Como plantar babosa: veja dicas para plantar e curiosidades sobre a planta

Como plantar babosa

Você conhece os benefícios da babosa, ou Aloe Vera? Pois saiba que ela é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele.

Logo, seja pelos seus benefícios estéticos e medicinais ou pela facilidade de cultivo, você tem muito a ganhar se cultivar essa planta em vasos, jardineira, terraço, varanda e jardim da sua casa. Então, que tal reservar um lugar especial com muito sol e aprender agora como plantar babosa? Acompanhe.

Características e curiosidades sobre a Babosa

A babosa pertence à família das Liliaceae e sua estrutura folicular é bem parecida com o cacto. Na fase adulta, a planta chega a produzir de 15 a 30 folhas por ano. Suas folhas são firmes, quebradiças e carnosas.  No interior das folhas, há um líquido viscoso, bem macio. É justamente essa mucilagem que contém as inúmeras propriedades estéticas e medicinais da babosa.

É comum as pessoas utilizarem a mucilagem da babosa no preparo caseiro de sucos e em máscaras para a pele e o cabelo. Vale a pena pesquisar as diversas formas de preparo e consumo dessa planta.

Para manusear e cortar suas folhas, é preciso ter cuidado e usar luvas, pois elas possuem muitos espinhos. Quando adultas, as folhas de uma babosa podem chegar até 50 centímetros de comprimento com cerca de 30 folhas, tornando seu vaso ou jardim muito vistoso.

A babosa é típica de regiões de clima tropical, subtropical e equatorial. Por essa razão, ela se adapta melhor em locais mais quentes. Sua estrutura folicular é resistente variações bruscas de temperatura, mas a planta não sobrevive a temperaturas abaixo de 4°C.

A podas das folhas podem ser realizadas quando estiverem secando ou quando você quiser diminuir a quantidade de mudas. As folhas podem ser colhidas quando a planta tiver novos brotos, na primeira vez, e depois sempre antes da estação chuvosa. O jeito correto de fazer a colheita é cortar com a faca as primeiro as folhas que estão mais afastadas da base, isto é, as que estão nas extremidades.

É uma planta que gosta de luz. Por isso, recomenda-se cultivá-la em ambientes de sol pleno, para conseguir folhas verde claras ou amareladas, ou em ambientes de meia-sombra, para conseguir folhas bem verdes.

Se você cultiva a sua babosa dentro de casa, procure reservar um ambiente onde ela possa receber ao menos 8 horas de luz natural por dia, em uma varanda. Se você quiser mantê-la em sua sala de estar, por exemplo, é pouco provável que ela se desenvolva bem.

A babosa também é recomendada porque a rega da planta é supersimples e fácil: uma vez por semana é o suficiente. Basta pulverizar água pura. Por se tratar de uma suculenta, a planta armazena água em seu interior. Evite que sua planta receba chuvas constantes. Como já mencionamos, a planta não necessita de muita água e o excesso apodrecerá sua babosa facilmente.

Quando for realizar o transplante da muda para um vaso maior, aconselhamos deixar a planta sem água por aproximadamente 3 dias. Assim ela poderá se recuperar dos traumas da troca de lugar e se tornará resistente para um novo ciclo, refazendo as raízes fragmentadas.

Uma dica extra! Quando for realizar a troca de vaso da muda de babosa, tome cuidado para que as folhas fiquem bem acima da terra. Folhas de suculenta em contato direto com a terra acabam apodrecendo. Por isso, uma boa medida é cobrir a terra com seixos ou outro material de forração.

Agora que você já sabe as principais características da babosa, providencie a pá, vasos bonitos e mãos à obra.

Como plantar babosa: formas mais fáceis de fazer sua planta prosperar

Existem algumas formas de plantar babosa além da utilização tradicional de sementes. Aqui separamos as formas mais práticas e certeiras de como plantar babosa e conseguir que ela cresça saudável. Escolha seu método favorito a seguir!

Como plantar broto de babosa

  • Retire a muda do vaso original e encontre um broto da planta-mãe com raiz firme.
  • Corte com uma tesoura o broto da planta com raiz firme para que ele seja plantado em uma jardineira com furo de drenagem.
  • Pegue uma pá de jardim e acrescente terra misturada com areia dentro da jardineira.
  • Plante a muda de babosa na jardineira ou canteiro.
  • Acrescente mais um pouco de terra e aperte com delicadeza o substrato ao redor da muda.
  • Por fim, regue a muda recém-plantada.

Como plantar babosa em vaso

  • Corte com cuidado o broto com raiz de onde está plantada a babosa-mãe.
  • Separe um vaso amplo, de pelo menos quinze centímetros de diâmetro, com furos de drenagem no fundo. Afinal, lembre-se de que as folhas crescem bastante e sua raiz, apesar de superficial, costuma ser ampla.
  • Faça uma mistura de terra adubada com areia.
  • Coloque um pedaço de filtro de café no fundo do vaso para evitar que o substrato saia pelo buraco durante as regas.
  • Com uma pá, preencha o vaso até a metade com essa mistura (terra adubada e areia).
  • Faça um buraco na terra e posicione sua muda de babosa no vaso, cuidando para que as folhas não fiquem tão próximas do solo.
  • Acrescente um pouco mais da mistura (terra adubada e areia) e aperte delicadamente o substrato ao redor da muda no vaso.
  • Por fim, regue a muda e coloque-a em um ambiente com luz ou meia-sombra.
  • É muito importante manter a planta imóvel por pelo menos 5 dias. Esse é o tempo necessário para enraizá-la e torná-la resistente.

Como plantar babosa na banana

Por ser rica em potássio, fósforo e cálcio e outros minerais, a banana potencializa o crescimento da babosa, tornando-a mais forte. Você pode usar a casca da banana como adubo, mas também pode usá-la como substrato para plantar a babosa. Veja o passo a passo a seguir:

  • Escolha uma mudinha de babosa pequena.
  • Faça um furinho no meio da banana com casca usando uma faca.
  • Insira a mudinha no furo da banana.
  • Coloque a banana deitada na terra com a muda para cima e cubra com mais uma camada de terra, de forma que a muda fique firme e as folhas não toquem o solo.
  • Finalize com um pouco de areia e regue.

Adubo para babosa

Para sua babosa crescer forte e vistosa, é preciso nutri-la bem por meio de adubação. Ainda que você não tenha experiência em jardinagem, saiba que é possível criar em casa um adubo excelente sem gastar nada. A dica a seguir serve para a sua babosa e, também, para outras plantas diversas. Confira!

Você precisará de:

  • 5 cascas de bananas picadas;
  • 5 cascas de ovos moídos;
  • 5 cascas de batatas inglesas picadas;
  • 2 litros de água (de preferência mineral).

Coloque todos os ingredientes em um recipiente fechado e envolva com um saco de lixo preto.

Deixe descansar por 3 dias. Após esse tempo, abra o recipiente e coe a mistura. Esse líquido pode ser usado para regar a terra a cada quinze dias.  Não é necessário molhar as folhas.

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas de como plantar babosa!

Você também tem o costume de cultivar plantas em sua casa? Comente aqui suas dicas e truques de jardinagem. Até a próxima!