O melhor de tudo é que após a colheita, cortando o seu “pé” de alface cerca de 2,5 centímetros acima da terra, a sua alface voltará a crescer. Aproveite ainda mais os benefícios da hortaliça para acompanhar o consumo de proteínas. 

Como plantar alface passo a passo

Como plantar alface passo a passo

Se você ainda está em dúvida como plantar alface, listamos o passo a passo detalhado para que você consiga, de forma bem simples e prática, ter suas folhas frescas sempre aí na sua casa. Antes de mais nada, escolha o lugar ideal para alocar as suas mudas, lembrando que elas precisam de muita luminosidade e pelo menos 6 horas de luz solar direta. Anote agora todos os materiais e os demais cuidados para você ter sucesso no início da sua horta de alfaces.

Separe os seguintes materiais:

  • Sementes ou mudas de alface;
  • Vaso de plástico com furos;
  • Pedras;
  • Terra;
  • Água;
  • Fertilizante ou adubos.

Antes de adentrarmos ao passo a passo a ser seguido, escolha uma (ou algumas) dentre as diversas variações das alfaces. As etapas do plantio ocorrem da seguinte forma:

  • No seu vaso de plástico com furos, adicione uma fina camada de pedras para facilitar a drenagem;
  • Adicione no vaso a terra adubada e deixe cerca de 3 centímetros de distância entre a terra e a borda;
  • Adicione as sementes ou as mudas espaçadas entre si cerca de 20 centímetros, de modo que tenham espaço para o seu crescimento;
  • Cubra as sementes com uma quantidade pequena de terra;
  • Regue seu vaso todos os dias, sem exagerar na quantidade, por duas semanas para promover a germinação;
  • Após as duas semanas iniciais, regue suas alfaces em dias alternados;
  • Cuide para que suas hortaliças estejam em um local com boa luminosidade, que receba luz solar e tenha ventilação favorável;
  • Aguarde o período de crescimento, que leva cerca de 50 a 90 dias;
  • Colha e saboreie suas alfaces, lembrando que elas crescem novamente, basta deixar o talo da hortaliça no vaso, e prosseguir com os mesmos cuidados.

Como plantar alface em canteiro

Como as raízes da alface são muito finas e sensíveis, plantá-las diretamente em um canteiro exige certos cuidados. Suas alfaces precisarão de um solo bem fofo e drenado, com a adubação correta. O primeiro cuidado é que, em plantios ao nível do solo, você deve quebrar toda a camada superficial do terreno, utilizando uma enxada ou picareta, para que tudo fique revirado a uma profundidade mínima de 15 cm, para que haja espaço suficiente para o crescimento das hortaliças.

Outro ponto crucial é que o solo deve ser preparado e adubado para receber as mudas ou as sementes de alface cerca de dois meses antes do plantio. Isso tornará o desenvolvimento da sua alface com mais ágil e com mais qualidade. Caso você opte por comprar sementes de alface, observe a data de fabricação e validade. Sementes muito antigas tendem a não germinarem na sua totalidade. 

Como plantar alface em garrafa pet

Como plantar alface em garrafa pet é a nossa última opção dentre as formas de cultivo que selecionamos para você. Sem dúvidas, uma das mais especiais, já que une a praticidade e economia em ter alfaces em casa, e é também uma forma sustentável de reutilização de materiais descartáveis, contribuindo para o seu bem-estar e para proteção da natureza.

Se você quer aderir, basta fazer um corte lateral na sua garrafa pet em uma altura aproximada de 15 centímetros, de modo que ela se torne uma espécie de recipiente (ou vaso). Faça pequenos furos no fundo da garrafa, com a ponta da tesoura ou uma faca aquecida, de modo a proporcionar a drenagem da água das regas. Forre o fundo da garrafa com pequenas pedras, acrescente duas partes de terra para uma de areia e complete a garrafa pet cortada, deixando pelo menos 2 centímetros de distância entre a borda e a terra.

Disponha as sementes nas garrafas, de modo que elas fiquem separadas ou individualizadas em cada garrafa. Cubra as sementes com um pouco de terra e borrife água diariamente. Não se esqueça de fornecer acesso à luz solar e uma boa ventilação. Em aproximadamente dois meses você colherá alfaces fresquinhas e sustentáveis.

Aprender como plantar alface em casa é sempre uma ótima solução

Como vimos, não há grandes dificuldades ou segredos no cultivo da alface. Basta que você tenha um pouco de espaço, tempo e iluminação solar. Se você achava que aprender como plantar alface envolvia processos morosos ou complexos, essa ideia já caiu por terra, não é mesmo? Separe os seus materiais necessários e comece o cultivo hoje mesmo. Ficou com alguma dúvida ou quer deixar uma sugestão? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.