Como plantar cebola: confira 3 maneiras simples para você aprender

Você sabia que existem várias maneiras de como plantar cebola? A cebola é uma raiz rica em vitaminas e elementos orgânicos que só fazem bem à saúde! Ela possui vitaminas A, do composto B e C. Além disso, é rica em potássio, cálcio e ferro, que auxilia na circulação sanguínea!

Já pensou em maneiras de como plantar cebola em casa? Seja em sítio ou apartamento, é possível sim, cultivar cebola em casa. Pensando nisso trouxemos neste post tudo para tirar suas dúvidas de como plantar cebola.

Como plantar cebola branca: preparando o solo

Como plantar cebola branca: preparando o solo

A época de plantio da cebola branca é de janeiro a abril. A colheita é feita de 3 a 5 meses depois do plantio. Agora que você já sabe a época de plantio que tal aprender como plantar cebola? Aprenda agora a preparar o solo para saber tudo sobre como plantar cebola branca na sua casa! Leia o post até o final para saber 3 maneiras simples de como plantar cebola!

Preparando o canteiro

Siga o passo a passo abaixo do aspecto mais importante de como plantar cebola branca:

  • Luz do sol: faça seu canteiro em um espaço com bastante luz solar. A cebola gosta de ficar exposta ao sol. Isso auxilia na formação dos bulbos embaixo do solo. Prepare o canteiro em um local com incidência de luz solar mínima de 6 horas.
  • Terra fofa: o canteiro precisa ser uma cama de terra fofa. Faça um monte de 30 cm de altura para garantir um bom desenvolvimento das raízes da cebola.
  • Adubando: coloque esterco de gado ou húmus de minhoca sobre a terra fofa. Depois, misture bem o material orgânico e a terra com a enxada.

Como plantar cebola branca: aprenda como plantar cebola de cabeça brotada

Como plantar cebola branca: aprenda como plantar cebola de cabeça brotada

Preste atenção ao passo a passo de como brotar a cebola e aprenda como plantar cebola de cabeça brotada! Estas dicas também são úteis se você está interessado em aprender como plantar cebola branca.

  • Cebolas separadas: separe algumas cebolas de cabeça saudáveis.
  • Cebolas cortadas: corte as cebolas ao meio e deixe-as em um copo ou bacia com água. Nesta etapa, a raiz deve estar em contato direto com a água. Cuidado para não deixar a cebola submersa, pois, desta maneira, ela vai apodrecer!
  • Cebolas brotadas: espere até 15 dias para o crescimento do broto e da raiz.

Assista ao vídeo abaixo para o passo a passo de como plantar cebola de cabeça brotada!

Plantando as cebolas em local definitivo

Depois de preparar bem o canteiro para colocar as mudas de cebola branca, é hora de plantar! Aprenda como plantar cebola de cabeça brotada!

  • Buracos: faça buracos na terra e coloque as mudas de cebola brotada. Comece do centro do canteiro, e então vá para as diagonais. Não se esqueça de seguir a próxima dica! É importante para o crescimento saudável das cebolas!
  • Espaço para crescer: deixe um espaço de 20 cm entre uma muda e outra. Deixe essa mesma quantidade de espaço entre as fileiras.
  • Cobrindo com terra: cubra as mudas de cebola com a terra.
  • Regando: a rega deve ser feita 2 vezes por dia. Uma pela manhã, cedo. A outra no final da tarde. Regue todos os dias até 15 dias antes da colheita e então interrompa a rega!

Como plantar alho e como plantar cebola em vaso

Como plantar alho e como plantar cebola em vaso

Agora você vai aprender como plantar alho! Atente-se às dicas de como plantar cebola em vaso e tenha uma colheita perfeita!

Preparando o vaso

Antes de aprender como plantar cebola em vaso e como plantar alho é importante preparar o vaso. Para isso, você vai precisar de dois vasos tipo jardineira, um para as cebolas, o outro pro alho. Coloque ali terra e areia. Para a adubação, utilize húmus de minhoca e esterco de gado.

Como plantar alho

Assim como você fez com a cebola, preste atenção em como plantar alho e fazê-lo germinar de 2 formas.

  • Dentes separados: separe alguns dentes de alho e coloque no sentido da raiz em um pote com água. Mantenha-o em contato com a água em um volume de até 1 cm. É o suficiente!
  • Tempo na água: deixe na água entre 7 a 10 dias na geladeira! Atenção! É importante que se deixe o alho na geladeira, pois ele gosta de frio! Isso garante a germinação correta.
  • Opção 2: se preferir, pode deixar os dentes de alho direto na geladeira em um pote sem água. Na opção 1, as raízes crescem primeiro, na opção 2, é o broto que aparece primeiro!
  • Buracos: em um buraco de 5 a 8 cm de profundidade, coloque o primeiro dente de alho. Em uma jardineira, você pode colocar até 3 mudas com broto de alho.
  • Colheita: entre 5 a 6 meses, suas plantas estarão prontas para a colheita. Observe as folhas: quando estiverem amareladas, significa que está na época de colher!

Siga o passo a passo para aprender como plantar alho e como plantar cebola em vaso.

Como plantar cebola em vaso

Como plantar cebola em vaso

Não se esqueça de anotar essas dicas de como plantar cebola em vaso.

  • Para cultivar cebola em vaso, não precisa cortá-la ao meio, só a parte próxima à raiz basta!
  • Faça podas nas folhas da cebola a cada 15 dias. Isso garante um crescimento sadio à planta. Além disso, as folhas podem ser usadas em receitas, e não são as mesmas que as folhas de cebolinha! Faça um corte de até 4 dedos.
  • Se o tempo não estiver muito calor, pode fazer a rega apenas 1 vez por dia.

Como plantar cebola em garrafa pet

Confira, no vídeo abaixo, o passo de como plantar cebola em garrafa pet em vaso auto-irrigável. Assim, você garante mais uma maneira de plantar cebola em qualquer lugar e pode desfrutar de inúmeras receitas!

Como plantar cebola

Agora que você já sabe várias formas de como plantar cebola, está esperando o quê? Separe cebolas saudáveis, traz aquela jardineira pro quintal ou sacada e pronto! É a garantia de receitas deliciosas para você aproveitar! Tem alguma dica de como plantar cebola que gostaria de compartilhar com a gente? Deixe em seu comentário abaixo!